...

Informe de Rendimentos no eSocial: passo a passo para Emitir!

O empregador deve emitir o informe de rendimentos no eSocial Doméstico e entregá-lo para sua funcionária dentro do período determinado. A ação pode ser feita através do menu “Folha/Recebimentos e Pagamentos”. O documento ajuda a trabalhadora a comprovar o IR de maneira correta e consistente.

As obrigações anuais dos empregadores domésticos são as que mais causam dúvidas e dificuldades. Afinal, por serem feitas apenas 1 vez por ano, é comum se esquecer dos processos ou não se lembrar das regras.

Uma destas obrigações é a emissão do informe de rendimentos no eSocial Doméstico. A ação é uma responsabilidade do empregador e deve ser devidamente entregue à empregada dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal.

Então, quer saber tudo sobre como emitir o informe de rendimentos no eSocial Doméstico? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda com todos os detalhes. Continue conosco até o final e boa leitura.

informe de rendimentos no esocial
Passo a passo completo para emitir o informe de rendimentos da empregada doméstica no eSocial – Foto: Freepik.

Informe de rendimentos da empregada doméstica

O informe de rendimentos da empregada doméstica é um documento emitido e entregue pelo empregador para sua empregada. Assim, trata-se de um informe que registra todos os valores recebidos como remuneração pela trabalhadora no último ano.

Ou seja, o objetivo do informe de rendimentos é informar os ganhos da empregada doméstica para que ela declare os valores corretos no Imposto de Renda.

Contudo, caso o empregador não emita ou não entregue o informe para a empregada dentro do prazo estimado, ele fica sujeito a multas e penalidades.

Saiba mais:

Passo a passo para emitir o informe de rendimentos no eSocial

O empregador deve emitir o informe de rendimentos no eSocial Doméstico. Para isso, basta:

  • Acesse o site do eSocial e faça login;
  • No menu “Folha/Recebimentos e Pagamentos”, clique na opção “Informe de Rendimentos”;
  • Selecione o ano referente à contribuição;
  • Clique no botão “Imprimir Informe”, na parte inferior da tela, do seu lado direito;
  • O download do Informe de Rendimentos será feito de maneira automática para seu computador;
  • Imprima o Informe, assine e entregue ao trabalhador.

A entrega do Informe de Rendimentos à empregada é obrigatória?

Ao empregador cabe a responsabilidade de gerar o documento, assiná-lo e disponibilizar a entrega à empregada doméstica. Mesmo que o vínculo empregatício deixe de existir, é preciso entregar o documento para que a trabalhadora consiga declarar seu Imposto de Renda de maneira correta e consistente.

Receber o informe de rendimentos é um direito assegurado a todo empregado doméstico. Então, independentemente de haver ou não retenção de Imposto de Renda na Fonte (que deve constar na DIRF), a empregada deve recebê-lo.

Nos casos em que o trabalhador for obrigado a realizar a declaração de imposto de renda ou nas situações em que fizer jus à restituição deste, ele deve utilizar o Informe de Rendimentos fornecido pelo empregador. Além, é claro, de declarar outras eventuais fontes de renda.

Vale ressaltar que a Receita Federal realiza o cruzamento dos dados das declarações de empregados e empregadores. Ou seja, qualquer divergência nas informações pode acarretar diversos e complexos problemas com a malha fina.

Prazo para entregar o informe de rendimentos

Todos os anos, a Receita Federal define o prazo que os empregadores domésticos tê para entregar o informe de rendimentos para suas empregadas domésticas.

Assim, para o ano de 2023, o prazo foi até as 23:59:59 do dia 28/02. Depois disso, configurou-se como atraso e os empregadores enfrentaram multas e riscos.

Por isso, é muito importante ficar atento para a divulgação das datas anuais de entrega. Dessa maneira, você evita erros e inconsistências, além de problemas com a Receita Federal.

DIRF 2023 da empregada doméstica

Fique atento: antes de emitir o informe de rendimentos no eSocial Doméstico, o empregador precisa providenciar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – a DIRF.

Trata-se de um informe se houve, ou não, retenção do imposto de renda na fonte. Assim, a retenção (desconto do IRPF) apenas ocorre caso a empregada doméstica tenha uma remuneração mensal superior a R$1.903,99. Isso é comum em pagamentos que reunem férias, 13° salário e outros encargos.

A DIRF deve ser preenchida por meio de programa da Receita Federal e ser apresentada dentro do prazo estabelecido anualmente pelo órgão.

Então, caso o empregador doméstico atrase a emissão e entrega da DIRF, ou emitiu o documento com alguma inconsistência, ele fica sujeito a uma multa de R$200,00. Além disso, corre o risco de cair na malha fina.

Então, lembre-se: documentos gerados com atrasos ou preenchidos de forma incorreta podem gerar prejuízos financeiros. O que, por sua vez, exigirá um desperdício significativo de tempo.

Tecnologia e facilidade na gestão do empregado doméstico

Com tantos deveres e responsabilidades, ser um empregador doméstico não é uma tarefa fácil. Sobretudo em meio a uma rotina agitada e corrida, o contratante pode ter dificuldades em lembrar de todos os detalhes.

Por isso, existe uma solução completa e inteligente que te ajuda a fazer a melhor gestão de empregadas domésticas: o Hora do Lar. Nós deixamos toda a sua rotina mais prática, simples e automática, através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Geração do informe de rendimentos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e se junte a mais de 7500 empregadores domésticos que deixaram sua gestão muito melhor e mais prática. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.