...

Alterar a Data de Demissão no eSocial Doméstico: Passo a passo!

Para alterar a data de demissão no eSocial Doméstico, reabra desligamento da doméstica e informe a data correta de saída. O sistema calcula o novo aviso prévio a partir do novo dia, e o empregador deve conferir os novos valores das verbas rescisórias.

O momento de desligamento de um funcionário é delicado e requer atenção. Afinal, são diversos processos e etapas que o empregador deve realizar a fim de garantir que a rescisão contratual foi feita da maneira correta.

A etapa de desligamento no eSocial pode parecer complicada em um primeiro momento. Contudo, não se preocupe: a plataforma permite que você altere informaçõesjá registradas, visto que os campos devem ser preenchidos de forma manual – nunca de maneira automática pelo sistema.

Por isso, fique tranquilo e confira como alterar a data de demissão no eSocial Doméstico em poucos passos com o Hora do Lar. Continue conosco até o final e boa leitura.

alterar a data de demissao no esocial domestico
Passo a passo completo para alterar a data de demissão no eSocial Doméstico: como reabrir o desligamento da doméstica? – Foto: Freepik.

Como alterar a data de demissão no eSocial Doméstico?

O empregador pode alterar a data de demissão no eSocial Doméstico caso tenha informado o dia, mês ou ano incorretos. Neste caso, basta reabrir o desligamento do funcionário e seguir etapas de rescisão:

  1. Acesse o menu “Empregados e clique em “Gestão dos Empregados”;
  2. Selecione a funcionária e comece o desligamento;
  3. Insira a data correta do último dia de trabalho e o motivo da demissão;
  4. O eSocial irá calcular o novo aviso prévio de forma automática – no máximo 30 dias trabalhados e, os demais, indenizados. Então, o empregador deve determinar se a doméstica irá trabalhar ou se ele irá pagar a indenização devida;
  5. Verifique se existem férias vencidas;
  6. Escolha as datas de pagamento das verbas do termo de rescisão. Lembre-se de considerar os adicionais e descontos;
  7. Confira o resumo apresentado e certifique-se de que todas as informações estão certas;
  8. Por fim, clique em “concluir” e faça o download dos documentos da rescisão.

Ao reabrir o desligamento do profissional para alterar a data, o contratante deve ajustar as movimentações e avaliar os impactos que as alterações terão na folha.

Afinal, tratando-se de uma rescisão já informada na plataforma, os valores registrados estão desatualizados. Por isso, é fundamental acompanhar as informações e garantir que todas estão atualizadas.

Vale lembrar que as movimentações devem estar dispostas em ordem temporal, assim como o registro de demissão deve ser a última informação no sistema.

Reimpressão das Guias Rescisórias

Se a data da rescisão for alterada no eSocial, o empregador deve reimprimir as guias rescisórias. Além disso, todos os documentos que constem a data de desligamento incorreta devem ser retificados para que a documentação esteja alinhada.

Ainda, o contratante deve estar atento aos valores da Guia DAE, que serão alterados. Por isso, é importante emitir o documento novamente, o que evita o pagamento incorreto dos tributos.

Com tudo em ordem, o empregador pode retornar à página inicial do eSocial e ver que a trabalhadora desligada não consta mais como ativa no sistema.

 

Quer ajuda no processo de rescisão?

O processo de rescisão da empregada doméstica não é simples. Afinal, em um momento de instabilidade, é comum ter dificuldades e cometer erros – e eles não são o fim do mundo.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.