Desde a aprovação da Lei Complementar de 2015, conhecida popularmente como PEC das Domésticas – que amplia e iguala os direitos trabalhistas dos empregados domésticos aos dos trabalhadores formais -, os empregadores precisaram encontrar formas de fazer o controle de ponto do empregado doméstico. A tecnologia móvel veio com diversas plataformas e aplicativos para Smartphone a fim de ajudar no gerenciamento dos empregados domésticos.

O Hora do Lar sabe das dificuldades enfrentadas no que diz respeito a legislação trabalhista vigente, o intuito da plataforma é justamente descomplicar e atender as necessidades dos empregadores domésticos à nível nacional, alinhando tecnologia e legislação.

gerenciamento dos empregados domésticos

Podemos dizer que a tecnologia móvel promoveu o conceito de eficiência para um novo nível. Uma vez que supera qualquer outra ferramenta pelo fácil acesso e pela variedade de funções disponíveis que apresenta.

Por sua vez, eficiência remete a habilidades como precisão, assertividade e foco. Em outras palavras, é o ato de fazer o que é proposto com o mínimo de desperdício. E essa é a proposta dos aplicativos para gerenciamento dos empregados domésticos.

Além disso, a eficiência costuma estar associada ao universo administrativo em diversas esferas, assim como ao avanço tecnológico. Portanto, a combinação entre tecnologia móvel e gestão é uma dessas buscas pela máxima eficiência. Dito isto, nesse artigo você descobrirá como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento dos empregados domésticos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Direitos da classe doméstica

Primeiramente, uma breve contextualização. Desde a aprovação da PEC das Domésticas que beneficia babás, lavadeiras, cuidadores de idosos, entre outras funções que compõem a classe doméstica, estima-se que no Brasil exista aproximadamente cerca de 7,2 milhões de trabalhadores domésticos. Ao passo que, 6,7 milhões são representados por mulheres em contraste com 504 mil homens. Esses dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

À classe doméstica são garantidos salário mínimo fixado em Lei – nacionalmente unificado -, pagamento de horas extras e reconhecimento de convenções e acordos coletivos de trabalho. Além disso, é obrigatório a redução dos riscos ao trabalho, por meio de normas de segurança, saúde e higiene.

A regulamentação dos demais direitos assegurados pela PEC, como seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, salário-família, adicional noturnoconta no FGTS, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho que já estiveram em “suspenso”, também foram aprovados.

Assim, os benefícios conquistados pelos domésticos se juntam aos que já valiam antes da promulgação da PEC. Como por exemplo:

Aplicativos para o gerenciamento dos empregados domésticos

Investir em tecnologia transforma a gestão dos empregados domésticos, mudando a maneira como os empregados trabalham e a forma de se relacionar com o empregador. O mais importante é que muda para melhor.

Conheça os recursos que a plataforma do Hora do Lar disponível para (iOS | Android) oferece para o gerenciamento dos empregados domésticos:

  • Funcionários ilimitados*.
  • Contratos, acordos e recibos.
  • Registro de ponto por grade horária.
  • Registro de ponto por aplicativo de celular.
  • Rescisão.
  • Controle de férias.
  • Notificações para funcionário e empregador.
  • Suporte por telefone/e-mail.
  • Importação do cadastro de funcionários do eSocial.
  • Fechamento e envio de recibos e guia de encargos por e-mail.
  • muito mais.

Entenda como os aplicativos para gerenciamento dos empregados domésticos é seguro, prático, versátil, descomplicado, inteligente e tecnológico.

Teste grátis - aplicativo Hora do LarPowered by Rock Convert

Sistema integrado entre site e aplicativo

A rotina de trabalho dos empregados domésticos a um clique de distância. Garanta uma gestão segura dos seus funcionários 100% de acordo com a PEC das Domésticas. A partir do momento que o empregador baixa o aplicativo do Hora do Lar, ele dispõe de um canal fixo e direto com a equipe de suporte.

Além da presença e acesso facilitados, destaca-se também a experiência de uso do aplicativo que é simples, seguro e bastante intuitivo. Outro ponto importante: graças à computação em nuvem, todos os dados coletados pelo aplicativo do Hora do Lar ficam registrados, podendo se tornar uma fonte de consulta ou prova documental em casos de processos trabalhistas.

O Hora do Lar está certo de que os empregadores têm condições suficientes para lidar com o gerenciamento de seus empregados domésticos, por isso o objetivo do serviço é entregar funcionalidade através de mais agilidade, menos burocracia e um custo-benefício excepcional!

Cadastre-se e experimente 1 mês grátis

Para fechar com chave de ouro, grave essa lista de benefícios reais das tecnologias móveis e não ignore o que elas podem fazer em prol de uma gestão mais inteligente da categoria doméstica. O seu dia a dia vai agradecer demais!

  • Sintetiza o que é essencial de acordo com a legislação vigente e atualizada – PEC das Domésticas.
  • Estimula experiências positivas em diversos níveis do relacionamento profissional, já que dá mais tranquilidade ao empregador doméstico e garante os direitos do empregado.
  • Ganha flexibilidade na rotina – tendo acesso a informações vitais pelo computador, smartphone ou tablet.
  • Oferece uma experiência simples e sem falhas.
  • Constrói uma relação mais conectada, transparente e justa para ambas as partes – melhorando o convívio.
  • Reduz custos com a contabilidade.
  • Gera uma produtividade flexível e remota – à distância.
  • Arquiva toda a documentação referente a recibos, contratos, pagamentos e controle de ponto do empregado doméstico.

A adoção de tecnologias móveis é uma tendência. Mas não é só por isso que o empregador doméstico precisa considerar essa prática.

O que faz um empregador aderir à mobilidade tecnológica oferecida é justamente o motivo que a tornou tendência, e é uma razão tão simples quanto o seu uso: a mobilidade facilita a vida, e essa é a verdadeira transformação da eficiência para o seu cotidiano. Não deixe de conhecer o serviço do Hora do Lar!


Diana Hada

Bacharel de Publicidade e Propaganda, com qualificação técnica em Assistente de Atendimento, Planejamento, Criação e Produção Publicitária no Centro Universitário Senac. Especialista em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo para Web pela Rock Content; certificada em Redes Sociais pela Unieducar e em Comunicação Integrada de Marketing pela ESPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *