...

Entenda Todas as Mudanças na Pensão Por Morte no Emprego Doméstico

As mudanças na pensão por morte no emprego doméstico estão entre os deveres sobre os quais o empregador precisa manter-se atento.

Mesmo que a morte seja entendida como parte da vida, lidar com o falecimento de pessoas conhecidas ainda é um processo difícil. Há Além das dolorosas questões emocionais, há obstáculos burocráticos inevitáveis. A família da empregada doméstica, por exemplo, tem direito a receber uma pensão por morte. Por isso, é preciso estar a par de todas as mudanças na pensão por morte no emprego doméstico.

A concessão desse benefício deve seguir regras muito claras, as quais sofreram alterações relevantes no último ano. Para saber de todos os detalhes a esse respeito, leia abaixo.

mudanças na pensão por morte no emprego doméstico

No que consiste a pensão por morte

Pensão por morte é um benefício dado à família da falecida. A maneira como é concedida depende tanto do salário que a empregada recebia quanto ao parentesco e idade dos parentes.

Ela é um benefício previdenciário que deve ser concedido aos familiares da falecida, conforme consta no artigo 74 da Lei 8.213/91. O tempo de cessão do benefício segue regras específicas e, por isso, muita atenção é necessária na hora de adequar tempo e caso.

Entenda o que mudou na pensão por morte no emprego doméstico

O período de pagamento do benefício foi alterado no último ano. Em dezembro de 2020, o Diário da União publicou os novos períodos de cessão do benefício. Essas novas resoluções entraram em vigor em janeiro de 2021. As diretrizes a seguir estão de acordo com o decidido.

É fundamental que o empregador entenda quais são suas responsabilidades nesse quesito. Compreender os detalhes de cada caso possível é essencial para evitar dores de cabeça.

Pensão para cônjuge ou companheiro

Apesar de a maioria dos casos poder seguir as resoluções da lista abaixo, há casos de exceção. Se o trabalhador não tiver cumprido 18 meses de carência – isto é, pagamento do INSS – ou se a formalização da relação tiver início em um período menor de dois anos antes do óbito, a duração do benefício da pensão será de apenas 4 meses.

A pensão, no caso de o cônjuge ou companheiro ser inválido ou deficiente, deverá ser paga enquanto a condição se estender, respeitando o prazo mínimo colocado na lista abaixo.

Se a circunstância não for nenhuma das citadas, o tempo de pagamento varia de acordo com a idade do dependente na data de falecimento do trabalhador, seguindo os moldes:

  • menor de 21 anos: recebem pensão por até 3 anos;
  • 21 a 26 anos: recebem pensão por até 6 anos;
  • 27 a 29 anos: recebem pensão por até 10 anos;
  • 30 a 40 anos: recebem pensão por até 15 anos;
  • 41 a 43 anos: recebem pensão por até 20 anos;
  • a partir de 44 anos: recebem pensão vitalícia.

Saber que ex-cônjuges ou companheiros que tenham dependência econômica da falecida comprovada também têm direito à pensão de morte é fundamental. A eles deve-se conceder o benefício tal qual prevê a lista acima. Mas, para tal, é preciso comprovar união estável ou casamento.

Pensão para filhos, enteados e irmãos

Para filhos, enteados e irmãos, deve-se pagar o benefício até os vinte e um anos de idade, quando, em teoria, já há possibilidade de sustento com autonomia. As exceções são casos de deficiência ou invalidez e de familiares emancipados. Esses segundos não têm direito à pensão por morte.

Nos casos de invalidez, o pagamento vale apenas se adquirida antes dos vinte e um anos de idade.

 

Gestão da empregada doméstica

O Hora do Lar é a solução completa, inovadora e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de sua empregada. Afinal, com tecnologia de ponta, você deixa toda a sua rotina mais simples e segura, reduzindo as chances de erros em até 98%.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar. Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.