O Hora do Lar é um serviço digital por assinatura criado para ajudar o empregador na gestão do empregado doméstico. O aplicativo Hora do Lar facilita cálculos, emissão de recibos, pagamentos do funcionário e muito mais. Em outras palavras, simplificamos a sua rotina para que ter poupar tempo, energia e diminuir riscos com ações trabalhistas.

Saiba mais sobre o app para gerenciamento seguro dos seus empregados domésticos, 100% de acordo com a PEC das Domésticas. Conheça 11 situações que o aplicativo Hora do Lar pode te ajudar!

aplicativo Hora do Lar

Cálculo de horas extras e adicional noturno para empregado doméstico

Desde a aprovação da PEC das Domésticas, profissionais da classe passaram a ter seus direitos trabalhistas reconhecidos. Dentre esses direitos, o cálculo de horas extras e adicional noturno é considerado um dos mais complexos por muitos empregadores.

Segundo a Lei completamentar 150 “considera-se noturno, para os efeitos desta Lei, o trabalho executado entre às 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.”

Por isso, a regra para o cálculo de adicional noturno é acrescer um adicional mínimo de 20% sobre a hora diurna. Para o cálculo de hora extra, a contagem começa quando a carga horária semanal ultrapassa 44 horas. Após esse período as horas extras estão sujeitas ao adicional de 50%.

Veja o exemplos e outras informações complementares para realizar o cálculo de hora extra e adicional noturno do empregado.

Notificações de datas e eventos importantes

Para dar conta de todas as rotinas relativas ao empregado doméstico, o aplicativo Hora do Lar te avisa por e-mail ou avisos no aplicativo aquilo que você precisa lembrar. Você não perde mais nada: datas de pagamentos, alerta sobre o período de férias, registro de ponto do empregado, entrada no período de hora extra ou adicional noturno e muito mais. As notificações podem ser editadas conforme o que é mais importante pra você nas configurações do aplicativo.

O Hora do Lar foi pensado para facilitar a gestão do trabalho doméstico, minimizar riscos trabalhistas, ao mesmo tempo que proporciona uma relação mais justa e segura com o empregado.

Com o aplicativo Hora do Lar você tem muito mais tranquilidade para gerenciar seu funcionário e administrar as rotinas do lar. Conheça melhor o que o aplicativo para gestão do empregado doméstico pode fazer para otimizar seu dia a dia.

Geração do contrato de trabalho

O contrato de trabalho é gerado automaticamente na plataforma Hora do Lar através de informações sincronizadas com o eSocial dos empregados domésticos. Após o cadastramento do empregador e do empregado doméstico no Portal do eSocial, é possível realizar a importação desses dados para dentro da plataforma.

Geralmente os empregadores domésticos realizam apenas o preenchimento da carteira do doméstico, mas a emissão do contrato de trabalho do funcionário também é recomendável e necessário. A plataforma Hora do Lar gera o contrato automaticamente pra você.

Fracionamento e venda de férias

Todo empregado pertencente a classe de trabalhadores domésticos têm direito a até 30 dias de férias após 12 meses de trabalho (período aquisitivo).

O trabalhador tem direito a férias ainda que faça a venda parcial dela. A Lei concede a opção de venda parcial das férias (limitado a 10 dias) se for de comum acordo.

Ainda que seja um direito do empregado, o intervalo de férias é definido pelo empregador, contanto que o período estipulado esteja dentro do período concessivo (período de 12 meses que se inicia 1 dia depois de finalizado o período aquisitivo).

cálculo de férias dos empregados domésticos é apenas um dos 36 recursos que o aplicativo Hora do Lar oferece. Afinal, nosso compromisso é entregar mais agilidade, segurança e menos burocracia para o dia a dia do empregador.

Gerenciamento da jornada de trabalho 12×36

A jornada de trabalho 12×36 é bastante comum para cuidadores de idosos e babás. Para quem precisa de funcionários disponíveis 30 dias por mês, é a alternativa mais eficiente. Visto que não há necessidade de cobrir feriados, por se tratar de uma escala automática. Nesse tipo de jornada, tanto sábado, quanto domingo são vistos como dias normais de trabalho. Entretanto, nos feriados há adicional de 100%.

Tenha um panorama geral de escalas de alguns empregados da classe doméstica. Ou entre em contato com a equipe do Hora para tirar suas dúvidas.

Cálculo da remuneração

A remuneração é a soma do salário acrescido das verbas de gratificações, horas extras ou adicionais noturnos, vale transporte do empregado, entre outros adicionais possíveis.

As verbas que são consideradas como base para os cálculos da remuneração mensal são:

  • 13º salário.
  • Férias.
  • Ajuda de custos habituais.
  • Horas Extras.
  • Adicional Noturno.
  • Prêmios de assiduidade.
  • Gratificação (a partir da segunda gratificação).
  • DSR (Descanso semanal remunerado).
  • Abonos habituais Salário in Natura – concessão habitual de qualquer vantagem atribuída ao funcionário (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.)

Se você achou complicado, saiba que está coberto de razão. Por isso o Hora do Lar cuidar disso para você: teste gratuitamente.

Desconto (INSS, Vale Transporte, Faltas, Jornadas Incompletas…)

Outro assunto que gera dúvida para muitos empregadores são os descontos na folha de pagamento dos empregados domésticos. Os itens de INSS, vale transporte, atrasos, faltas do empregado e jornadas incompletadas, são alguns dos descontos possíveis em folha que afetarão os valores pagos ao funcionário.

É necessário seguir algumas regrinhas conforme o tipo de desconto que será abatido do pagamento. Para se inteirar do assunto e conhecer os critérios necessários para os abatimentos, recomendamos a leitura do artigo Descontos no Salário..

Geração de guia do eSocial

A DAE eSocial é uma guia única do Simples Doméstico que viabiliza que o empregador efetue o pagamento dos direitos trabalhistas protegidos pela PEC das Domésticas.

O serviço torna obsoleto a difícil tarefa de acessar o Portal do eSocial e gerar as guias DAE. Com o Hora do Lar você não perde tempo: todo o processo é automatizado para que você receba as guias geradas mensalmente. Caso perca o prazo de pagamento, pode regerar as guias com apenas um clique.

Cálculo de férias

Os cálculos referentes às férias do trabalhador doméstico ficaram mais complexos após a aprovação da PEC das Domésticas. A Reforma Trabalhista também afetou esse cálculo. Por isso, alguns pontos importantes merecem atenção redobrada dos empregadores para prevenir ações trabalhistas do funcionário.

Dentre os detalhes que merecem a atenção do empregador, estão o período aquisitivo e concessivo de férias da empregada doméstica. Cada um dos períodos tem início e fim determinados para serem cumpridos.

É importante ressaltar que o desrespeito a este prazo pode trazer uma grande prejuízo ao bolso do empregador doméstico. Para evitar essa dor de cabeça, saiba Tudo sobre as Férias do Empregado Doméstico.

Pagamento do 13° salário

O pagamento do 13º salário pode ser dividido em duas parcelas: a primeira deve ser paga até o dia 30 do mês de novembro enquanto a segunda parcela deve ser acertada até o dia 20 de dezembro.

A plataforma Hora do Lar calcula automaticamente valores e vencimento referentes ao pagamento do 13°. Para ter acesso ou conhecer recursos que facilitam a gestão dos empregados, baixe o aplicativo Hora do Lar.

Cálculo e emissão do termo de rescisão

A dispensa do trabalhador doméstico pode ter diversas causas. Os motivos para a demissão podem ser de demissão acordada, por escolha do funcionário ou ainda por vontade do empregador. De qualquer forma, cada uma possui suas especificidades que afetam o modo como é calculado a rescisão.

O cliente Hora do Lar não precisa se preocupar com todos os detalhes da rescisão do empregado doméstico. Afinal, é para te proporcionar comodidade e minimizar riscos trabalhistas que o Hora do Lar existe. Em outras palavras, nosso app é tudo o que você queria de uma plataforma para gestão do empregado doméstico.

Para finalizar, teste e comprove, aplicativo disponível para Android | iOS.


Diana Hada

Bacharel de Publicidade e Propaganda, com qualificação técnica em Assistente de Atendimento, Planejamento, Criação e Produção Publicitária no Centro Universitário Senac. Especialista em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo para Web pela Rock Content; certificada em Redes Sociais pela Unieducar e em Comunicação Integrada de Marketing pela ESPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *