...

Como assinar carteira de trabalho digital da doméstica: Guia 2023!

Afinal, como assinar carteira de trabalho digital da doméstica? Para que o registro conste na CTPS Digital, o empregador deve cadastrar a funcionária no eSocial Doméstico com todas as informações dispostas em contrato de trabalho.

Em meio à rotina corrida e agitada, pode ser que você precise contratar uma trabalhadora doméstica para te ajudar com algumas atividades. Seja a manutenção e limpeza da casa, acompanhar um membro familiar ou até mesmo atuar como motorista – independente da função, trata-se de trabalho doméstico.

Contudo, ser um empregador não é uma tarefa simples. Afinal, são diversos deveres e responsabilidades para lembrar, que já começam no momento de admissão da funcionária. Aqui, o contratante deve se atentar a todos os processos e etapas para que a empregada não fique irregular.

Um dos procedimentos essencias é a assinatura da CTPS Digital. Quer saber como assinar carteira de trabalho digital da doméstica? Não se preocupe, fique com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

como assinar carteira de trabalho digital da domestica
Guia completo e atualizado para assinar a CTPS Digital da empregada doméstica em 2023: passo a passo – Foto: Freepik.

Registrar empregada doméstica

Fazer o registro da empregada doméstica é a primeira e principal responsabilidade do empregador. Afinal, é dessa forma que garante-se a legalidade do trabalho e comprova-se o vínculo trabalhista, além de assegurar os direitos trabalhistas à empregada doméstica.

De acordo com a Lei Complementar 150, todas as trabalhadoras que atuam de maneira contínua, durante 3 ou mais dias na semana, para o mesmo empregador e sem fins lucrativos, devem ser registradas.

O processo envolve 3 etapas fundamentais: elaboração do contrato de trabalho, assinatura da CTPS e registro no eSocial Doméstico.

Dessa forma, o empregador que mantiver uma empregada sem registro fica sujeito a multas e ações trabalhistas. Segundo a Lei 13.467, o valor da penalidade vai de R$800,00 a R$3.000,00 por funcionária sem registro.

Saiba mais:

Carteira de trabalho digital

A partir de 2019, a carteira de trabalho digital passou a ser utilizada como substituta à carteira de trabalho física. O objetivo da medida foi unificar e reunir todas as informações contratuais dos trabalhadores brasileiros em um sistema único.

Contudo, o documento físico não perdeu validade e o empregador pode assiná-lo caso a empregada não tenha o digital.

Além disso, tratando-se de uma plataforma do Governo Federal, a CTPS Digital é integrada ao eSocial Doméstico. Em outras palavras, todas as informações que o empregador doméstico inserir no cadastro da empregada serão transportados de forma automática para sua carteira de trabalho digital.

O documento pode ser feito e acessado através do aplicativo do Governo Federal, disponível para iOS e Android, e acessável pelo computador. Para se identificar, pode-se utilizar o número do CPF do trabalhador. 

Como assinar carteira de trabalho digital da doméstica

Para saber como assinar carteira de trabalho digital da doméstica, o empregador deve:

  1. Acesse o eSocial Doméstico;
  2. Faça login com seus dados gov.br;
  3. Vá para o menu “Trabalhadores”;
  4. Dê início ao processo de registro de um novo funcionário;
  5. Informe os documentos solicitados;
  6. Preencha todas as informações de acordo com o contrato de trabalho;
  7. Finalize o processo e salve as informações.

Para assinar a carteira digital da empregada doméstica, o empregador deve registrá-la no eSocial. Por serem plataformas integradas, as informações cadastradas no eSocial são transportadas para a CTPS Digital da trabalhadora em até 72 horas.

Documentos para cadastrar empregada doméstica no eSocial

Para registrar a empregada doméstica no eSocial, o empregador deve solicitar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Estado civil;
  • Nacionalidade;
  • Número de celular para contato;
  • Email;
  • Número de dependentes – se houver, solicite o CPF e a data de nascimento.

Além disso, não se esquece de preencher os campos conforme o contrato de trabalho. O empregador deve informar o valor do salário, a jornada de trabalho, o tipo de contrato e etc.

Gestão da empregada doméstica

Uma vez a empregada doméstica contratada e devidamente registrada, o empregador deve ter cuidado ao realizar sua gestão. Afinal, as responsabilidades não acabam com a finalização do processo de admissão.

Para te ajudar a manter sua empregada regularizada, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 19

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.