...

Guia DAE do eSocial paga Duas Vezes: o que fazer?

Em caso de Guia DAE do eSocial paga duas vezes, o empregador doméstico pode solicitar a restituição do valor através do site da Receita Federal. O contratante deve preencher o Pedido de Restituição ou ressarcimento, além de anexar os comprovantes de pagamento ao formulário.

Ao longo de seu tempo como empregador doméstico, é comum que alguns erros e deslizes ocorram. Por isso, é sempre importante contar com uma ajuda para resolver, para que você não saia prejudicado.

Um dos acidentes que podem acontecer é o pagamento da Guia DAE do eSocial de forma duplicada – ou seja, pode ser que você pague a mesma Guia duas vezes.

Para isso, existe um procedimento a ser feito para conseguir o ressarcimento da guia. Neste artigo, o HDL te mostra como fazer o requerimento da Guia DAE paga duas vezes. Boa leitura.

guia dae do esocial paga duas vezes
Passo a passo completo e atualizado de como proceder em caso de Guia DAE do eSocial paga duas vezes – Foto: Freepik.

Guia DAE do eSocial paga duas vezes: o que fazer?

Se você, empregador doméstico, se deparar com uma Guia DAE paga em duplicidade, não se preocupe: o caso tem solução.

Em caso de Guia DAE do eSocial paga duas vezes, o empregador pode solicitar a restituição do valor pago de duas maneiras: pelo site da Receita Federal ou pelo próprio site do eSocial Doméstico.

Site da Receita Federal

Para pedir a devolução do valor da Guia do eSocial com duplicidade no site da Receita Federal, o empregador deve preencher um formulário de Pedido de Restituição ou ressarcimento. A seção do documento está intitulada “Pagamento Indevido ou a Maior – Contribuição Previdenciária”.

Com as informações assinaladas, é preciso entregar o documento e uma das Unidades de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal.

Por fim, o valor restituído será depositado diretamente na conta informada pelo contratante no documento enviado.

Site do eSocial Doméstico

A restituição pelo site do eSocial Doméstico apenas pode ser feita quando houve duplicidade no mesmo mês. Dessa forma, para meses retroativos, deve ser feito o processo via Receita Federal.

Para solicitar a restituição da Guia DAE paga duas vezes através do eSocial Doméstico:

  1. Clique em “folha de pagamento” e, em seguida, “dados de folhas de pagamentos;
  2. Selecione a competência (mês e ano);
  3. Vá para “acesse a página de edição de guia”;
  4. Por último, selecione “abater pagamentos anteriores”.

Nesta tela irão aparecer as guias que têm pagamento confirmado. Assim, o empregador deve selecionar apenas a guia do mês paga em duplicidade.

Feito isso, o empregador deve ir até o site da Receita pedir a restituição.

Como preencher o pedido de restituição na Receita?

Antes de tudo, o empregador doméstico deve acessar o site da Receita Federal e pesquisar por “Pedido de Ressarcimento.”

Após isso, clique no arquivo encontrado na pesquisa realizada.

pedido de restituicao ou ressarcimento no site da receita federal

Ao clicar no anexo, será feito o download automático do documento no dispositivo do empregador. Logo ao abrir o documento, na primeira página, o empregador deve preencher informações como nome, CPF, valor do pedido de restituição e informações bancárias.

Ainda na primeira página, o contratante deve selecionar o tipo de ação da qual deseja ressarcimento. Neste caso, deve-se escolher “Pagamento indevido ou maior”.

Em seguida, o empregador deve informar o motivo do pedido e também um demonstrativo do cálculo de restituição.

informar o motivo do pedido de ressarcimento

Com as informações inciais preenchidas, em seguida o empregador deve assinar os dados do pedido de restituição. Veja o exemplo abaixo:

pagamento indevido ou a maior

Por fim, o empregador doméstico imprime o documento e leva até uma unidade de atendimento da Receita.

Como fazer se tenho várias Guias DAE do eSocial pagas duas vezes?

O procedimento é o mesmo que citamos acima, mas ao invés de fazer vários pedidos de restituição para cada Guia DAE com duplicidade, o empregador deve emitir somente um documento e preencher todas as Guias pagas duas vezes.

Como fazer o recolhimento da Guia DAE com segurança e praticidade?

Com a rotina do dia a dia, os empregadores precisam cada vez mais de ferramentas que facilitem a gestão dos seus empregados domésticos. Contudo, nem todas atendem ao empregador e suas demandas da melhor maneira possível.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente, especialista em gestão da empregada doméstica: o Hora do Lar. Nós ajudamos mais de 15.000 empregadores todos os meses, em todos os momentos, processos e etapas.

Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas que apenas o HDL te oferece, como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe toda a sua rotina de gerenciamento mais prática, rápida e automática. Cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.