...

Entenda a Dinâmica por Trás do Cálculo de 13° Salário Proporcional de Empregada Doméstica

A doméstica que trabalhou mais de 15 dias ao longo de qualquer mês do ano, tem o direito garantido por lei de receber o 13° salário proporcional de empregada doméstica.

 

A época do pagamento do décimo terceiro é sempre um acontecimento para o empregador e também a doméstica, afinal, um lado deve fazer a conta do benefício e o outro espera por receber o valor a mais no final do ano. Mas na hora de fazer o cálculo tem muito empregador que se perde, principalmente, se tiver de calcular o 13° salário proporcional de empregada doméstica.

Este tipo de cálculo é completamente diferente do qual estamos acostumados a ver, isso porque, leva em consideração os meses que a doméstica prestou serviço durante o ano, por exemplo, uma trabalhadora que começou suas atividades em agosto deve receber 13° proporcional. Continue por aqui para entender as regras e o cálculo do décimo terceiro proporcional da doméstica.

13° Salário Proporcional de Empregada Doméstica

Outro ponto muito importante a compreender-se sobre o 13° salário proporcional de empregada doméstica é como funciona o mecanismo por trás do pagamento do mesmo.

Para receber a bonificação a empregada doméstica deve ter trabalhado ao menos 15 dias em cada mês durante o ano. Somente assim o mês será contabilizado e utilizado como avo na hora de fazer o cálculo do 13° salário.

Desta forma, se a empregada trabalhar somente 12 dias em maio, por exemplo, o mês não será incluso na contagem do benefício, somente os demais meses caso tenham sido trabalhados mais de 15 dias.

Qual a data de pagamento do 13° salário?

Apesar de o 13° salário ser proporcional, a data de pagamento nada difere das demais empregadas domésticas que trabalharam os 12 avos. Conforme a lei, o empregador deve fazer o pagamento do décimo proporcional em duas parcelas.

A primeira tem o prazo de até 30 de novembro e o valor deve vir em sua totalidade, sem nenhum desconto. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, esta vem com o desconto de INSS e IR, se houver. Para quem optar em pagar em parcela única, a data limite é a mesma para o pagamento da primeira parcela.

Como calcular 13° salário proporcional de empregada doméstica?

Esclarecidos os principais pontos sobre o décimo terceiro proporcional é hora de compreender como funciona o cálculo e de que jeito o empregador deve faze-lo.

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

(remuneração mensal ÷ 12) x meses trabalhados = 13º proporcional.

Suponhamos que a empregada doméstica tenha trabalhado durante 7 meses ao longo do ano, recebendo um salário de R$ 1.200,00. Utilizando a fórmula acima, o cálculo do 13° salário proporcional ficaria assim:

1200 ÷ 12 = 100

100 x 7 = 700 ( valor do 13° salário que a empregada recebe)

Como fica o pagamento do 13° salário na rescisão?

Quando a empregada não é demitida por justa causa deve acontecer o pagamento do 13° salário proporcional ao tempo trabalhado naquele ano até a rescisão de contrato.

O processo é o mesmo, o empregador deve contabilizar os meses trabalhados pela empregada e aplicar o valor proporcional do décimo terceiro a rescisão com as demais verbas devidas a empregada.

Sendo proporcional ou não é extremamente essencial que o empregador cumpra corretamente o pagamento do 13° salário nas datas previstas em lei. Manter o calendário de pagamento em dia garante, acima de tudo, uma relação trabalhista mais saudável e o melhor na lei.

Todos os cálculo em apenas um clique

Os cálculos da gestão do seu empregado doméstico não precisa ser complexos e muito menos chatos, pois o mercado já dispõe de ótimas ferramentas que fazem tudo automaticamente para o empregador.

As ferramentas mais completas fazem o cálculo de férias, rescisão, 13° salário e muitos outros em apenas um clique, tudo para facilitar a rotina de gestão do empregado doméstico.

O Hora do Lar, além dos contratos, faz cálculos de férias, rescisão, vale-transporte e o melhor a Plataforma é totalmente integrada ao eSocial e você pode emitir as guias DAE novas e atrasadas, tudo em um clique. Descubra o que o Hora do Lar pode fazer pela sua gestão doméstica.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.