...

Jornal Nacional Divulga as Maiores Dificuldades com eSocial

O registro de empregados domésticos é obrigatório no eSocial. Mas, se as informações forem inseridas incorretamente, o sistema não emitirá nenhum tipo de alerta, o que poderá resultar em multas e penalidades. Essa é apenas uma das inúmeras dificuldades com eSocial vivenciadas pelos empregadores.

O empregador doméstico tem diversas obrigações e deveres, entre elas, uma das mais importantes é o registro do seu empregado no eSocial Doméstico.

Porém, mesmo após 7 anos de seu lançamento, ainda ocorrem diversas dúvidas, reclamações e dificuldades com eSocial de quem precisa usá-la.

Na última quarta-feira (09/02/2022), o Jornal Nacional abordou o assunto e entrevistou empregadores. O foco foi mostrar algumas de suas dificuldades com o eSocial, além dos enormes problemas ocasionados por isso. 

Levantou-se esse assunto, pois no dia 07/02 a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) fez uma live para oferecer aos empregadores orientações sobre o uso da plataforma. Após o dia 08/02, o Governo Federal notificou empregadores domésticos com orientações sobre a legislação trabalhista e solicitou a apresentação de documentos comprobatórios.

Jornal Nacional divulga os problemas e dificuldades dos empregadores domésticos com a plataforma do eSocial – Foto: G1.

O eSocial Doméstico e suas dificuldades na visão dos empregadores

Empregadora e bacharel em Direito, Márcia Gargalhone conta que já pagou multas, além de ter  problemas para informar aumentos e o valor do transporte da empregada.

Neste caso, aplicou-se a multa por conta do atraso. Já que sempre que não ocorre o lançamento de férias, aumentos de salários, entre outros, o valor declarado não tem a incidência dos encargos corretos.

Dessa forma, o lançamento postergado gera um valor maior de impostos, que quando vencidos incidem em encargos de juros e multa por atraso.

O manual do eSocial é muito grande, ele é muito complicado para uma pessoa que, assim, que é leiga. Ele é gigantesco e você não consegue, você não tem uma assistência, você não tem ninguém.

Então, você tem que recorrer a um contador, porque se você não recorrer a esse contador, você não consegue saber se você tem erros, se você não tem erros”, disse.

Na plataforma todos os dados do empregado precisam ser inseridos, como dependentes de 0 a 14 anos, filhos especiais e também os dependentes de IR.

Já sobre a folha de pagamento, é indispensável ter o controle de ponto para, em seguida, calcular o total de horas e adicionais e então, inserir manualmente as verbas de pagamentos.

Sendo assim, isso deve ser feito uma vez que estas verbas possuem reflexos e também são proventos pagos além do salário.

Na teoria parece simples, né? E deveria ser. Porém, essa não é a realidade.

Dificuldades com eSocial Doméstico

Muitos usuários reclamam sobre as dificuldades no eSocial em preencher todos os dados do empregado. Além disso, a falta de automatização de cálculos, como horas extras, adicional noturno, descanso semanal remunerado, faltas e atrasos. 

Cancelar e remarcar férias ou a rescisão de contrato também são difíceis para o empregador. Essas informações precisam ser lançadas antes do fechamento da folha de pagamento. E então, o eSocial processa a folha mensal para que os encargos sejam inseridos corretamente com as alíquotas sobre o valor total pago.

Além disso, a falta de comunicação entre o eSocial e a Caixa Econômica também é algo que gera transtornos, visto que o banco desconhece as regras do emprego doméstico.

O problema é tamanho que, em alguns casos, o empregado demitido sem justa causa é impossibilitado de sacar seu FGTS porque a CAIXA não tem os dados da rescisão.

Falta de integrações do sistema do eSocial

Como se não bastasse, a falta de integração entre o eSocial e a Receita Federal também resulta em cobranças indevidas ao empregador. Uma vez que, na hora da demissão, tudo que ficou incompleto ou incorreto acaba gerando multas e punições.

