...

Pagar Vale Transporte em Dinheiro para doméstica: é permitido?

Sim, é permitido pagar vale transporte em dinheiro para a empregada doméstica. O adiantamento é pago no último dia do mês, proporcional à quantidade de dias úteis do mês seguinte. Além disso, o empregador deve emitir um recibo que registra o valor, e a empregada deve assiná-lo como demonstração de reconhecimento.

Todos os dias, para se locomover entre seu trabalho e sua residência, uma das opções da empregada doméstica é utilizar o transporte público. Contudo, além de todo o tempo gasto no trajeto, isso também traz um custo para a trabalhadora.

Por isso, uma das possibilidades é solicitar o vale-transporte ao empregador doméstico. Ele, por sua vez, tem diferentes maneiras de pagar o auxílio, que deve sempre ser pago de forma adiantada ao final de cada mês e referente ao seguinte.

Mas, afinal, é permitido pagar vale transporte em dinheiro para doméstica? Fique com o Hora do Lar até o final e descubra todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura.

pagar vale transporte em dinheiro
O empregador doméstico pode pagar o vale-transporte da empregada doméstica em dinheiro? Confira tudo – Foto: Freepik.

Pagamento do vale-transporte para empregado doméstico

O vale-transporte é um auxílio oferecido às empregadas domésticas que utilizam meios de transportes públicos para se locomover entre seu local de trabalho e sua casa. Ele é previsto pela Lei nº 7.418 de 1985 para todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada, válido também para a empregada doméstica.

Para recebê-lo, a empregada deve solicitar o vale-transporte. Neste momento, deve-se apresentar os meios de transporte utilizados e a quantidade de passagens diárias necessárias, bem como o valor individual de cada uma delas.

Vale lembrar que caso a empregada possua meios de locomoção próprios, como carro ou moto, ela não tem direito ao vale-transporte.

Além disso, o responsável pelo pagamento é o empregador, que pode descontar um total de até 6% do salário para isso. Contudo, caso o valor necessário para as passagens seja maior, a diferença deve sair do bolso do empregador e sem nenhum desconto à empregada.

Pode pagar vale transporte em dinheiro para empregada doméstica?

Sim, o empregador doméstico pode pagar vale transporte em dinheiro para empregada doméstica. Neste caso, ele deve emitir um recibo que funciona como comprovante, que registra o pagamento e o valor do vale-transporte. As duas partes devem assinar o documento, emitido em duas vias.

Além disso, vale lembrar que o pagamento do vale-transporte deve ocorrer no último dia útil do mês, proporcional ao total de dias de trabalho do mês seguinte. O objetivo é garantir que a trabalhadora terá condições financeiras de se locomover até o trabalho todos os dias.

Por isso, ao pagar o benefício em dinheiro, tenha cuidado ao calcular o valor total. Afinal, é preciso considerar a ida e a volta em todos os meios de locomoção necessários para que a empregada chegue até o trabalho.

Assim, o contratante pode oferecer o valor em dinheiro vivo ou em depósito bancário, desde que emita o comprovante para a doméstica assinar no momento de recebimento.

Formas de pagamento do vale transporte da empregada doméstica

Além do pagamento em dinheiro, outra maneira de pagar o vale-transporte da empregada doméstica é o depósito de crédito em seu bilhete ou passe. Assim, o empregador deposita a quantia necessária por aplicativos ou sites das companhias de transporte e deixa o crédito disponível para que a empregada o utilize ao longo do mês.

Essa é uma das maneiras de garantir que a empregada doméstica não utilize o dinheiro exclusivo para locomoção e passagens com outras finalidades.

Há diferença para o uso de transporte público e carro?

Os empregadores podem oferecer o chamado de vale-combustível (VR Auto) para funcionários que não usam o transporte público. Esse benefício não é obrigatório por lei e não pode substituir o vale-transporte.

No caso do empregador doméstico, ele pode decidir fazer o pagamento do vale-transporte em dinheiro para que o doméstico vá ao trabalho de carro ou moto. Lembre-se de deixar isso acordado de forma clara e guardar os recibos.

Gestão completa da empregada doméstica

Ser um empregador doméstico não é uma tarefa fácil. Afinal, em meio à rotina corrida e agitada, é comum ter dificuldades ou acabar não lembrando de alguns processos ou detalhes. Contudo, isso pode ser muito perigoso e custar caro ao empregador.

Por isso, que tal contar com um aplicativo desenvolvido especialmente para facilitar a rotina de empregados e empregadores domésticos?

Conheça agora o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de suas empregadas domésticas.

Há quase 10 anos, nós ajudamos mais de 15.000 empregadores todos os meses, em todos os momentos, processos e etapas, além de deixar toda a sua rotina de gerenciamento mais prática, segura e automática. Para isso, o HDL oferece funcionalidades e ferramentas exclusivas, como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e faça a melhor gestão de empregadas domésticas. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.