);

Somos seres sociais, isso é um fato dito na psicologia há anos, mas só sentimos na pele a importância da interação social quando ela nos é furtada. A quarentena do coronavírus que isolou amigos, familiares, namorados, prova o quanto pode ser difícil não estar nesta constante interação.

Mesmo que este isolamento social global seja para o bem comum, ainda assim, é difícil passar por esse período sem ficarmos angustiados e ansiosos vez ou outra, através desses dias todos.

Contudo, existem formas de lidar com a quarentena do coronavírus, cuidando da saúde, para podermos suportar, tanto física quanto psicologicamente. Confira dicas a seguir para o seu dia a dia.

Quarentena do Coronavírus

Estipule uma rotina

Quando você determina uma rotina, está criando uma proteção à organização mental. Por isso, é importante que sejam estipulados horários para cada atividade ou tarfea que devem ser feitas ao longo do dia.

Por exemplo, horário de acordar, almoçar, estudar, trabalhar, como também, tirar um tempo para o lazer, isso é fundamental, afinal, é preciso focar em algo que você goste para que haja também um tempo de distração.

Para os papais e mamães, seja de adolescentes ou de pequeninos, deve haver flexibilização na rotina quando for preciso, afinal, eles são incompressíveis, mas sempre que possível seguir e estipular a rotina familiar.

Tenha calma, não faça tudo de uma vez

Ter um planejamento de rotina é ótimo e pode ser um norte para esse momento de quarentena do coronavírus. Contudo, há pessoas que zeram a lista de afazeres logo nas primeiras horas do dia.

Mas, o que deve ser feito nesses casos é manter o auto controle, lembrar que o tempo de quarentena é longo, e os períodos devem ser bem divididos, para que as tarefas não se esgotem rápido e você caia em um ócio não proveitoso.

De acordo com o professor Nelson Fragoso, é importante fazer exercícios de respiração, meditação e, caso a pessoa siga uma religião, ler os livros sagrados dela. A intensão é se manter o mais calmo, amparado e relaxado possível, diz

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico

Não extrapole

Centenas de milhares de profissionais estão fazendo home office, o que pode ser até proveitoso, visto que, trabalhar no conforto do seu lar pode te deixar mais a vontade.

Mas a moeda tem o outro lado, fazer o home office também dá a liberdade ao profissional de trabalhar várias horas ao longo do dia, tantas que a jornada de trabalho já foi cumprida e você continua lá, sem que tenha feito algo para relaxar e focar em outra coisa.

Por isso, não extrapole, faça somente a jornada de trabalho que é cumprida quando você está na empresa, no demais, faça atividades pós trabalho que possam fazer com que você relaxe e se sinta revigorado.

Fique longe de notícias negativas

Estamos conectados 24 horas por dia, ao ficar em casa nos refugiamos nas redes sociais ou na TV, por consequência, somos bombardeados com notícias dos altos índices de falecimentos, reclusão e outros efeitos negativos que o Novo coronavírus nos trouxe pelo mundo afora.

Ficar preso a esse ciclo, pode aumentar o grau de ansiedade de maneira severa, por isso, se desligar por um tempo e não receber nenhum tipo de notícia, ou, simplesmente selecionar o que será visto ou não pode reverter ou até mesmo minimizar a ansiedade.

Saber o que acontece pelo mundo, querer estar a par das coisas é normal, desde que não haja excessos.

Semear pequenos momentos de gratidão

Estamos isolados e desculpe e com o perdão da palavra “estamos de saco cheio”, tudo nos irrita, ficamos mais irritados, sem paciência para aquilo que nos rodeia.

Mas na verdade esquecemos de uma coisa muito importante, agradecer por todas as coisas positivas que ainda temos, nossa vida, família, profissão e que esse momento é passageiro, em breve retornaremos à nossa vida cotidiana.

O momento é delicado e exige cautela, siga as regras de cuidados contra o coronavírus indicadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde, também pratique as dicas que citamos ao longo do texto para que toda essa fase seja mais leve de ser enfrentada.

Quer receber os melhores conteúdos sobre o emprego doméstico em primeira mão? Inscreva-se na newsletter Hora do Lar e recebe as novidades mais quentes toda semana.

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico

1 comentário

Cursos Online · 4 de maio de 2021 às 19:55

Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *