...

Regras e Dicas Sobre o Horário de Almoço da Emprega Doméstica!

Apesar dos direitos trabalhistas da categoria doméstica estarem muito bem estabelecidos na Lei Complementar 150, certas dúvidas ainda permeiam as relações empregatícias. O horário de almoço da empregada doméstica é uma dessas questões, isso porque muitos empregadores não sabem ao certo o tempo de alimentação que a doméstica deve ter.

Essa questão não é nenhum bicho de sete cabeças, já que para saber qual é o tempo de almoço da empregada doméstica basta compreender em qual categoria de contrato a relação de trabalho com ela enquadra-se. Entretanto, se você não sabe de nenhum destes assuntos, o HDL te dá uma ajudinha. Fique até o final e boa leitura!

 

Horário de almoço da emprega doméstica

Intervalo intrajornada da empregada doméstica

Intervalo intrajornada é o termo legal para referir-se ao horário de almoço ou pausa para descanso no decorrer da jornada de trabalho. A intrajornada foi estabelecida como norma de higiene e saúde do trabalho, logo o empregador não tem a opção de proibir essa pausa.

Horas de trabalho por diaDuração do horário de almoço
Até 4 horas de trabalhoNão é obrigatório
Entre 4 e 6 horas de trabalho15 minutos
De 6 a 8 horas de trabalho1 a 2 horas

Compreendido isso, vamos para algumas questões sobre.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Acordo de redução de intervalo de almoço para domésticas

O artigo 13 da Lei Complementar dispõe sobre a possibilidade de redução do intervalo de descanso ou almoço para 30 minutos, desde que mediante prévio acordo escrito entre o empregador e empregado.

O empregador deve controlar o tempo de descanso ou almoço da empregada doméstica?

Conforme a Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015:

“Art. 12. É obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que idôneo.”

Ou seja, o empregador não precisa necessariamente controlar o tempo de almoço ou se ele é usado para descanso, ao invés de alimentação, por exemplo. Mas é obrigatório que o empregador permita, através de meios confiáveis, que a jornada de trabalho seja registrada de forma correta.

Logo, se a empregada fez 20 minutos ou invés de 15, ela deverá trabalhar os 5 minutos excedentes para não ter horas negativas.

Minha empregada trabalha quatro horas, ela tem direito ao intervalo intrajornada?

A empregada ou empregado doméstico que trabalha quatro horas por dia não tem direito à intrajornada. O que pode ser estabelecido, mediante contrato, é uma pausa de 15 minutos caso haja necessidade. Mas repetindo, não é obrigatório que seja cedida essa pausa por parte do empregador.

A empregada pode fazer duas horas de almoço?

Ainda conforme a Lei Complementar, para jornadas acima de seis horas, é obrigatório o mínimo de uma hora e o máximo de duas horas de almoço. Conforme já citamos, o tempo mínimo e máximo de intervalo devem ser estabelecidos mediante contrato.

Resumindo, cabe ao empregador com a(o) empregada(o) definir o tempo de intervalo que melhor se encaixa na rotina. Caso esse assunto seja novo para você e diversas dúvidas estejam surgindo, tentaremos facilitar com esse resumo:

  • pode ser concedido o intervalo de 15 minutos até 2 horas, isso dependerá da jornada diária;
  • o horário de almoço não é contabilizado na jornada de trabalho;
  • não há nada que proíba ou exija a alimentação da empregada no local de trabalho, cabe acordo entre as partes;
  • se o empregador der o alimento, esse não poderá ser descontado do salário.

As regras sobre horário de almoço da empregada doméstica se aplicam para diaristas?

As diaristas são profissionais autônomas, a principal característica dessa modalidade é que não mantém o vínculo empregatício, ou seja, não há nenhuma previsão legal por parte de quem solicita seu serviço.

Em outras palavras, se não há previsão legal, as regras de tempo mínimo e máximo de intervalo também não se aplicam. Mas vejam, o bom senso é sempre válido nessas horas!

A utilização do serviços de um autônomo é uma via de mão dupla.

Portanto, se você contratou uma diarista e nesse contrato escrito não foram estabelecidas essas questões, vale a formalização verbal antes do início da prestação de serviço. O combinado não sai caro, afinal ambos esperam o bom resultado do serviço prestado.

Atenção! Se o horário de almoço da empregada não estiver correto, o empregador deverá pagar horas extras.

Isso mesmo, conforme a Lei nº 13.467/2017 parágrafo quarto:

A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

Portanto, é fundamental que o registro de ponto seja feito corretamente e, mais que isso, seja acompanhado pelo empregador.

Quer uma solução para o registro da sua empregada doméstica?

Notou que existe uma série de regras e observações sobre o horário de almoço da empregada doméstica, né?

Mas caso sua rotina seja muito corrida, parar para verificar todos os bilhetinhos que a sua empregada deixa com os horários no meio disso tudo ou observar com a portaria que horas ela chegou e saiu talvez não seja uma opção viável… Por isso, indicamos o aplicativo do Hora do Lar.

O HDL automatiza não só o registro de ponto, como também folha de pagamento, recibo de férias e outras questões.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.