...

CBO dos Empregados Domésticos: veja o código por função!

O CBO dos empregados domésticos é o código inserido na CTPS do trabalhador que indica a sua função. O empregador deve se atentar às sequências de números para garantir o registro da função correta.

Ao contratar um trabalhador doméstico, o empregador se depara com uma série de deveres e obrigações. Um dos primeiros e principais é o de assinar a carteira de trabalho do funcionário, conforme os detalhes acordados em contrato.

Nesse momento, o contratante deve se atentar ao CBO dos empregados domésticos. Trata-se de um número que deve ser preenchido em CTPS e que informa qual a função do trabalhador doméstico, visto que a modalidade engloba diversas categorias profissionais.

Quer saber todos os códigos de CBO dos empregados domésticos? Então você está no lugar certo. Continue com o Hora do Lar até o final e boa leitura.

cbo dos empregados domesticos
Qual é o CBO empregada doméstica? Confira a lista completa com todos os códigos – Foto: Freepik.

CBO dos empregados domésticos

Cargo/Função CBO
Acompanhante de Idosos 5162-10
Arrumadeira 5121-10
Assistente Doméstico 2516-05
Assistente Pessoal 5402-05
Babá 5162-05
Caseiro5121-05
Cozinheira5132-10
Cuidador de Criança 5162-10
Dama de Companhia5162-10
Empregada Doméstica 5121-05
Enfermeira2235-05
Faxineira5121-15
Garçom5134-05
Jardineiro6220-10
Lavadeira5136-05
Mordomo5131-05
Motorista7823-05
Passadeira5163-25
Vigia5174-20

O que é CBO e para que serve?

A Classificação Brasileira de Ocupações — CBO — é um número de identificação para cada função no mercado de trabalho, e cada uma delas conta com a sua própria sequência numérica. Assim, o objetivo de classificar as diferentes ocupações no mercado de trabalho.

O responsável pela classificação é  o MTE — Ministério do Trabalho e Emprego. Deve-se inserir o número durante o preenchimento da Carteira de Trabalho do empregado, a fim de registrar sua função, inclusive no caso de trabalhadores domésticos.

Pòr isso, o trabalho doméstico possui seus próprios códigos de CBO, de acordo com a função exercida pelo funcionário. Assim, mesmo que o cuidador de doso e o caseiro se enquadrem como trabalhadores domésticos, ambos possuem códigos de CBO diferentes.

No caso do CBO da empregada doméstica, por exemplo, a classificação para a categoria corresponde ao CBO 5121-05. Dessa maneira, ao contratar um empregado doméstico o empregador deve preencher a carteira de trabalho de seu funcionário com a classificação correspondente.

Como preencher o CBO dos empregados domésticos na carteira de trabalho?

Todas as funções e profissões do mercado de trabalho têm um número de identificação conforme suas atribuições. Desta forma, é obrigatório que o CBO esteja presente na CTPS do trabalhador. 

Na carteira de trabalho da empregada doméstica, existe um campo específico para o preenchimento do número. Veja como preencher:

CBO dos empregados domésticos
Como preencher o CBO da empregada doméstica na carteira de trabalho – Foto: Hora do Lar.

No campo indicado como CBO, o empregador doméstico deve escrever o número correspondente à função. Confira a tabela do Hora do Lar para garantir o CBO correto.

Como preencher o CBO em caso de mudança de cargo?

Uma situação que pode ocorrer é a mudança de cargo de um empregado doméstico. Nesse tipo de situação, o empregador deve realizar as devidas mudanças na carteira de trabalho do funcionário.

Nos casos em que a função mudar, mas não há alteração de salário, pode-se realizar o registro no campo Anotações Gerais da CTPS. Assim, deve-se colocar a data de alteração, a nova função e o novo CBO correspondente.

Já quando há um reajuste salarial, há uma seção específica na CTPS, na qual o novo CBO também deve constar.

Para a CTPS Digital, as mudanças devem ocorrer através do eSocial no início do mês em que as alterações ocorrerem. Assim, se a empregada doméstica começar em seu novo cargo em abril, os dados devem ser modificados no início desse mês.

Por isso, é importante alterar os dados cadastrais no eSocial para que estejam sempre atualizados conforme a função do trabalhador. Assim, é uma etapa essencial para manter a relação empregatícia regularizada e evitar divergências no futuro.

Gestão da empregada doméstica

Ser um empregador doméstico não é uma tarefa fácil, sobretudo com todos os deveres e obrigações para lembrar. Afinal, em meio à corrida agitada, é comum ter dificuldades em realizar uma gestão eficiente de sua trabalhadora.

Por isso, existe uma solução completa e inteligente no mercado, que te ajuda em todos os momentos, processos e etapas do trabalho doméstico: o Hora do Lar.

Há mais de 5 anos, nós ajudamos mais de 15.000 empregadores domésticos a realizar a melhor gestão de suas funcionárias, com segurança e praticidade. Deixamos toda a sua rotina de gerenciamento automática e rápida, com funcionalidades exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento.
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe todo o seu dia a dia como empregador doméstico mais prático e simples. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.