...

Jornada de Trabalho do Cuidador de Idoso: veja tudo sobre

No momento da contratação, é preciso definir uma jornada de trabalho do cuidador de idoso. O contratante pode optar por três tipos: integral, parcial ou 12×36. Além disso, é importante registrar o modelo escolhido no eSocial Doméstico.

Contratar um cuidador de idosos pode ser a melhor solução encontrada para a família que necessita de cuidados para com o familiar. Por isso, ao inserir o profissional em seu lar, é preciso definir qual será a jornada de trabalho seguida.

Por isso, neste momento, o contratante deve entender tanto as necessidades pessoais quanto as do idoso, a fim de contratar o funcionário durante o período de maior necessidade. Assim, estabelece-se os horários durante os quais se precisa da ajuda do cuidador.

Para te ajudar nesta tarefa, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Fique conosco até o final e boa leitura.

jornada de trabalho do cuidador de idosos
Guia completo de como definir a melhor jornada de trabalho de cuidadores de idosos: tipos, lei e muito mais – Foto: Freepik.

Contratação de um cuidador de idoso

A contratação de um cuidador de idoso é um processo delicado, ao qual o empregador deve se atentar.

Ao admitir um funcionário que cuida de uma pessoa mais velha, deve-se tomar cuidado para inseri-lo da melhor forma possível à rotina. Aqui, é importante considerar as necessidades, demandas, costumes e hábitos do idoso, para que tudo seja atendido da melhor forma possível e o melhor profissional seja escolhido.

Além disso, o empregador se depara com 3 etapas fundamentais à admissão: elaboração do contrato de trabalho, assinatura da CTPS do cuidador e registro no eSocial Doméstico.

Estas ações conferem legalidade à relação trabalhista, além de tirarem o cuidador da irregularidade e garantirem seus direitos trabalhistas.

Funções de um cuidador de idoso

As funções de um cuidador de idoso podem variar de acordo com a família e com o paciente. De maneira geral, as principais atribuições são:

  • Fazer companhia ao idoso;
  • Incentivar atividades de lazer;
  • Responsabilizar-se pelos medicamentos, de acordo com a prescrição médica e nos horários corretos;
  • Acompanhar em eventuais saídas;
  • Adequar e modificar o ambiente de acordo com as necessidades do idoso;
  • Auxiliar o idoso em tarefas domésticas;
  • Informar a famíliasobre o dia a dia do idoso e eventuais ocorrências;
  • Auxiliar o paciente em sua higiene pessoal;
  • Preparar e servir refeições diárias.

Como escolher a jornada de trabalho do cuidador de idoso?

A melhor jornada de trabalho do cuidador de idoso é aquela que atende o paciente e sua família da melhor maneira. Por isso, antes de contratar um funcionário, é preciso entender quais são as necessidades e o tempo durante o qual será preciso as atividades.

Se você precisa do cuidador de idosos em turnos, durante um longo período de tempo, pode ser que o modelo 12×36 seja o mais adequado. Afinal, estando 12 horas em atividade, o trabalhador garante que todas as necessidades do paciente estão sendo atendidas.

Já se a necessidade é em horários comerciais, enquanto os familiares estão no trabalho ou em outras atividades, a jornada integral pode ser a melhor. Assim, o trabalhador atua durante 8 horas e deixa o serviço quando outro membro da família chegar para fazer os cuidados.

Contudo, se a necessidade é apenas durante um período do dia, a jornada parcial é a mais recomendada. Assim, o cuidador atua apenas durante 25 horas semanais, uma vez que pressupõe-se outra fonte de cuidado e atenção ao idoso nos demais horários.

Além disso, é sempre importante respeitar os limites legais de carga horária de cada modelo, além de remunerar as horas extras e eventuais adicionais noturnos da maneira correta. Isso garante a legalidade da relação e a manutenção de um bom ambiente de trabalho.

