);
Hora do Lar
  • Site
  • Blog
  • Materiais gratuitos
    • [Checklist] Documentos para contratação
    • [Checklist] Cadastro no eSocial Doméstico
    • [Checklist] Cálculo de férias e rescisão
    • [eBook] Turnos de trabalho para cuidador
    • [Checklist] Cálculo de férias e rescisão do cuidador
    • [eBook] Contratação de enfermeiro
    • Outros materiais
  • Calculadora de salário
  • Contato
    • Formulário de contato
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Cadastre-se

Multa por não assinar carteira da empregada doméstica: existe ou não?

Publicado por Kezia Amaro em 30 de setembro de 201930 de setembro de 2019

Apesar de nem ser um novinho, o emprego doméstico ainda é revestido de mitos, digno da mitologia Grega. Isso é até compreensível devido às Leis brasileiras serem um pouco “místicas” para a maioria dos empregadores domésticos.

É bom deixar claro que a Lei não impõe que nenhuma oferenda seja entregue ou coisa do tipo, mas que você, empregador, cumpra papéis básicos para regularizar a sua empregada doméstica.

Neste artigo você vai entender a importância de regularizar sua empregada e se, afinal, existe multa por não assinar carteira de doméstica. Boa leitura!

Multa por não assinar carteira da empregada doméstica

Encontre no Hora do Lar

  • Sou obrigado mesmo a assinar a carteira da minha empregada?
  • Mas, e a multa por não assinar a carteira, existe ou não?
  • É sempre melhor prevenir

Sou obrigado mesmo a assinar a carteira da minha empregada?

Alguns empregadores tem a sensação, equivocada, de que no nosso país nada funciona, por isso, muitas vezes eles deixam de cumprir suas obrigações por acharem que não haverá “punição”.

Mas quando falamos de Leis Trabalhistas no Brasil, o “buraco” é mais embaixo e a coisa é séria para os empregadores. Não é que elas sejam exatamente as vilãs da história, muito pelo contrário, as Leis servem para deixar as coisas claras e ajustadas para você e sua empregada.

Por isso, não tem escapatória, a partir do momento que você encontrou a candidata ideal, a pessoa que vai trabalhar na sua casa, ela precisa ter a carteira de trabalho assinada.

Isso está na lei e de jeito nenhum o empregador pode pensar em desobedecer esse regra. Assinar a carteira da sua empregada é o caminho natural da regularização, para que tudo na relação de trabalho fique no mais perfeito equilíbrio.

Preste atenção aqui!!!

Não pense que a carteira de trabalho da doméstica pode ficar com você por um longo tempo. Depois que a carteira estiver em suas mãos, é preciso devolver para a empregada em até 48 horas.

Então, depois de pegar o documento corra o quanto antes para assinar a carteira da trabalhadora. Fuja de problemas.

Caso você seja um pouco desastrado, procure tomar o máximo de precauções possíveis. Perdas ou danos nos documentos podem resultar em multas para o empregador.

Calculadora de Salário do Emprego Doméstico

Mas, e a multa por não assinar a carteira, existe ou não?

Durante muito tempo, ou melhor, antes das PEC’s de 2013 e 2015, o emprego doméstico andava meio abandonado, havia uma carência de previsão legal em vários aspectos.

Depois de muitos ajustes, inclusive na Consolidação das Leis Trabalhistas, o emprego doméstico foi ganhando novas formas e regras, com isso, os empregados ficaram cada vez mais protegidos.

Por isso, sim, a multa realmente existe e não é nenhum mito popular. A Reforma Trabalhista de 2017, alterou os valores da multa por não assinar carteira da empregada doméstica.

Para o empregador que não registrar a emprega doméstica, previsto na CLT artigo 47 a multa varia de R$ 800,00 a R$ 3.000,00 por empregado. Se persistir no erro pode levar multa de valor igual se tiver outro trabalhador sem carteira assinada.

É meu amigo, a multa é alta e o Ministério do Trabalho está de olho. Nesse caso não adianta tentar driblar as Leis. Eu sei que elas podem até parecer rígidas demais, porém é isso que pauta uma relação de trabalho ajustada para você e sua empregada.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

É sempre melhor prevenir

“Prevenir sempre é o melhor remédio”; essas palavras são muito sábias. Essa lição não vale só para questões pessoais da vida, mas também para relação de trabalho.

Na verdade, isso é mais válido ainda para aqueles empregadores que estão em dúvida sobre regularizar ou não a empregada doméstica.

Se você acha que somente a empregada ganha ao ser registrada, fique sabendo que isso é um equívoco.

Quando o empregador assina a carteira, faz um contrato e registra a si e seu funcionário no eSocial, ele está automaticamente se protegendo de diversos riscos trabalhistas.

Por isso, coloque na balança se vale ou não a pena manter por perto o fantasma da irregularidade. Já posso me adiantar que a resposta é: NÃO VALE!

Curtiu as informações (e até a reflexão) do artigo? Então, assine a newsletter no HDL para receber os melhores conteúdos que fazemos pensando especialmente em você.

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico
Categorias: Carteira de trabalhoDicas Hora do Lar

0 comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais

Posts relacionados

Dicas Hora do Lar

Prazo do Imposto de Renda 2021 para o Empregador: Confira as Novas Datas!

O prazo do imposto de renda 2021 para o empregador é no dia 31 de maio, as 23h59min59s, após nova alteração. Devem declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi Leia mais…

Contratação de empregados domésticos

Empregada Doméstica Precisa Fazer Exame Admissional? Fique Informado Sobre os Processos da Contratação!

Saber se a empregada doméstica precisa fazer exame admissional ou não é fundamental para o processo de contratação, já que o exame verifica as aptidões da candidata para exercer a futura função.     A Leia mais…

Acidente de trabalho

Acidentes Não Relacionados ao Emprego Doméstico: O Que Fazer?

Os acidentes não relacionados ao emprego doméstico são aqueles que ocorrem fora do ambiente e horário de trabalho. Nesses casos, o empregador precisa lançar o atestado médico no eSocial.   A empregada doméstica sofreu um Leia mais…

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
Feito com ❤ pelo time de marketing do Hora do Lar