...

Como Fazer a Transferência de Titularidade no eSocial?

A transferência de titularidade no eSocial pode acontecer quando há falecimento do empregador ou simplesmente quando a empregada doméstica é demitida. O novo empregador deve fazer o procedimento em alguns passos simples.

Contratar empregados domésticos regularizados passou a fazer parte da vida de cada vez mais brasileiros. Entretanto, os empregadores ainda têm muitas dúvidas a respeito da burocracia e das obrigações exigidas pelo Governo Federal e pelo Ministério do Trabalho. Uma destas burocracias, diz respeito a transferência de titularidade no eSocial doméstico.

A mudança de titularidade no eSocial, é obrigatória em caso de mudança do empregador — mesmo para o caso de contratação de empregados domésticos, babás e cuidadores de idosos, por exemplo.

Se você ainda não sabe como funciona esse procedimento e quer fazer tudo de acordo com as leis, esse post é para você. Confira e fique bem informado!

O que é o eSocial?

O eSocial é uma plataforma que compila todas as informações dos trabalhadores — trabalhistas, previdenciárias e fiscais — em uma única ferramenta que faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), uma iniciativa que moderniza e virtualiza as obrigações das empresas e pessoas físicas contratantes.

A plataforma evita prestações de contas feitas de forma duplicada ou dados inconsistentes, agilizando os processos e diminuindo a burocracia das contratações, tão malvista pelos patrões. No entanto, é essencial que, antes de tudo, o empregador faça o seu cadastro no eSocial.

 

Quem deve fazer a transferência de titularidade no eSocial?

A transferência de titularidade é necessária quando há mudança do empregador. Isso pode acontecer no caso de falecimento do contratante ou quando um casal se separa e uma das partes fica responsável pelo contrato.

Quem assumir a responsabilidade deverá anotar na carteira de trabalho do empregado, na página “Anotações Gerais”, o nome do novo empregador e o motivo da transferência. Dessa forma, não é preciso demitir o contratado. Basta seguir os passos que apresentaremos no tópico a seguir. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como fazer a transferência?

Antes de tudo, é preciso que o patrão tenha um cadastro no programa do eSocial. Depois disso, será necessário cadastrar o empregado, tendo em mãos os seguintes dados:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • NIS (Número de Identificação Social);
  • nacionalidade do empregado;
  • raça;
  • grau de instrução.

Na sequência, basta clicar no botão “Avançar” e preencher as informações a respeito do vínculo empregatício:

  • dados da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • data de admissão, que não deve ser alterada, ou seja, basta manter como o primeiro dia de trabalho do antigo contratante;
  • dia de opção pelo FGTS;
  • número do telefone celular;
  • e-mail válido.

Após a inserção desses dados, a transferência de titularidade no eSocial estará concluída. O que deve ser feito, a seguir, é o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte do empregador. É importante, também, que os dados de acesso sejam anotados.

Realizar a transferência de titularidade no eSocial é muito importante quando o contratante é alterado. Além de evitar ações trabalhistas, isso deixa o trabalhador mais seguro e confiante na sua função. Por isso, não deixe de regularizar a situação do seu empregado doméstico.

Emissão da Guia DAE em um clique

Após o empregador ter feito a mudança de titularidade no eSocial deve ser feito todo dia 7 de cada mês o recolhimento da Guia DAE com todos os encargos.

Para emitir a DAE o empregador precisa entrar no site do eSocial para gerar o documento, mas esse procedimento já pode ser totalmente automático e o empregador nem se quer precisa entrar no site do Governo. Isso por que já existem ferramentas disponíveis no mercado que fazem essa tarefa para o empregador.

Os serviços mais completos como a Plataforma Hora do Lar emitem as DAE atuais, ou seja, do mês e também as guias atrasadas, isso porque nosso sistema é totalmente integrado ao eSocial. Em um clique o empregador tem o documento e pode imprimi-lo via aplicativo.

Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.