...

Entenda Tudo Sobre Pensão Por Morte no Emprego Doméstico

A pensão por morte no emprego doméstico, pode ser concedida em casos específicos e principalmente, se a empregada doméstica for registrada.

 

Todos os poetas mais sábios algum dia já falaram da vida humana e sua enorme fragilidade, mas poucos falam sobre o depois; como lidar de maneira emocional ou racional com tudo. Bom, também, estaríamos cobrando muito dos poetas. Contudo, é importante lidar e as vezes a lei entra no meio desta situação.

O falecimento da empregada doméstica é um exemplo claro disso. Logo de cara, o empregador não sabe muito bem quais são os procedimentos, afinal é sempre um fato muito desagradável, mas segundo a Lei Complementar 150, há maneiras de resolver a situação. Neste artigo mostramos como. Boa leitura.

Pensão Por Morte no Emprego Doméstico

O que é pensão por morte?

Conta no artigo 74 da Lei 8.213/91, que a pensão por morte é um benefício previdenciário concedido aos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não. Trata-se de prestação continuada, substituidora da remuneração que o segurado falecido recebia em vida.

Contudo, a pensão por morte é concedida provisoriamente em caso de morte presumida do trabalhador, assim declarada pela autoridade judicial competente depois de seis meses de ausência, conforme artigo 78 da Lei 8.213/91.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Regras para o pagamento de pensão por morte no emprego doméstico

Para cada tipo de situação que a doméstica se encontrava antes do falecimento, impacta nas regras para o pagamento de pensão por morte. A seguir descomplicamos cada um dos casos.

Filhos e enteados

A pensão é paga até que os mesmos completem 21 anos, a única exceção é para o caso de invalidez ou deficiência adquirida antes de completar a idade máxima. Neste caso, será através de decisão judicial que tudo será resolvido para saber como fica a situação

Válido lembrar que filhos emancipados não recebem o benefício, afinal, adquiriram legalmente a independência financeira.

Cônjuge ou companheiro

Segundo oINSS, caso a empregada doméstica não tenha cumprido 18 meses de contribuição previdenciária, ou até mesmo se o casamento ou união estável tiver menos de 2 ano antes do falecimento da doméstica, o parceiro receberá o benefício por apenas 4 meses.

Ex- cônjuges que comprovem a dependência da renda proveniente da empregada doméstica, também tem direito de receber a pensão por morte.

Ademais, o recebimento de pensão para o cônjuge ou companheiro irá depender da idade do dependente na data do falecimento da doméstica:

  • menos de 21 anos: 3 anos;
  • entre 21 e 26 anos: 6 anos;
  • entre 27 e 29 anos? 10 anos;
  • entre 30 e 40 anos: 15 anos;
  • entre 41 e 43 anos: 20 anos;
  • a partir de 44 anos: benefício vitalício.

Informar o falecimento no eSocial Doméstico

É importante que essa informação seja inserida o mais rápido possível no sistema do eSocial Doméstico. Além disso, a família da empregada doméstica também tem direito às verbas rescisórias devidas, que são:

  • saldo de dias trabalhados no mês;
  • 13º salário proporcional aos meses trabalhados;
  • férias proporcionais mais terço constitucional de férias;
  • médias de horas extras e adicional noturno (quando houver);
  • saque do FGTS.

Para os dependentes terem acesso ao FGTS da doméstica, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • número de inscrição PIS/PASEP/NIS;
  • carteira de Trabalho do titular falecido;
  • declaração de dependentes habilitados ao recebimento de pensão fornecida por Instituto Oficial de Previdência Social, ou alvará judicial indicando os sucessores do trabalhador falecido;
  • certidão de Nascimento ou carteira de identidade e CPF dos dependentes menores, para abertura de caderneta de poupança.

Resolva este momento da melhor formar possível, para que tanto você, empregador, e a família da doméstica passem por essa situação da maneira mais tranquila e menos traumática.

Precisando de mais facilidade na gestão doméstica? Então experimente por 30 dias gratuitamente a plataforma Hora do Lar, o sistema inteligente e tecnológico para ajudar no dia a dia com seu empregado doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.