...

Cuidador de idoso é empregado doméstico? Confira as regras!

O cuidador de idoso é empregado doméstico se trabalhar para o mesmo empregador durante 3 dias ou mais na semana, sem fins lucrativos e com subordinação ao contratante e em sua residência. Nestas condições, a Lei Complementar 150 reconhece o vínculo trabalhista mediante continuidade da atividade.

cuidador de idoso e empregado domestico
Se o profissional prestar serviços por 3 dias ou mais para o mesmo empregador, em sua residência e sem fins lucrativos, o cuidador de idoso é empregado doméstico conforme a definição da Lei Complementar 150 – Foto: Freepik.

Quando um membro da família atinge uma idade mais avançada, é comum que ele precise de mais atenção e cuidados. Contudo, nem sempre os familiares têm o tempo necessário para isso, sobretudo em meio a uma rotina de trabalho agitada e corrida.

Por isso, muitas vezes, a solução encontrada é contratar um cuidador de idosos para garantir o bem-estar e a saúde física e psicológica do paciente. Mas, junto à admissão do profissional, vem uma dúvida muito comum: cuidador de idoso é empregado doméstico?

Mesmo que seja um enfermeiro particular, é preciso se enquadrar na definição da Lei das Domésticas — nome popular para a Lei Complementar 150 para considerar como um empregado doméstico. Ou seja, são necessários alguns requisitos para o cuidador ser considerado um trabalhador doméstico pela Justiça do Trabalho.

Então, para te ajudar com todos os detalhes, preparamos este conteúdo completo para você, respondendo à todas as dúvidas. Continue conosco até o final e boa leitura.

Cuidador de idoso é empregado doméstico?

Conforme a Lei Complementar 150, considera-se como trabalhador doméstico os profissionais que exercem atividade remunerada de forma contínua, durante 3 dias ou mais na semana, para o mesmo empregador, em sua residência e sem finalidades lucrativas.

O texto legal determina:

Art. 1⁠º Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.

Então, o cuidador de idoso é empregado doméstico se trabalhar por 3 dias ou mais na residência de um mesmo empregador, sem finalidades lucrativas. Neste caso, reconhece-se a continuidade da atividade e o vínculo trabalhista firmado entre as partes.

Dessa forma, ao atender a estes critérios, o cuidador recebe amparo constitucional da Lei Complementar 150, com acesso a uma série de direitos trabalhistas. O empregador, por sua vez, possui uma série de deveres e responsabilidades legais.

Não se trata, portanto, de profissionais que atuam pontualmente durante a semana com o idoso, como fisioterapeutas ou médicos que realizam consultas periódicas. Aqui, refere-se aos cuidadores que acompanham o idoso em seu dia a dia e auxiliam em tarefas rotineiras e cotidianas.

Saiba mais:

Regras para o cuidador de idoso ser empregado doméstico:

  • Trabalhar por 3 dias ou mais na mesma semana;
  • Atuar na residência do empregador;
  • Estar subordinado ao contratante;
  • Não exercer atividade lucrativa ao empregador (não pode gerar lucro para quem o contrata), mas sim pessoal.

Atenção: o cuidador não precisa morar na mesma residência que o idoso sob seus cuidados para atuar como empregado doméstico. Basta atuar na residência e para a mesma família contratante.

Funções de um cuidador de idoso empregado doméstico

  • Oferecer as condições básicas e necessárias de bem-estar e qualidade de vida do idoso;
  • Cuidar da alimentação, saúde, higiene e demais necessidades do familiar;
  • Garantir um ambiente bem cuidado, organizado, salubre e limpo;
  • Acompanhar em eventuais compromissos e necessidades, desde consultas médicas até viagens (caso seja preciso);
  • Oferecer um relatório diário aos demais membros da família, a fim de mantê-los à par das condições e necessidades do idoso;
  • Cuidar tanto do físico quanto do emocional e psicológico do idoso, o escutando e conversando sempre que necessário.

Como contratar um cuidador de idoso?

O Código Brasileiro de Ocupações (CBO) reconhece a profissão de cuidador de idosos sob o número 5162-10, contemplando uma série de funções e atividades. Uma vez que se trata de um profissional responsável pelos cuidados a um familiar mais velho, alguns cuidados são necessários.

Antes de admitir um cuidador, faça entrevistas e analise o perfil do profissional. Observe se ele possui os requisitos para cumprir com as funções, se atende às necessidades da família e do idoso, entre outros pontos importantes para uma relação saudável entre todos.

No quesito legal, a admissão de um cuidador de idoso como empregado doméstico requer 3 etapas legais:

  • Elaboração do contrato de trabalho;
  • Assinatura da CTPS física ou digital do cuidador;
  • Registro no eSocial Doméstico.

Lembre-se de registrar todas as informações sobre a atividade, como remuneração, jornada, etc, bem como os limites, regras e deveres de cada parte no contrato de trabalho. Além disso, a assinatura em carteira é essencial, bem como o registro no eSocial.

Você pode se interessar: Como Registrar um Cuidador de Idosos? Tudo sobre!

Quais são os direitos de um cuidador de idoso?

Por ser um empregado doméstico, o cuidador de idosos tem acesso a diversos direitos trabalhistas. São eles:

  • Contrato de trabalho;
  • Assinatura da CTPS e registro no eSocial;
  • Salário mínimo nacional ou regional;
  • Férias e 13° salário;
  • INSS e FGTS;
  • Descanso semanal remunerado (DSR);
  • Hora extra e adicional noturno;
  • Aviso prévio;
  • Seguro-desemprego.

Gestão do cuidador de idoso

Contratar um cuidador de idoso significa ser um empregador doméstico, o que não é uma tarefa fácil. Afinal, são diversos deveres e responsabilidades aos quais se deve prestar atenção e ter cuidado, a fim de evitar irregularidades e prejuízos.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta, integrada ao eSocial Doméstico, faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.