Jornada de trabalho do cuidador de idoso

A jornada de trabalho do cuidador de idosos deve ser definida no momento da contratação. De acordo com a Lei Complementar 150, que rege os empregados domésticos e cuidadores de idosos, o contratante pode escolher entre 3 tipos de jornada:

  • Integral: de 26 a 44 horas semanais;
  • Parcial: até 25 horas semanais;
  • 12×36: trabalha um dia sim, um dia não.

Os detalhes sobre a jornada escolhida devem estar disposta tanto no contrato de trabalho quanto no eSocial Doméstico.

Jornada integral

A jornada integral do cuidador de idoso é aquela que segue 8 horas de trabalho diário e 44 semanais, no total. Neste modelo, o cuidador pode cumprir até 2 horas extras por dia, o que totaliza 10 horas de trabalho.

Ela pode ser usada por idosos que precisam de um tempo maior de cuidados, além de se encaixarem aos horários comerciais – fato que pode ser aproveitado pela família, caso trabalhem nestes horários também. Assim, o idoso não fica sozinho e sem cuidados enquanto os familiares estão ausentes.

Além disso, ao atuar em jornada integral, o cuidador tem direito a 1 até 2 horas de almoço por dia. Os horários de pausa e duração do descanso são definidos no momento da contratação, mediante acordo prévio entre as partes.

Jornada parcial

A jornada parcial é aquela em que o tempo durante o qual o idoso necessita de cuidados é menor. Por isso, são 6 horas de trabalho diárias, com possibilidade de 1 hora extra, totalizando 7 horas máximas.

Além disso, o limite semanal é de 25 horas semanais. Nestes casos, considera-se que o cuidador não precisa de um intervalo obrigatório.

Jornada 12×36

Na jornada 12×36, o cuidador presta serviços durante 12 horas e descansa pelas 36 seguintes. Trata-se de uma ótima opção para idosos e familiares que precisam da atividade do cuidador por um tempo maior e pontual.

Neste modelo de jornada, não há previsão de hora extra, uma vez que considera-se as 12 horas como o limite legal. Além disso, a empregada pode ter de 1 a 2 horas de descanso initerrupto.

Saiba mais:

Horas extras e adicional noturno do cuidador

Se o cuidador trabalhar em algum horário para além de sua jornada usual, considera-se como hora extra. Ela deve ser devidamente remunerada, no valor de, no mínimo, 50% a mais que o valor/hora usual.

Contudo, para os casos de domingos ou feriados, o adicional deve ser de 100% – ou seja, o dobro do valor da hora de trabalho.

Já o adicional noturno é o acréscimo de 20% do valor da hora de trabalho em caso de prestação de serviços entre as 22:00 e as 05:00.

Controle de jornada do cuidador de idosos

Além de definir qual será a jornada de trabalho seguida pelo cuidador, o empregador é responsável por fazer o controle de ponto do funcionário. Afinal, além de ser uma atitude prevista pela Lei Complementar 150, ter o registro das horas de trabalho ajuda em diveros processos.

Com um bom controle de jornada do cuidador de idosos, o contratante se certifica de que todos os horários estão sendo cumpridos da maneira correta. Além disso, é possível visualizar a quantidade de horas totais trabalhadas no mês e se houveram, ou não, horas extras.

Assim, você faz os cálculos mensais com os valores e quantidades de horas corretas, o que te deixa livre de erros e conflitos.

Então, que tal contar com uma plataforma para registro de ponto eletrônico digital, que te traz segurança e automatização de diversos processos? O Hora do Lar é a solução perfeita para você.

Nós te ajudamos a registrar todos os horários de entrada, saída e intervalos do cuidador, de maneira automática e prática, através de um aplicativo. Tudo isso com segurança e facilidade para sua gestão.

Gestão do cuidador de idosos

Além de te ajudar a fazer o controle de ponto do cuidador de idosos, o Hora do Lar também te auxilia em todos os outros momentos, processos e etapas trabalhistas. Nós somos a solução completa e inteligente para gestão de cuidadores e outros empregados domésticos.

Tudo isso através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculos automáticos de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamentos;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e veja como fazer a melhor gestão de cuidador de idosos. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.