Rate this post

Está previsto na LC nº150 o direito da categoria doméstica à carteira de trabalho assinada. Assim também, fica assegurado os benefícios previdenciários da empregada doméstica perante a Previdência Social, tais quais a aposentadoria e o auxílio doença, por exemplo.

Veja abaixo a lista completa de todos os direitos previdenciários a que a categoria doméstica tem direito.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Direitos previdenciários da empregada doméstica

Primeiramente, é importante alertar que a relação empregatícia só é estabelecida entre empregador e empregado a partir da assinatura em carteira e, no caso da categoria doméstica, quando o serviço contrato ultrapassa 3 dias de trabalho semanal.

Conforme estabelece a PEC das Domésticas, é assegurado os direitos beneficiários previdenciários da empregada doméstica. A partir do assinatura em carteira, a empregada doméstica passa a ser um segurado da Previdência Social.

Isso acontece devido a contribuição mensal realizada ao INSS (veja tabela 2019 atualizada). Lembrando que, o recolhimento do INSS através da Guia DAE é obrigatória desde 2015, quando foi aprovado a primeira fase da PEC.

Benefícios previdenciários da emrpegada doméstica

Aposentadoria

  • por idade – 60 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • por tempo de contribuição – 30 anos para mulheres e 35 anos para homens;
  • 85/95 – 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens;
  • por invalidez – pode ser motivada por acidente ou doença.

Veja também os direitos à estabilidade pré-aposentadoria no emprego doméstico.

Auxílio doença

O auxílio doença funciona de um jeito diferenciado para a categoria doméstica. Veja bem, enquanto trabalhadores CLT precisam de um afastamento mínimo de 15 dias para receberem o benefício previdenciário, os empregados doméstico têm esse direito garantido a partir do 1° dia de afastamento.

Auxílio acidente

No caso do empregado doméstico sofrer um acidente (de trabalho ou não) que reduz suas capacidades para o exercício da função, ele tem direito ao auxílio acidente.

Auxílio reclusão

Já no caso do funcionário que, por algum motivo, é preso, o auxílio reclusão será devido à família do empregado.

Pensão por morte

No caso de falecimento do empregado doméstico a família tem direito a pensão por morte.

Salário maternidade

O salário maternidade é atribuído à empregada doméstica que contribue com a Previdência Social. O benefício é concedido a partir do 8º mês de gestação diante de comprovação médica. Ou ainda a partir da data de nascimento do bebê, pelo período de 120 dias.

Salário família

O valor do salário família está diretamente relacionado ao valor do salário mínimo. Esse benefício, por sua vez, nada mais que um complemento da renda do trabalhador de baixa renda (conforme estabelecido anualmente pelo INSS).

Conforme a lei nº 4.266:

Art. 1º. O salário-familia, instituído por esta lei, será devido, pelas empresas vinculadas à Previdência Social, a todo empregado, como tal definido na Consolidação das Leis do Trabalho, qualquer que seja o valor e a forma de sua remuneração, e na proporção do respectivo número de filhos.

De acordo com atualização anual do INSS, trabalhadores que recebem até R$ 1.364,43 são considerados de baixa renda, por isso têm direito ao benefício previdenciário. As cotas, no entanto, são diferentes conforme a renda recebida.

Veja como funciona o salário família 2019 e tire suas dúvidas sobre o tema.

Gerenciamento de empregados domésticos

Como você pôde ver, as obrigações do empregador doméstico são muitas e administrar todos os encargos devidos não é fácil. Além, claro, de todas as demais questões necessárias para manter o empregado regularizado. Pensando nisso, propomos a teste gratuito da plataforma Hora do Lar.

Para um gerenciamento seguro dos empregados domésticos 100% de acordo com a legislação vigente, experimente agora! Disponível para Android | iOS.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *