...

Benefícios Previdenciários da Empregada Doméstica: veja todos!

Os benefícios previdenciários da empregada doméstica são: salário-família, acidente de trabalho, auxílio-doença e aposentadoria. Tratam-se de direitos trabalhistas previstos pela Lei Complementar 150 a todos os trabalhadores brasileiros com CTPS assinada.

Ao contratar uma empregada doméstica, uma das primeira atitudes do empregador é fazer o seu registro em CTPS e no eSocial. Além de conferir legalidade à relação trabalhista, essa atitude garante o acesso da funcionária aos direitos trabalhistas.

Os benefícios previdenciários são previstos por Lei, para os casos nos quais a empregada doméstica se encaixa nos critérios de recebimento. Por isso, o empregador deve entender quais são e em quais casos oferecer.

Então, quer saber tudo sobre os benefícios previdenciários da empregada doméstica? Então, continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

beneficios previdenciarios da empregada domestica
Guia completo com todos os direitos previdenciários da empregada doméstica em 2023 – Foto: Freepik.

Direitos previdenciários da empregada doméstica

Os benefícios previdenciários da empregada doméstica são garantidos mediante assinatura da carteira de trabalho, conforme previstos pela Lei Complementar 150. São eles:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-Doença;
  • Auxílio acidente de trabalho;
  • Salário-família;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio reclusão;
  • Pensão por morte.

Assim, a partir do assinatura em carteira, a empregada doméstica passa a ser um segurado da Previdência Social.

Isso acontece devido a contribuição mensal realizada ao INSS, paga todos os meses pelo empregador doméstico através da Guia DAE do eSocial.

Aposentadoria

A aposentadoria da empregada doméstica é oferecida nas seguintes ocasiões:

  • Por idade – 60 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • Por tempo de contribuição – 30 anos para mulheres e 35 anos para homens;
  • Por invalidez – pode ser motivada por acidente ou doença que tornam o trabalhador incapaz de trabalhar.

Auxílio-doença

O auxílio-doença, nome popular para o auxílio por incapacidade temporária, é oferecido aos trabalhadores que precisam se afastar de seu trabalho por problemas de saúde, mediante comprovação médica.

Então, para ter acesso ao benefício, o seguradp deve agendar a perícia médica junto ao INSS, além de apresentar o atestado ao contratante. Assim, a Previdência Social paga o afastamento da doméstica caso ele seja superior a 15 dias. Contudo, se for inferior, o pagamento é de responsabilidade do empregador.

Auxílio acidente de trabalho

Caso a empregada doméstica sofra algum acidente de trabalho ou fique doente em decorrência de algum evento em seu local de serviços, o empregador deve emitir o CAT através do eSocial Doméstico.

Assim, a partir dessa atitude, a trabalhadora tem o amparo da Previdência Social durante o período em que estiver afastada para recuperação.

Auxílio reclusão

Já no caso da empregada que, por algum motivo, vai presa, oferece-se o auxílio reclusão à família da empregada.

Pensão por morte

No caso de falecimento da empregada doméstica, a família tem direito a pensão por morte.

Salário-maternidade

Oferece-se o salário maternidade à empregada doméstica que contribui com a Previdência Social. Assim, o benefício é concedido a partir do 8º mês de gestação mediante comprovação médica. Ou, ainda, a partir da data de nascimento do bebê, pelo período de 120 dias.

Salário-família

O salário-família é um valor oferecido mensalmente às empregadas que possuem dependentes econômicos de até 14 anos de idade ou PCD/incapaz. Além disso, o teto de recebimento é R$1.754,18, com descontos e adicionais inclusos.

Em 2023, o valor do salário-família por dependente é de R$59,82, proporcional ao total de filhos que se enquadram na categoria. A Previdência Social repassa o valor ao empregador doméstico e, por isso, deve estar incluso no eSocial Doméstico.

Gerenciamento de empregados domésticos

Ser um empregador doméstico não é uma tarefa simples. Afinal, junto à rotina corrida e agitada, é preciso lembrar de diversos detalhes e regras, que podem deixar tudo mais complicado.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente para gestão de empregadas domésticas: o Hora do Lar. Afinal, nós ajudamos mais de 15.000 empregadores todos os meses, em todos os momentos, processos e etapas.

Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas que apenas o HDL te oferece, como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe sua rotina de gerenciamento mais rápida, prática e automática. Cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.