Para definir turnos para cuidadores de idosos é preciso analisar quais são as necessidades de atendimento a ser recebido. Avalie qual a melhor opção, incluindo o bem-estar e a vontade do idoso, além da possibilidade financeira da família. Para tanto, conheça algumas alternativas.

Confira no post de hoje algumas opções de turnos para cuidadores de idosos e o que a PEC das Domésticas determina como regra para cada um dos turnos. Boa leitura!

Turnos para cuidadores de idosos

Quatro cuidadores com escala 12/36 horas

É a opção mais eficiente e de gerenciamento mais simples para quem precisa de cuidados de longa duração. Uma vez que já está na escala automática, não há preocupação em cobrir feriados. Isso porque os sábados e domingos são dias normais de trabalho, logo  não acarretam adicionais de horas extras.

Esse sistema também traz menor variação financeira em comparação com as outras opções apresentadas abaixo. No caso da diarista que cobre os fins de semana, o valor pode variar de acordo com a quantidade de fins de semana mensal. O valor também varia consideravelmente quando se tem feriado e há necessidade de se cobrir a ausência de cuidadores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Três cuidadores e um diarista para o domingo

Cuidador 1: 06:00h às 14:00h
Cuidador 2: 14:00h às 22:00h
Cuidador 3: 22:00h às 06:00h (tem adicional noturno de 20%)

Para ficar dentro das 44 horas semanais definidas por Lei, será necessário que todos os horários prevejam:

  • 1 hora de refeição/descanso.
  • 7 horas por dia de segunda a sábado.
  • Uma carga horária de 42 horas por semana.

Aos domingos é necessário que a diarista que trabalhe 24h (das 22:00h do sábado às 22:00h do domingo).

Um cuidador que durma em casa e dois diaristas, um para o sábado e outro para o domingo

Nesse caso o profissional que dorme em casa deve ter carga horária fixa. Por exemplo, 8 horas de segunda à sexta e 4 horas aos sábados. Eventualmente, haverá trabalho fora do horário previsto (como fazer jantar, ajudar no banho, socorrer durante a noite, etc).

Neste caso, os “extras” devem ser registrados e pagos considerando os adicionais de hora extra e adicional noturno.

Assim, como na maioria dos casos, costumam ser situações pontuais, o excedente não deve ser muito alto.

[E-book] Turnos de Trabalho para Cuidadores de IdososPowered by Rock Convert

Cálculo de adicional noturno de cuidador de idosos

Um ponto importante a observar é que os cuidadores que trabalham no período noturno devem receber adicional noturno de 20%. Assim como a hora noturna equivalente a 52 minutos e 30 segundos de relógio. Entretanto, dependendo da opção da família, deve-se considerar que poderão trabalhar numa jornada mista.

No caso da jornada 12/36, por exemplo, trabalham 12h e o período noturno se estende das 22h às 5h. A legislação prevê, no caso de jornada mista, as horas trabalhadas após às 5h devem ser pagas com adicional. Porém, para essas horas deve-se considerar 60 minutos de relógio. Veja os exemplos abaixo:

Caso 1

Entrada às 19 horas e saída às 7 horas: deve-se considerar o adicional sobre o período das 22 horas às 7 horas, sendo que das 22 horas às 5 horas a hora tem 52,5 minutos (portanto são 8 horas consideradas) e das 5 horas às 7 horas a hora tem 60 minutos.

Caso 2

Entrada às 17 horas e saída às 5 horas: deve-se considerar o adicional sobre o período das 22 horas às 5 horas, com hora de 52,5 minutos (portanto são 8 horas consideradas com adicional noturno).

Como controlar o turno de cuidador de idosos?

Frequentemente, quem opta por manter o idoso em casa pensa em mantê-lo perto dos familiares e evitar que a mudança de ambiente desencadeie reações imprevistas. Evidentemente, o controle dos funcionários torna-se uma tarefa a mais na rotina de algum dos familiares.

Isso agrava-se em casos que o idoso mora sozinho e não é capaz de monitorar a jornada de trabalho dos cuidadores.

No entanto, é possível fazer esse controle de forma segura optando pelo aplicativo Hora do Lar. Com o uso do sistema, o usuário é capaz de saber em tempo real se um cuidador entrou em horas extras por atraso de outro. Ou ainda, se porventura, o idoso foi deixado sozinho em algum momento na troca entre turnos.

O complexo cálculo de horas extras e adicionais noturnos é feito de forma automática. Além disso, o sistema avisa as datas de pagamento de salários e tributos de cada funcionário. Consequentemente, o tempo gasto com os encargos é reduzido e o risco de erros é mínimo.

Outro ponto importante é que qualquer que seja a opção da família, é fundamental que sejam emitidos contratos de trabalho e acordos que especifiquem detalhadamente a relação de trabalho. Além de arquivar todos os recibos assinados pela cuidadora.

Os clientes Hora do Lar recebem toda a documentação necessária já preenchida de acordo com a opção feita. Bastando apenas imprimir, assinar e arquivar. Simples assim.

Simulações

Fizemos algumas simulações, com números aproximados e fictícios, para exemplificar melhor os modelos apresentados neste texto. Foi considerado um profissional para cobrir férias dos cuidadores.

Se você achou esse artigo útil e conhece alguém que poderia achar também, compartilhe! Para esclarecer dúvidas, entre em contato conosco. E  não deixe de enviar seu comentário sobre este conteúdo. Sua opinião é essencial para que possamos melhorar sempre!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *