...

Como emitir CAT pelo eSocial Doméstico: passo a passo

Para emitir CAT pelo eSocial Doméstico, o empregador deve acessar “Gestão de empregados” na plataforma e selecionar a empregada acidentada. Depois, basta clicar em “Afastamento Temporário/CAT”, emitir o comunicado e preencher as devidas informações.

emitir cat pelo esocial
Caso a empregada doméstica sofra algum acidente durante a prestação de serviços, o empregador deve imediatamente emitir o CAT pelo eSocial. Basta acessar a aba de Gestão de Empregados e registrar um afastamento temporário/CAT — Foto: Freepik.

Ao longo da relação trabalhista, pode ser que a empregada doméstica acabe sofrendo algum acidente de trabalho durante suas atividades. Nestes casos, o empregador deve registrar a ocorrência no eSocial Doméstico, a fim de informar o governo federal.

Então, para emitir CAT pelo eSocial Doméstico — o Comunicado de Acidente de Trabalho —, basta fazer login na plataforma e preencher algumas informações referentes ao acidente. A funcionalidade centraliza ainda mais a gestão da empregada em uma plataforma única, facilitando a rotina do empregador.

Contudo, por não ser um processo recorrente na relação trabalhista, pode ser que o contratante tenha dúvidas e dificuldades. Não sabe como emitir CAT pelo eSocial Doméstico?

Para te ajudar com todos os detalhes, preparamos este artigo completo. Fique conosco até o final e boa leitura.

O que é o CAT?

CAT é a sigla para Comunicado de Acidente de Trabalho, um documento que reconhece uma doença ocupacional ou acidente de trabalho que possa ter acometido a empregada doméstica durante sua prestação de serviços.

Ou seja, é um registro oficial que informa a ocorrência de um evento contra a profissional ao Governo Federal.

Por isso, o CAT deve ser registrado sempre que a empregada sofrer algum acidente durante o trabalho, independente do afastamento do empregado doméstico.

Como proceder em caso de acidente de trabalho?

Configura-se como acidente de trabalho todas as ocorrências danosas contra a empregada que ocorrem durante sua prestação de serviços, no âmbito residencial do empregador. Para tanto, o seu primeiro dever enquanto contratante é oferecer os equipamentos e condições adequadas para evitar acidentes.

A oferta de objetos adequados, como sapatos anti-derrapantes e luvas para manuseio de produtos químicos, auxilia na prevenção de acidentes.

Caso ainda assim ocorram, a sua primeira ação após o acidente deve ser oferecer o devido socorro e ajuda para a empregada, e facilitar o atendimento médico. Além disso, o contratante deve emitir CAT no eSocial Doméstico quanto antes.

Em caso de falecimento da empregada doméstica, o comunicado deve ser imediato. A não realização do comunicado no prazo estipulado coloca o empregador em risco de multas trabalhistas que variam de R$ 670,89 a R$ 6.708,88.

Como funciona o CAT no eSocial Doméstico?

O empregador doméstico é o responsável pelo registro imediato do comunicado sempre que houver acidente de trabalho. A empregada que possui CAT registrado tem estabilidade de 12 meses a partir da data de retorno, desde que o afastamento seja superior a 15 dias.

Conforme a Lei n.° 8.213/91, art. 118:

Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.

Caso o afastamento seja inferior 15 dias, não há direito ao benefício, já que os dias de inatividade serão pagos pelo empregador.

Então, pelo tempo que durar o auxílio-doença acidentário, o empregador deve recolher o FGTS mensal, na conta vinculada do trabalhador junto à Caixa Econômica Federal.

Como emitir CAT pelo eSocial Doméstico?

O passo a passo de como emitir CAT pelo eSocial Doméstico é:

  1. Faça login no eSocial Doméstico; 
  2. Clique em “Gestão de empregados”;
  3. Selecione a empregada acidentada;
  4. Vá para “Movimentações Trabalhistas”;
  5. Registre o acidente em “Afastamento Temporário/CAT” e, em seguida, “Comunicação de CAT”;
como emitir cat pelo esocial domestico

6. Preencha a “Comunicação do Acidente de Trabalho” — tipos, data, situações e etc;

emitir cat pelo esocial domestico

7. Preencha as informações sobre o “Local do Acidente de Trabalho”;

informe o local onde o acidente de trabalho ocorreu

8. Informe a “Parte Atingida pelo Acidente de Trabalho” e “Agente Causador do Acidente de Trabalho”;

preencha as informacoes sobre o acidente ocorrido

9. Em casos de afastamento maiores que 15 dias, forneça os dados sobre o atestado médico;

salve o registro de cat no esocial

9. Clique em salvar.

Caso a empregada seja afastada, o empregador também deve registrar o afastamento da profissional na plataforma.

Qual o prazo para registrar CAT no eSocial Doméstico?

O empregador doméstico tem o prazo de até 1 dia útil — 24 horas — para informar o acontecimento no eSocial Doméstico.

Como fica o afastamento da empregada doméstica?

Conforme a gravidade do acidente de trabalho, a empregada doméstica pode ser afastada de suas atribuições por um determinado período, a fim de recuperar integralmente suas condições físicas e sua saúde.

Mas você sabe quem paga o afastamento da profissional? Confira todos os detalhes aqui: Quem Paga o Afastamento da Doméstica?

Conte com o Hora do Lar em todos os momentos

Ser um empregador doméstico não é uma tarefa simples, e são diversos os detalhes a serem lembrados. Por isso, é comum que os empregadores tenham dúvidas ou se sintam confusos em alguns processos.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Além disso, com o Blog do Hora do Lar, você tem acesso a diversos artigos que te ajudam em todos os detalhes quando o assunto é emprego doméstico. Ainda, assinando a Newsletter, você fica por dentro de todos os posts e todos os eventos e mudanças.

Você também pode ativar as nossas notificações e receber alertas exclusivos de avisos e novidades. Basta clicar no ícone de sino na parte inferior direita da tela e se inscrever. Não se esqueça de permitir as notificações em seu navegador e em seu computador.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.