...

O que um Cuidador de Idosos faz? Confira todos os detalhes!

Afinal, o que um cuidador de idosos faz? As principais responsabilidades são fornecer ajuda e assistência física, emocional e psicológica, além das condições básicas de bem-estar e qualidade de vida. Assim, é importante se atentar e cuidar da alimentação, saúde, higiene e demais necessidades do idoso.

A população brasileira envelhece cada vez mais. De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população acima dos 60 anos representou cerca de 14,7% do total brasileiro. Já a porcentagem abaixo dos 30 anos tem diminuido gradativamente mais.

Com o envelhecimento de um membro da casa, é comum que a família necessite da ajuda de um profissional para realizar os devidos cuidados – sobretudo quando todos os integrantes trabalham e passam o dia longe de casa.

Mas o que um cuidador de idosos faz? Quais são suas funções e responsabilidades? Para te ajudar, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

o que um cuidador de idosos faz
Funções e responsabilidades dos cuidadores de idosos? Confira tudo sobre – Foto: Freepik.

O que um cuidador de idosos faz?

Antes de admitir o profissional, muitos empregadores se perguntam o que um cuidador de idosos faz, a fim de garantir que o funcionário irá atender todas as necessidades da família.

O cuidador de idosos possui papel central no cuidado de pessoas idosas, a fim de garantir seu bem-estar e boa qualidade de vida. Por isso, uma de suas principais responsabilidades é oferecer o suporte físico, emocional, psicológico e social necessários no dia a dia.

Assim, o profissional ajuda o idoso a realizar suas atividades diárias, atentando-se à alimentação, saúde, higiene e demais necessidades. Além disso, preza-se por um ambiente bem cuidado, limpo e salubre para o familiar, deixando-o à vontade e confortável.

Contudo, não é apenas isso: as responsabilidades e deveres do cuidador depende diretamente das necessidades do idoso e do ambiente no qual atuam. Por isso, algumas atividades como auxílio em banho, alimentação, medicação e etc podem ser solicitadas pelos familiares.

Segundo o Ministério da Saúde: a função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha. Ressaltando sempre que não faz parte da rotina do cuidador técnicas e procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área da enfermagem.

Fonte: Manual dos cuidadores de pessoas idosas.

O cuidador também possui um papel social fundamental, muito além de apenas acompanhar o idoso em eventuais compromissos. Eles se atentam às demandas emocionais dos idosos, oferecem apoio, companhia e atuam como ouvintes e confidentes, caso o familiar se sinta à vontade para se abrir.

Eles também se atentam a eventuais mudanças de comportamento ou saúde e transmiti-las aos familiares.

Funções do cuidador de idosos

As principais funções e responsabilidades dos cuidadores de idosos:

  • Garantir as condições básicas de bem-estar e qualidade de vida do idoso;
  • Cuidar da alimentação, saúde, higiene e demais necessidades;
  • Oferecer um ambiente bem cuidado, organizado, salubre e limpo;
  • Acompanhar o familiar em eventuais compromissos e necessitades, desde consultas médicas até viagens (se necessário);
  • Elaborar um relatório diário aos familiares, a fim de mantê-los à par das condições e necessidades do idoso;
  • Cuidar do físico, do emocional e do psicológico do idoso, o escutando e conversando quando necessário;

De acordo com o Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas:

“A função básica do cuidador é auxiliar no desempenho das atividades de vida diária, tendo por princípio ajudar a pessoa idosa na medida de sua necessidade, nem mais nem menos.”  

Segundo ele, as atividades exercidas pelo cuidador podem ser divididas em 3 tipos, por exemplo:

Atividades básicas de vida diária (ABVDs)

As atividades básicas de vida diária (ABVDs) envolvem cuidados como: alimentação, higiene, vestimentas, locomoção, exercícios, etc. Com o avanço da idade, pode ser que o idoso tenha dificuldades em realizar estas ações de autocuidado, o que torna necessário o auxílio de um cuidador.

Atividades instrumentais de vida diária (AIVDs)

As atividades instrumentais de vida diária (AIVDs) correspondem a tarefas mais complexas, como interações sociais, medicação, fazer compras, utilizar transporte, realizar tarefas domésticas leves e pesadas, preparar refeições e telefonar.

Quando comprometidas, é hora da família organizar para dedicar mais tempo a pessoa idosa ou considerar a contratação de um profissional para o cuidado.

Atividades avançadas de vida diária (AAVDs)

Já as atividades avançadas de vida diária (AAVDs) como a participação como viajar, visitar familiares e amigos, praticar esportes, etc. Seu comprometimento pode requerer o auxílio de outra pessoa para desempenhá-las.

No geral, sua ausência não compromete a sobrevida do idoso, mas sua qualidade.

Você pode se interessar:

Como contratar cuidadores de idosos?

Ao admitir um cuidador de idoso, é importante identificar algumas características importantes no profissional. Nesta ocupação, é essencial poder contar com um cuidador responsável, ágil, paciente e pontual.

O processo de contratação do cuidador de idoso passa por 3 processos fundamentais: elaboração do contrato de trabalho, assinatura da CTPS e registro no eSocial Doméstico.

O contrato de trabalho é o documento que rege a relação trabalhista. Por isso, ele deve conter informações como valor da remuneração, local de trabalho, cargo, função, atividades exercidas, etc. Além disso, o contratante deve deixar claro todos os deveres, responsabilidades, obrigações e limites de cada parte.

Já para a assinatura da CTPS, basta preencher a primeira página em branco da sessão “Contrato de Trabalho”, nos campos solicitados. Lembre-se de seguir todas as informações dispostas em contrato.

Por fim, mas de igual importância, o contratante deve registrar o cuidador no eSocial Doméstico. Basta acessar a plataforma com seus dados gov.br e, no menu “Trabalhadores”, dar início ao processo de admissão de um novo funcionário.

Saiba mais: Contratar um Cuidador de Idoso: passo a passo completo!

Como fazer a gestão do cuidador de idosos

Contratar um cuidador de idosos não é uma tarefa simples. Afinal, os deveres e responsabilidades não acabam com o registro do profissional – é preciso se atentar às disposições legais a fim de realizar uma gestão eficiente e livre de ações trabalhistas.

Então, que tal contar com uma plataforma completa e inteligente que te ajuda em todos os detalhes do trabalho doméstico?

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.