...

Aprenda a contratar empregada doméstica seguindo estes 10 passos

A rotina cheia de compromissos tem feito com que muitas pessoas procurem alguém capacitado com o objetivo de auxiliar nas tarefas diárias do lar. Diante desse cenário, a alternativa mais inteligente é contratar empregada doméstica.

Afinal, nada melhor do que contar com uma pessoa experiente e que tenha a habilidade de realizar com eficiência os serviços e ajudar nos cuidados com a casa. Essa profissional de confiança pode ser o seu braço direito e vai servir como uma grande aliada no dia a dia.

selecao empregada domestica

Entretanto, é preciso ter atenção no momento de selecionar as candidatas e então, escolher a empregada ideal. Trata-se de uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse sentido, é importante realizar uma entrevista prévia e avaliar aquela que melhor se encaixa no perfil da vaga.

Neste artigo, vamos apontar algumas dicas e esclarecer as principais questões que envolvem a contratação de uma empregada doméstica. Assim, você vai conseguir escolher a melhor candidata conforme as suas necessidades. Acompanhe a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Realize um bom processo seletivo

O processo seletivo para escolher a melhor empregada abrange várias etapas, como fazer a entrevista, conversar melhor para conhecer o perfil da candidata, esclarecer as expectativas, informar sobre as tarefas que serão desempenhadas, entre outras funções.

2. Faça as perguntas certas

É importante fazer as perguntas adequadas para as candidatas durante o processo de seleção para a vaga. Confira alguns exemplos de indagações úteis:

  • qual é a sua pretensão salarial?
  • Tem referências prévias de outros empregadores?
  • Quais são as suas expectativas com esse trabalho?
  • Qual é a sua disponibilidade de horário e dias de semana?
  • Você sabe executar as tarefas que precisam ser cumpridas?
  • Quando você pode começar a trabalhar?
  • Tem alguma limitação física para alguma tarefa?
  • Tem disponibilidade para dormir no endereço de trabalho?
  • Você considera ter mais habilidade para quais tarefas domésticas?

3. Conheça as experiências anteriores da candidata

É importante sempre prezar pelo diálogo aberto com a candidata. Nesse sentido, você também deve conhecer quais são as experiências anteriores dela. Afinal, uma profissional que já sabe como executar as atividades traz mais segurança e proporcionará mais satisfação para o seu lar.

Para isso, pergunte o que a empregada fazia nos serviços anteriores, ou seja, quais tarefas ela desempenhava (limpar os cômodos, passar a roupa, cozinhar, tomar conta de crianças, entre outras). Desse modo, você também vai saber se a profissional já domina as habilidades exigidas e se terá uma rotina parecida com a anterior — fato que ajuda a se adaptar com mais facilidade no novo emprego.

Da mesma forma, você pode conversar sobre as eventuais razões que fizeram com que ela deixasse o trabalho anterior — demissão sem justa causa, por justa causa, pedido de demissão, etc. Essa pergunta pode ser útil para entender o nível de comprometimento da candidata com o trabalho.

4. Verifique as habilidades

Defina com exatidão quais serão as habilidades necessárias para ocupar o cargo. Essa medida auxilia no momento da seleção das candidatas e serve como um roteiro para prosseguir com a conversa. Também é importante esclarecer com detalhes a carga de trabalho. Isso ajuda a tomar conhecimento de possíveis limitações da candidata para uma determinada atividade.

5. Converse com empregadores antigos

Analisar o histórico das candidatas mais habilitadas para a função também é um cuidado importante. Para isso, pegue o contato e converse com os empregadores antigos. Perguntei como era a postura da empregada, a qualidade dos serviços e o interesse dela.

Fique tranquilo, pois não se trata de uma medida que causa constrangimento. Pelo contrário, essa prática é até bastante comum, e muitos empregadores são acostumados com isso e estão dispostos a ajudar.

6. Calcule os benefícios e o salário

Após ter feito a entrevista e selecionado a empregada cujo perfil melhor se encaixa para a vaga, é importante fazer os cálculos referentes ao salário e a concessão de determinados benefícios.

Antes de tudo, cumpre mencionar que há diferenças entre uma profissional diarista e a empregada doméstica. Trata-se de duas modalidades de trabalho com funções semelhantes, mas distintos no momento de calcular os direitos devidos.

A diarista cumpre as suas funções de maneira esporádica e eventual — em até duas vezes por semana. Nesse sentido, não há a existência de vínculo empregatício. Logo, ela não terá direito a receber verbas trabalhistas — férias, 13º salárioFGTS, etc. Por sua vez, as empregadas domésticas têm a possibilidade de cumprir jornadas de trabalho por até 44 horas semanais. Desse modo, elas têm todos os direitos trabalhistas garantidos.

7. Fique atento à legislação

As domésticas trabalham sob o regime celetista (CLT). As disposições legais relativas a essa classe estão previstas na Lei Complementar nº 150/2015, que regulamentou devidamente a Emenda Constitucional n° 72, conhecida como a PEC das Domésticas. Trata-se de uma medida legal que estendeu o direito das domésticas e trouxe novas previsões de direitos para essa categoria profissional. Confira alguns exemplos.

8. Faça o registro na carteira de trabalho da empregada

O registro na CTPS deve conter informações importantes sobre o trabalho, como descrição das atividades exercidas, nome do empregador, endereço do trabalho, etc. Somente a partir desse registro, a empregada terá direito a se tornar beneficiária do INSS nessa modalidade.

9. Elabore o contrato de trabalho

Além de reunir os documentos necessários para a contratação, o ideal é criar o contrato de trabalho especificando todas as condições e formalizando as informações referentes a essa função. Trata-se de uma maneira de conferir mais segurança jurídica para o empregador. O contrato deve incluir:

  • razão do contrato;
  • definição das atividades;
  • jornada de trabalho diária;
  • horários de trabalho;
  • possibilidade de horas extras;
  • remuneração;
  • se há necessidade de dormir no local de trabalho;
  • eventual trabalho em horário noturno;
  • inclusão das assinaturas de testemunhas.

10. Adote o controle de horário

O controle de ponto ajuda o empregador a ter conhecimento sobre os horários de entrada e de saída da empregada. É uma forma de dar segurança para ambas as partes e garantir o pagamento da empregada em caso de eventual necessidade de comprovar a realização de horas extras.

Conhecer os principais passos de como contratar empregada doméstica é importante para estar por dentro da legislação e em dia com as obrigações trabalhistas, além de evitar eventuais demandas judiciais.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.