Todos os lançamentos da relação trabalhista, por exemplo, férias ou rescisão do empregado,  deve-se inserir no eSocial e influenciam nos valores de encargos a recolher. O FGTS é um deles e para o funcionário poder realizar o saque, todas as guias precisam estar pagas, principalmente a guia rescisória.

Essa guia é importante, pois libera o pagamento e sua compensação ocorre normalmente em 7 dias úteis. 

Então, quando ocorrer a demissão com direito ao saque, o empregador precisa pagar de imediato a guia rescisória para homologar no mínimo após 7 dias (o prazo é 10 dias pela legislação). 

Burocracias do eSocial

Como já se pôde notar, o empregador precisa lidar com inúmeros processos burocráticos relacionados ao eSocial quando o assunto é a contratação de uma doméstica. 

Ainda em entrevista para o Jornal Nacional, Bruna Marques, empresária e jornalista, conta que em março de 2020 se deparou com uma situação inesperada que lhe causou um prejuízo de mais de R$ 6 mil reais. 

“Hoje eu tenho uma dívida de mais de R$ 6 mil na Receita Federal e que está sendo paga com o valor da restituição do imposto de renda. Mas é um valor que eu não tinha que estar pagando, porque eu já deveria ter dado baixa.

A minha colaboradora, logo que ela foi demitida, recebeu o seguro-desemprego, deu baixa em todos os canais de quando você demite um colaborador, mas no eSocial eu não consigo dar baixa nela”, conta.

Processos do eSocial são manuais 

O eSocial trouxe inúmeros benefícios para os empregados domésticos, porém ainda há grandes dificuldades com eSocial para empregadores, como é possível notar. 

Infelizmente, a plataforma ainda não disponibiliza a automatização de cálculos. Então, se um empregador deve pagar hora extra ou descontar falta(s), será necessário realizar os cálculos manualmente e depois inserir essas informações no sistema. Complicado, né?

Além destes cálculos, o empregador ainda precisa calcular valores como 13º salário, adicional noturno, férias entre outros – todos de forma manual. 

Porém, ao se deparar com essa dificuldade com eSocial, muitos empregadores acabam cometendo erros e sendo prejudicados financeiramente, assim como a empresária e jornalista entrevistada declarou. 

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, todas as operações envoltas no eSocial estão detalhadas no manual do empregador doméstico, disponível no sistema.

Mas, mesmo com tutoriais e um manual extenso, o passo a passo ainda é complexo, e justamente por causa desta complexidade, muitos empregadores acabam por recorrer a custos extras com contadores. 

Uma Plataforma para automatizar o eSocial doméstico

Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com 5,6 milhões de trabalhadores domésticos. Atualmente, para seus empregadores, já existem plataformas que automatizam todos os processos que envolvem o eSocial doméstico.

A plataforma Hora do Lar torna todos os processos automáticos para o empregador doméstico.

Assim, você não precisa mais acessar o eSocial para fazer lançamentos manualmente. Basta o empregado realizar o registro de ponto pelo aplicativo Hora do Lar que a plataforma faz automaticamente:

  •         Cálculos e geração da folha de pagamento;
  •         Lançamento de todas as informações da folha no eSocial;
  •         Geração da guia DAE;
  •         Controle e geração de documentos de férias;
  •         Geração dos documentos do 13º salário. 

Todos esses documentos são gerados automaticamente e enviados por e-mail ou no aplicativo Hora do Lar Empregador, de acordo com a frequência em que eles são emitidos. 

E mais: cálculos de rescisão, retificação de verbas rescisórias, termos de acordo, contrato de trabalho, regularização retroativa do eSocial (no plano anual) entre outras vantagens. 

A Hora do Lar é uma plataforma totalmente integrada ao eSocial.

Por isso, suas funcionalidades oferecem a segurança que o empregador precisa para evitar atrasos e multas, além de contar com um canal de suporte. Esclareça dúvidas sobre suas dificuldades com eSocial através do WhatsApp ou e-mail.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.