);

A suspensão de contrato da doméstica em 2021 é pautada pela Medida Provisória 1.045 e, para esse ano, o prazo máximo de suspensão é de 120 dias.

 

 

Os empregadores agora têm embasamento legal para decidirem sobre a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados. Estes, por sua vez, estão autorizados a recolher o Regime Geral de Previdência Social durante o período.

Quer entender todos os desdobramentos e deveres que essa medida trouxe para o emprego doméstico? Você está no lugar certo, é só continuar a leitura!

O que é a suspensão temporária de contrato?

A suspensão de contrato é a situação na qual o empregado tem suas atividades temporariamente suspensas e, com isso, também não recebe salário. Em outras palavras, o empregador fica desobrigado de pagar o eSocial e, no caso do emprego doméstico, a doméstica recebe diretamente do governo uma quantia salarial baseada no valor do seguro-desemprego.

Essa é uma medida que foi frequentemente tomada por empregadores de todas as categorias do país ao longo do ano de 2020 em razão da crise econômica de coronavírus e das dificuldades de manutenção dos postos de trabalho advindas com ela.

Na lei

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) foi o responsável pela regularização dessas suspensões e, em abril de 2021, um ano após a implantação da MP 936 que lhe regularizou, o governo reeditou as disposições na MP 1.045,  justificando as providências como meios de enfrentamento do estado de calamidade pública prorrogado após a segunda onda da pandemia.

Assim, conforme a Seção IV do documento:

Art. 8º – O empregador, durante o prazo previsto no art. 2º, poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados, de forma setorial, departamental, parcial ou na totalidade dos postos de trabalho, por até cento e vinte dias.

Adiamento do FGTS em 2021

Ainda segundo outras disposições legais do tema, o empregador poderá adiar o recolhimento do FGTS em 2021 referente aos meses de abril, maio, junho e julho. Essas competências terão vencimento apenas a partir de setembro desse ano, e poderão ser parceladas.

Como é feito o acordo de suspensão?

O acordo de suspensão é feito a partir de convenção de trabalho ou também através de acordo individual, por escrito, entre empregador e empregado. É preciso que ambas as partes da relação trabalhista concordem com a situação e seus encaminhamentos, sendo que o empregado deve receber a proposta com antecedência de, no mínimo, dois dias corridos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A doméstica tem estabilidade na suspensão de contrato?

Sim, a doméstica tem estabilidade na suspensão de contrato pelo mesmo período em que ficou sem trabalhar, desde que o limite seja de 120 dias. Desse modo, se a doméstica ficou suspensa por 90 dias, terá 90 dias de estabilidade ao voltar a prestar serviços e assim por diante.

A estabilidade, na verdade, é o objetivo principal da suspensão temporária de contrato. Aliás, vale a pena recordar todos os objetivos da medida, que o governo definiu como “preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais e reduzir o impacto da covid”.

Quais são os deveres do empregador doméstico com a suspensão de contrato da doméstica em 2021?

Os deveres do empregador doméstico em relação à suspensão de contrato da doméstica em 2021 são inserir a suspensão de contrato no portal do Instituto Nacional do Seguro Social e no eSocial e conceder todos os benefícios dos empregados mesmo durante o período de suspensão.

Quanto à anotação em carteira de trabalho, o empregador pode ficar tranquilo. Não é necessário fazer o registro dessa situação e nem dos casos de redução de contrato.

Agora caso a doméstica mantenha as atividades durante a suspensão, parcial ou totalmente, o empregador sofrerá com penalidades previstas na legislação e deverá realizar o pagamento de todos os encargos que seriam suspensos. Por isso, todo o procedimento deve ser feito de modo coerente, transparente e conforme a lei.

Como inserir a suspensão de contrato no Meu INSS?

Para inserir a suspensão de contrato no Meu INSS, siga os passos abaixo:

Passo 1: acesse o site do Ministério da Economia e realize o cadastro ou entre na sua conta.

Suspensão de contrato da doméstica em 2021

Passo 2: na “Área do Trabalhador” clique em “Benefício Emergencial”. Depois clique em “Empregador Doméstico”, e em “Novo Trabalhador Doméstico“ caso não apareça o nome do empregado. Caso ele esteja lá, selecione-o.

Passo 3: preencha os dados do empregado e as informações do benefício.

Passo 4: clique em “Cadastrar“ e pronto!

Como inserir a suspensão no eSocial?

Para inserir a suspensão de contrato no eSocial Doméstico, realize o tutorial abaixo:

Passo 1: entre no eSocial utilizando seu CPF, código de acesso e senha pessoal. Após isso, clique no menu “Empregados” e clique na opção “Gestão de Empregados”.

Passo 3: clique no nome do empregado e em “Afastamento Temporário”.

Passo 4: logo em seguida, clique no botão “Registrar Afastamento”.

Passo 5: informe a data de início do afastamento e a data de término e selecione o motivo “XX – Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da MP 1045/2021”. Logo em seguida, clique no botão “Salvar”.

Suspensão de contrato da doméstica em 2021

O sistema vai informar que os dados foram salvos com sucesso. Pronto, a suspensão de contrato da doméstica em 2021 está registrada no eSocial! Com esse baita passo a passo fica até fácil, não é mesmo?

Para continuar atualizado com MPs, leis e disposições legais, assine a newsletter do Hora do Lar. O HDL é a comunidade que promove a transformação digital da sua gestão doméstica a cada post.

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico
Categorias: Outros

Lorena Severino

Meu nome é Lorena, tenho 19 anos e sou do interior (Jaú - SP), mas atualmente moro na capital com minhas duas gatas, Cleópatra e Nefertiti. Curso História na USP, mas sempre curti o mundo da publicidade e também de me relacionar com o público. Por isso, me prontifico a ajudar vocês com as questões trabalhistas através de meus posts!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments