...

Guia Completo Para as Férias de Empregada Doméstica

Existem diversos temas que são um tanto quanto complicados para o empregador doméstico, isso porque as leis trabalhistas no Brasil são inegavelmente complexas, o que dificulta e muito para o lado de quem contrata. Mas quando tratamos das férias de empregada doméstica existem muito mais temas que o empregador deve atentar-se, principalmente no que diz respeito ao período aquisitivo e concessivo.

Descomplique e entenda como funcionam as principais regras de férias da sua empregada com o artigo a seguir. Ótima leitura!

Férias de Empregada Doméstica

Férias

De modo geral as férias são o período que a empregada doméstica tem para descansar. Para ter direito as férias a empregada deve ter carteira assinada e trabalhar por 12 meses consecutivos, o chamado período aquisitivo. Após esse período a empregada doméstica ganha o direito de tirar 30 dias de férias remuneradas.

Período aquisitivo

Como citado mais acima a empregada doméstica tem direito aos 30 dias de férias somente após cumprir o período aquisitivo. Funciona da seguinte forma, o período aquisitivo inicia no momento em que a empregada foi contratada, dessa forma 12 meses após a contratação ela ganha direito a férias.

Período concessivo

O período concessivo começa logo após o fim do período aquisitivo, ou seja, após os 12 meses de serviço prestado deve-se conceder as férias de empregada doméstica.

Em nenhuma circunstância o empregador deve deixar vencer o período concessivo, ou seja, não dar as férias para empregada no período correto. Essa prática é totalmente irregular e pode causar prejuízos ao bolso do empregador. Assim fica obrigado a pagar um acréscimo nas próximas férias da empregada.

Pagamento de férias

Ao sair de férias a empregada doméstica já deve ter o seu pagamento em mãos. Segundo as regras trabalhistas a empregada deve se remunerada até 2 dias antes de estar propriamente de férias.

Venda de férias

Apesar de ser uma prática tecnicamente comum em outras categorias, muitos empregadores e, principalmente, empregadas ficam em dúvida se a venda de férias é válida no emprego doméstico.

Mas a resposta é sim, a venda de férias é permitida para empregadas domésticas, entretanto é importante conhecer as regras para que a venda aconteça. Primeiramente é importante destacar que a vontade de vender as férias deve vir unicamente da empregada doméstica, dessa forma o empregador não pode impor nada a outra parte.

Outro ponto primordial é sobre a quantidade dos dias de férias que podem ser vendidas. De acordo com a legislação trabalhista, o empregado pode vender apenas 10 dias de suas férias, a outra parte, ou seja, os 20 dias restantes devem ser usufruídos normalmente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Fracionamento de férias

Fracionar as férias nada mais é que dividir os 30 dias corridos de descanso que o empregado tem direito em períodos menores e com espaço de tempo. Essa ação é totalmente legal, mas ainda sim, deve seguir algumas determinações.

A Reforma Trabalhista de 2017 alterou diversos pontos e não foi diferente no caso do fracionamento de férias de empregada doméstica. Anterior a Reforma, as férias podiam ser fracionadas somente em dois períodos, contudo após o novo decreto foi permitido o fracionamento em até 3 períodos.

Esta divisão ocorre somente se o empregador respeitar o limite máximo de dias para cada período. Segundo o texto da Reforma, pelo menos um deles precisa ser de, no mínimo, 14 dias, enquanto que os outros dois não poderão ser inferiores a 5 dias corridos.

Antecipação de férias

De maneira geral não existe nenhuma regra na legislação atual sobre antecipação de férias. Dessa forma a única regra válida é que a empregada não poderá usar os seus 30 dias de férias remuneradas antes de completar os 12 meses de trabalho prestado ao empregador.

Lembrando que a empregada não pode exigir nada do empregador, pois de acordo com as leis trabalhista ela só tem direito ao descanso após cumprir corretamente o período aquisitivo.

Férias proporcionais

A contagem de férias proporcionais acontece somente na rescisão, desta forma, se houver demissão antes da empregada completar os 12 meses de período aquisitivo, deve ser pago o valor proporcional de férias para a empregada.

Faltas

Tem quem ache que não, mas as faltas que a empregada comete no período aquisitivo impactam diretamente na quantidade dos dias de férias que ela terá direito no período concessivo. A lei trabalhista disponibiliza uma tabela que calcula proporcionalmente as faltas com os dias de férias.

FaltasDias de férias
até 5 30 dias de férias
6 a 14 24 dias de férias
15 a 23 18 dias de férias
24 a 32 12 dias de férias

Afim de ter uma ajudinha com o cálculo de férias de empregada doméstica? Aproveite e baixe agora gratuitamente o melhor Check list que vai solucionar todas as suas dúvidas sobre férias.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.