...

O que é NIT, para que serve e como consultar? Descubra!

Saber o que é NIT é importante para ambas as partes. Trata-se do Número de Identificação do Trabalhador, que possui mesma sequência que o PIS, NIS e PASEP. Ele é atribuído a profissionais autônomos, que nunca tiveram registro em CTPS.

Ao longo de sua atuação no mundo do emprego doméstico, é comum se deparar com diversas siglas e nomenclaturas pouco familiares. Em geral, elas podem ser confusas e trazer dificuldades para o empregador.

O NIT é uma delas. Muito se pergunta o que é NIT e o que o difere do NIS, PASEP e PIS e, afinal, qual vale para a empregada doméstica ou não.

A fim de te ajudar com todos os detalhes e regras, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Fique conosco até o final e boa leitura.

o que e nit
Tudo sobre o que é NIT, para que serve e como consultar para empregada doméstica – Foto: Freepik.

O que é NIT?

NIT é a abreviação de Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social, através do recolhimento do INSS, para trabalhadores autônomos, contribuintes individuais ou facultativos, empregados domésticos ou segurados especiais.

Trata-se de uma sequência de 11 números, semelhante ao PIS e ao PASEP. Por isso, caso a funcionária tenha o NIT mas, posteriormente, passe a se encaixar no recebimento do PIS ou do PASEP, o número de identificação permance o mesmo.

Ou seja, a inscrição do NIT não será alterada no caso de inscrição no PIS ou PASEP, uma vez que todos são iguais. Para empregados já cadastrados no PIS/PASEP e que já tinham inscrição no NIT, o número será o mesmo.

Saiba mais:

Diferença Entre NIT e PIS: Tire todas as dúvidas!

Empregado Doméstico tem Direito ao PIS? Confira!

INSS Doméstica 2023: veja tabela atualizada!

Diferença entre NIT e PIS

Mesmo se tratando da mesma sequência numérica, o NIT e o PIS são diferentes entre si.

O NIT é gerado pela Previdência Social para um grupo seleto de categorias profissionais a partir da contribuição do INSS.

Já o PIS, sigla para Programa de Integração Socia, se aplica a todos os trabalhadores com registro em carteira de trabalho e vínculo com empresas privadas. Ou seja, para empregados de pessoas jurídidas.

Por isso, a empregada doméstica tem direito ao NIT, mas não ao PIS, uma vez que o empregador doméstico é uma pessoa física.

Como fazer a inscrição do NIT pelo site?

Para obter a inscrição do NIT, a empregada deve:

  • Ter mais que 16 anos de idade;
  • Ser considerada empregada doméstica (fazer parte de uma das categorias);
  • Informar o serviço prestado.

Você pode fazer a solicitação de forma online, através do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais e informar alguns dados, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF. 

Dessa forma, para a inscrição no NIT, você não pode ter nenhuma inscrição e se encaixar nas categorias, informando também a descrição da atividade, segundo as opções oferecidas pelo próprio site.

Como consultar o número do NIT?

É possível consultar o número do NIT através do site da Previdência Social, seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Clique em Inscrição e selecione “Filiado”;
  3. Preencha os dados nos campos indicados e faça a verificação;
  4. Clique em continuar.

O número do NIT será exibido na próxima tela.

Outra maneira de consultar o número do NIT da empregada doméstica é discando o telefone 135 ou de maneira presencial em uma agência da Caixa Econômica ou posto de atendimento do INSS.

Gestão da empregada doméstica

Com tantos nomes e detalhes para lembrar, é comum ter dificuldades. Contudo, a falta de atenção pode trazer erros e problemas ainda maiores no futuro.

Pensando nisso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.