...

Como Pagar eSocial Doméstico Atrasado: passo a passo

Para pagar eSocial Doméstico atrasado, acesse a plataforma do Governo Federal e edite a guia encerrada para emitir uma nova, com a incidência de juros e multas. A data de vencimento é o mesmo dia da emissão. Se não souber quais não foram quitadas, verifique pelo Portal e-CAC da Receita Federal.

O pagamento da Guia DAE do eSocial Doméstico é uma das principais responsabilidades mensais do empregador. O documento reúne todos os tributos fiscais e previdenciários referentes à empregada, garantindo a legalidade da relação trabalhista e os direitos da profissional.

Mas e se o empregador se esquecer de pagar a guia? O atraso no pagamento acarreta incidência de juros e multas sobre o valor inicial, e o seu não pagamento — ainda que atrasado — coloca o contratante em risco de problemas com a Justiça, com chances de cancelamento de CPF.

Então, para te ajudar a pagar eSocial Doméstico atrasado, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

pagar esocial domestico atrasado
Para emitir e pagar a Guia DAE atrasada, o empregador deve acessar o eSocial e editar a competência atrasada, mas encerrada, para o cálculo da incidência de juros e multas — Foto: Freepik.

Guia DAE do eSocial Doméstico

Mensalmente, os empregadores domésticos têm até o dia 07 da competência para pagar a Guia DAE (Documento de Arrecadação do eSocial). Contudo, caso a data seja em um domingo ou feriado, o pagamento deve ocorrer até o dia útil anterior.

Por meio do documento, o contratante recolhe os seguintes tributos:

  • FGTS — equivalente a 8%;
  • FGTS — reserva indenizatória da perda de emprego — 3,2% do salário do trabalhador (depósito compulsório);
  • Seguro contra acidentes de trabalho — 0,8% ;
  • INSS devido pelo empregador — 8%;
  • INSS devido pelo trabalhador — varia de 8% a 11%;
  • Imposto de renda pessoa física (se houver).

Não paguei a Guia DAE, e agora?

Em caso de não pagamento da Guia DAE do eSocial, o empregador pode emitir o documento da competência atrasada e quitar com a incidência de juros e multas sobre o valor inicial.

Contudo, o não pagamento da Guia, mesmo que com atrasos pode acarretar problemas na Justiça movidos pelo Governo. Neste caso, o contratante fica à inscrição na Dívida Ativa da União pelo crime de Apropriação Indébita Previdenciária.

A empregada doméstica, por sua vez, também pode entrar com ações judiciais contra o empregado, uma vez que a Guia DAE garante direitos trabalhistas como INSS e FGTS.

Juros e multa por atraso no pagamento da Guia DAE

O atraso no pagamento da Guia DAE acarreta multas e juros incidentes sobre o valor inicial.

A multa por atraso é de 0,33% por dia, com limite de 20%, com aplicação de juros de 1% ao mês. Já a multa do FGTS é de 10% incidente desde o primeiro dia de atraso, mais o juros de 0,5% mensais.

Como saber se a Guia DAE do eSocial está atrasada?

Para verificar se existem Guias não pagas, você pode acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal. Na plataforma, é possível consultar os comprovantes de pagamento e quais guias foram quitadas ou estão pendentes.

Vale ressaltar que “pendente” refere-se aos meses ainda não apurados, que estão por vir e nos quais a Guia ainda não venceu.

Então, o passo a passo para verificar as guias não pagas no Portal e-CAC:

  1. Na página de acesso, digite CPF, código de acesso e senha;
  2. No menu do e-CAC, clique em “Pagamentos e parcelamentos”;
  3. Na opção “Pagamento”, selecione “consulta comprovante de pagamento — DARF, DAS, DAE e DJE”;
  4. Na próxima tela, em “Tipo de pagamento”, selecione a DAE;
  5. Preencha o período, em meses, da pesquisa e clique em “Consultar”;
  6. Clique na Guia encerrada e na opção “Editar Guia” para emitir o documento atrasado;
  7. Por fim, o sistema irá emitir o documento com validade para o mesmo dia de emissão, com incidência de juros e multas.

Após seguir esses passos, o sistema indicará quais guias estão quitadas corretamente. Os meses que não aparecem são os pagamentos atrasados.

Aqui, um detalhe importante: se você não conseguir emitir a Guia pelo Portal e-CAC, o processo pode ser feito pelo próprio eSocial Doméstico.

Como emitir e pagar eSocial Doméstico atrasado

Um detalhe importante é que o eSocial Doméstico não informa quais guias estão atrasadas. No status de “Situação”, o “encerrado” significa apenas que o prazo daquela guia já passou. Então, mesmo que o empregador não tenha pago, mas ela já venceu, o status será “encerrado”.

Dessa forma, o passo a passo para emitir e pagar eSocial Doméstico atrasado é:

  1. Acesse o eSocial Doméstico com seus dados gov.br;
  2. Vá para “Folha/Recebimentos e pagamentos”;
  3. Selecione o mês e o ano da Guia que você deseja emitir;
  4. A Guia irá aparecer como “encerrada”. Por isso, clique em “Editar Guia”;
  5. Selecione “Emitir Guia DAE”;
  6. O sistema liberará a nova guia com vencimento na mesma data da emissão, com multa e juros já calculados e aplicados.

O eSocial gera uma guia por mês/competência aberta. Ou seja, não é possível incluir todos os pagamentos atrasados em um único documento — o empregador deve emitir mês a mês de atraso.

Além disso, se o empregador perder o prazo de pagamento novamente, é preciso realizar todo o processo para calcular os juros e multas atualizados.

Prazos e formas de pagamento da Guia DAE atrasada

Já para pagar eSocial Doméstico atrasado, o vencimento é o mesmo dia de emissão do documento atrasado. Caso o contratante não a pague novamente, é preciso realizar uma nova emissão com vencimento para o mesmo dia.

Além disso, o contratante pode pagar a Guia DAE por qualquer agência bancária ou lotérica, e por vias digitais — como QR Code e PIX.

Não sabia que é possível fazer o pagamento da Guia DAE via PIX? Então você precisa conferir este artigo do Hora do Lar: Como Fazer o Pagamento da Guia DAE via PIX?

Resumindo

Guia DAE do eSocial DomésticoPrincipais informações
O que é?Documento que reúne os tributos trabalhistas, fiscais e previdenciários referentes à empregada doméstica, como FGTS, INSS, IRRF e Seguro contra acidentes.
Prazo e formas de pagamentoVencimento no dia 07 de cada mês. O empregador pode pagar em agências bancárias, casas lotéricas, PIX ou QR Code.
Multas e juras por atrasoMulta de 0,33%/dia, com limite de 20% do valor inicial e juros de 1% ao mês. Para o FGTS, a multa é de 10% e juros de 0,5% ao mês. Em caso de não pagamento, o contratante pode ser inscrito na Dívida Ativa da União e fica passível de ações judiciais.
Como verificar guias atrasadasAcesse o Portal e-CAC da Receita Federal para visualizar as guias pendentes e quitadas.
Como emitir e pagar eSocial Doméstico atrasadoAcesse o eSocial e vá para “Folha/Recebimentos e pagamentos”; clique para editar a guia encerrada e emita o novo documento com multas e juros aplicados. A data de vencimento é a mesma da emissão, e o empregador deve emitir uma guia para cada competência atrasada.

Como emitir e pagar o eSocial Doméstico de forma simples e fácil?

O empregador doméstico deve se lembrar de diversas obrigações todos os meses. Mas, com uma rotina corrida e agitada, pode ser que algumas dessas obrigações passem despercebida. O maior problema é que isso não traz apenas dores de cabeça, mas também pesam no bolso do empregador e o colocam sob o risco de uma ação trabalhista.

Por isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza todos os processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.