...

Alterar o Empregador no eSocial doméstico: Confira como!

Alterar o empregador no eSocial doméstico é um processo essencial, seja em caso de falecimento do contratante ou de demissão da empregada. Afinal, a  transferência de titularidade faz parte da vida do empregador

A mudança de titularidade é uma opção que integra a gerência do emprego doméstico. Seja no caso de empregadas, cuidadores de idosos ou caseiros, entender como alterar o empregador no eSocial doméstico é muito importante.

Tendo isso em vista, a plataforma do governo entra para facilitar essa atividade. Ela permite a formalização dos que buscam alterar o empregador, por ser um sistema integrado ao Ministério da Economia.

O texto abaixo separou as informações mais relevantes sobre titularidade no emprego doméstico. Então, fique até o final para uma experiência completa!

alterar o empregador no esocial domestico
Passo a passo de como alterar o empregador no eSocial Doméstico – Foto: Freepik.

Saiba quando alterar o empregador no eSocial Doméstico

A transferência de titularidade se faz necessária quando o responsável pelo lado contratante precisa ser alterado. Ou seja, quando muda o empregador responsável.

No emprego doméstico, o vínculo com a empregada é diferente de outras maneiras de contratação. Nesse sentido, toda a família está envolvida, por conta da convivência. Isto é, o empregador pode acabar sendo apenas o representante dessa família.

Dessa forma, há dois casos nos quais isso pode acontecer:

  • Falecimento do contratante: nesse caso, a titularidade pode ser transferida para outro familiar;
  • Separação de um casal de empregadores: aqui, a titularidade pode ser alterada para o contratante que irá usufruir dos serviços da empregada.

Em ambos os casos, o processo só é possível se for feito em comum acordo com a empregada doméstica.

Entenda como funciona o eSocial

O eSocial Doméstico é uma plataforma governamental que compila informações sobre os vínculos empregatícios. Ou seja, é uma ferramenta usada pelo Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED).

O site tem como objetivo informatizar a burocracia envolvida na contratação. Portanto, é através dele que a prestação de contas é facilitada para ambas as partes.

Não esqueça de alterar o empregador no eSocial Doméstico

Na hora de formalizar o fim de um vínculo empregatício ou alterar a titularidade após falecimento, o eSocial Doméstico deve estar presente.

A transferência de titularidade no eSocial possui um procedimento específico para que tudo se mantenha dentro da legalidade. Isso acontece em todos os outros processos do emprego doméstico.

É através dele que o processo será, de fato, oficial. Por isso, o empregador não pode deixar de fazer seu cadastro na plataforma.

Caso a mudança não seja notificada de maneira correta na plataforma, são inevitáveis os mal entendidos. Como resultado, multas e processos trabalhistas estão no leque de consequências possíveis.

Confira mais aqui: Como Fazer a Transferência de Titularidade no eSocial?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O melhor para a gerência do emprego doméstico

O eSocial Doméstico, ainda que proponha facilitar processos, não é uma plataforma tão intuitiva como pode parecer. Os caminhos pelos quais o empregador deve seguir nem sempre são claros.

Tendo isso em vista, a solução para evitar dores de cabeça é o Hora do Lar. Uma plataforma digital feita especialmente para o empregador doméstico.

Com navegação simples e personalizada, além da certeza de que as informações são seguras e completas.

É possível fazer controle de ponto, cálculo de folha e muito mais, tudo através do app HDL. Além disso, é integrado ao eSocial Doméstico, o que facilita o preenchimento de dados no site governamental.

Cadastre-se hoje e experimente a transformação digital no emprego doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.