Elaborar uma escala de cuidador de idosos 24 horas garante que o integrante da família nunca estará sozinho e receberá todos os cuidados e atenção necessários para seu bem-estar e saúde. O contratante pode montar escalas em jornada integral ou 12×36 com 2 a 3 profissionais, a depender das necessidades do idoso.
Com o envelhecimento de um membro da família, é comum que ele precise de mais atenção e cuidado. Afinal, é um período de fragilidade, durante o qual os outros familiares podem não ter o tempo necessário para todas as responsabilidades e demandas do mais velho.
Por isso, a melhor solução – e mais comum – é a admissão de um cuidador de idosos. O profisissional especializado garante o bem-estar e segurança do familiar, atendendo a todas as suas necessidades diárias.
Contudo, pode ser que o idoso precise de cuidados por um longo período, o que cria a necessidade da contratação de trabalhadores por um tempo maior. Por isso, é fundamental que o empregador saiba como elaborar uma escala de cuidador de idosos 24 horas.
Quer saber todos os detalhes sobre o assunto? Não se preocupe, continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.
Acesso rápido
Cuidador de idosos
O cuidador de idosos é o profissional responsável por oferecer assistência física, emocional e psicológica ao idoso, além de garantir seu bem-estar e segurança nas atividades do dia a dia. Com o envelhecimento do membro familiar e limitação das capacidades físicas e cognitivas, é comum que estes integrantes precisem de mais anteção e cuidados.
Por isso, muitas famílias optam pela contratação de um profissional especializado, visto que nem todos os membros possuem o tempo e habilidades necessários para isso. Assim, garante-se a melhor qualidade de vida ao idoso.
Quer saber quais são as principais atribuições dos cuidadores de idosos? Confira: O que um Cuidador de Idosos faz? Confira todos os detalhes!
Turnos para cuidadores de idosos
No momento de admissão do cuidador de idosos, o contratante deve definir qual será sua jornada de trabalho. Existem 3 tipos de jornada, estabelecidos por Lei:
- Integral: o profissional atua por até 8 horas diárias, com limite de 44 totais na semana;
- Parcial: limite máximo de 25 horas de trabalho semanais;
- 12×36: o empregado trabalha por 12 horas e passa as 36 seguintes de folga.
Por isso, o contratante deve definir os turnos para cuidadores de idosos de acordo com as necessidades do familiar e rotina dos demais integrantes da família.
Assim, avalie não apenas por quanto tempo o idoso irá precisar dos cuidados e atenção do profissional, mas também se a família conseguirá atender às suas demandas quando o trabalhador estiver fora de seu horário de trabalho.
Você pode se interessar:
- Jornada de Trabalho do Cuidador de Idoso: veja tudo sobre
- Direitos e Deveres dos Cuidadores de Idosos: guia completo
Escala de cuidador de idosos 24 horas
Com a limitação das capacidades físicas e cognitivas decorrentes do avanço da idade, além de maiores riscos de complicações com a saúde, é comum que os idosos necessitem de cuidados por um período maior de tempo.
Nestes casos, pode ser que a família não consiga realizar todos os cuidados necessários, o que reforça a necessidade de profissionais que atuem por mais tempo. Por isso, é fundamental elaborar uma escala de cuidador de idosos 24 horas, a fim de que o familiar nunca fique sozinho.
Confira alguns modelos e possibilidades que o Hora do Lar preparou:
4 cuidadores em jornada integral
A jornada integral prevê a realização de atividades durante 8 horas por dia. Por isso, necessitando de cuidados durante 24 horas, o empregador doméstico pode admitir 4 profissionais em jornadas complementares – ou seja, um entra quando o anterior sair.
Contudo, lembre-se: o profissional que atuar no turno da noite deve receber o adicional noturno – acréscimo de 20% de seu valor/hora. Além disso, a duração da hora noturna de trabalho é menor, sendo que 7 horas de trabalho são consideradas como 8.
Ainda, vale lembrar que os trabalhadores têm direito ao descanso semanal remunerado (DSR). Ou seja, a cada 6 dias de atividade, é preciso conceder 1 dia de folga. Por isso, caso todos os profissionais tenham o descanso no mesmo dia, o empregador e sua família são os responsáveis pelos cuidados para com o idoso.
4 cuidadores em regime 12×36
O regime 12×36 é o mais eficitente e seguro aos empregadores que precisam de cuidados durante 24 horas seguidas para o idoso. Afinal, para 1 dia de cuidado, são necessários 2 cuidadores, que folgam pelas 36 horas seguintes – durante as quais os outros 2 funcionários atuam.
Que tal um exemplo prático? Suponhamos que você, contratante, decida contratar 4 cuidadores de idosos e precise montar uma escala de trabalho de 24 horas. A relação fica:
- Cuidador 1: atua na segunda-feira, das 06:00 às 18:00;
- Cuidador 2: atua na segunda-feira, das 18:00 às 06:00;
- Profissional 3: atua na terça-feira, das 06:00 às 18:00;
- Profissional 4: atua na terça-feira, das 18:00 às 06:00.
E, dessa forma, o ciclo se repete sucessivamente entre os profisisonais.
Visto que este modelo de jornada de trabalho prevê o descanso por, no mínimo, 1 dia, o DSR e os dias de feriados já estão previstos nessa folga seguinte à prestação de serviços.
3 cuidadores e 1 diarista
Outra opção à disposição do empregador é a admissão de 3 cuidadores de idosos e 1 diarista semanal para atuar em momentos de descanso e folga dos outros profissionais. Em geral, este dia é o domingo e ela pode contar com a ajuda e auxílio dos demais membros da família, caso eles permaneçam em ambiente residencial.
No exemplo prático, a escala fica:
- Primeiro cuidador: das 06:00 às 14:00;
- Segundo cuidador: das 14:00 às 22:00;
- Terceiro cuidador: das 22:00 às 06:00.
[BÔNUS] Controle de ponto do cuidador de idosos
Com a elaboração de escala de cuidador de idosos 24 horas, é fundamental realizar o controle de ponto dos profissionais. Afinal, além de garantir que o idoso não fica sozinho em nenhum momento do dia, o contratante contabiliza o total de horas normais, extras e totais de trabalho – o que, por sua vez, garante assertividade ao pagamento de encargos.
O empregador pode realizar o registro de forma manual, mecânica ou eletrônica, sendo as 3 previstas em Lei. Contudo, contar com uma plataforma especialista, própria para o registro de ponto dos cuidadores de idosos, deixa todos os processos mais simples e práticos.
Por isso, conheça o aplicativo Hora do Lar: a maneira mais eficiente e fácil de registrar e controlar o ponto de seus trabalhadores domésticos. Basta disponibilizar o código QR para que o profissional o escaneie sempre que quiser abrir ou fechar o ponto.
Gestão especializada do cuidador de idosos
Com tantos horários, detalhes e preocupações – que vêm junto à rotina corrida e agitada – é comum que o empregador tenha dificuldades e se sinta sobrecarregado. Nestes momentos, realizar uma gestão eficiente e livre de erros dos cuidadores de idosos pode parecer um verdadeiro desafio.
Então, que tal contar com uma plataforma especialista em gerenciamento de trabalhadores domésticos?
Conheça o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?