...

Empregada quebrou minhas coisas: o que fazer?

Empregada quebrou minhas coisas, e agora? Em caso de dano material, as partes podem entrar em um consenso para ressarcimento do valor. Deve-se elaborar um documento que comprove a ciência da funcionária e o valor estipulado. Caso a quantia seja alta, pode-se parcelar e descontar de seu salário.

Por prestar serviços no âmbito residencial do empregador, o zelo e cuidado pelos bens da casa é essencial às empregadas domésticas. Contudo, ao exercer suas atividades, pode ser que um deslize aconteça.

Por isso, caso a funcionária acabe quebrando algum objeto pessoal do empregador, é importante saber como proceder. Neste momento, muitos contratantes pensam “a empregada quebrou minhas coisas, e agora?”

Então, para te ajudar com todos os detalhes e regras, o Hora do Lar preparou este artigo complete. Fique conosco até o final e boa leitura.

empregada quebrou minhas coisas
O que fazer se a empregada doméstica quebrar minhas coisas? Saiba tudo – Foto: Freepik.

Empregada quebrou minhas coisas, e agora?

Ao exercer suas atividades em âmbito doméstico, pode ser que a empregada doméstica acabe quebrando ou danificando algum item pessoal do empregador.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) discorre sobre a quebra material. O Artigo 462 dispõe:

§ 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

Portanto, o empregador apenas pode descontar o valor do item danificado em dois casos: mediante acordo prévio com a empregada ou se a quebra foi proposital.

Em outras palavras, o desconto apenas pode ser feito se a quebra e dano forem previstos pelo contrato de trabalho ou por qualquer outro documento assinado pela empregada. Assim, é preciso discorrer de maneira clara sobre o procedimento, assim como ela deve reconhecer ciência mediante assinatura.

Além disso, também prevê-se o desconto nas situações em que a empregada agiu de má-fé e causou danos propositais.

Ressarcimento do dano

Em caso de ressarcimento do dano, o mais recomendado é que o empregador entre em um acordo com a doméstica para que nenhum dos lados seja prejudicados. Assim, em casos de altas quantias, o contratante pode tomar algumas atitudes para restituir o valor total sem comprometer a renda da trabalhadora.

Por exemplo, quando o valor do dano for de R$500,00, o empregador pode parcelar a quantia. Dessa forma, desconta-se aos poucos do salário da empregada até totalizar o valor do objeto danificado.

Sobretudo, vale lembrar que a descrição do ressarcimento deve constar no documento citado no tópico anterior. Isso é fundamental para que não haja desentendimentos futuros com a sua empregada doméstica.

Gestão da empregada doméstica

Ao longo de sua jornada como empregador doméstico, é comum se deparar com situações inesperadas e nas quais você não sabe o que fazer. Nestes momentos, é preciso ter cuidado para não cometer erros, que podem trazer ainda mais prejuízos.

Mas como lembrar de tantos detalhes em meio a uma rotina corrida e agitada?

Para te ajudar nessa tarefa, existe uma plataforma completa e inteligente: o Hora do Lar. Nós te ajudamos em todos os momentos, processos e etapas do emprego doméstico, para que você não cometa nenhum erro e não tenha nenhuma dificuldade.

Estamos no mercado há mais de 5 anos, e ajudamos mais de 7500 empregadores a deixar suas rotinas de gestão doméstica mais rápida, fácil e automática. Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e evite todos os erros e prejuízos. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.