...

Exame Admissional e Demissional de Empregada Doméstica: Guia Com as Principais Regras!

Seja na hora de contratar ou demitir, o empregador sempre tem muitas responsabilidades para cumprir. Contudo, algumas vezes a lei torna opcional cumprir ou não algumas determinações. Justamente por isso, o empregador pode ficar na dúvida sobre a necessidade do exame admissional e demissional de empregada doméstica.

A fim de responder de vez essa dúvida para o empregador, criamos este artigo. Nele você vai encontrar o conceito e as regras principais de cada exame, além de saber se são obrigatórios no emprego doméstico.

Exame Admissional e Demissional de Empregada Doméstica

Exame admissional

De modo geral, o exame admissional serve para averiguar se o trabalhador está nas condições corretas para desempenhar sua função. Este exame médico também tem o objetivo de garantir ao empregador que o futuro empregado tem plena capacidade para o trabalho.

Além disso, o teste médico serve para comprovar quais condições de saúde o trabalhador possui antes mesmo de ser contratado, condições essas que não podem afetar o desempenho do seu trabalho.

Como é feito o exame admissional?

Primeiramente, o exame admissional não dura mais que um dia, e nele é solicitada uma série de avaliações, dentre elas:

  • audiometria;
  • acuidade visual;
  • eletroencefalograma (EEG);
  • eletrocardiograma (ECG);
  • psicotécnico;
  • raio-x;
  • exames laboratoriais gerais.

Vale lembrar que o exame admissional deve ocorrer antes da contratação efetiva do trabalhador, pois isso dará tempo para o trabalhador avaliar o exame e ver se o trabalhador tem as condições certas para a função.

Caso o empregador faça o exame admissional após a contratação e descubra que o trabalhador não é totalmente apto para o serviço, não poderá demitir o funcionário.

O que fazer com o resultado do teste admissional?

Eventualmente, pode acontecer do exame admissional do empregado dar alguma alteração e apontar alguma problema de saúde.

Nesse caso, se a condição médica do trabalhador não atrapalhar o desempenho das suas atividades, o empregador não pode cometer nenhum ato discriminatório.

Portanto, é totalmente proibido que o empregador solicite exames de HIV ou que comprovem esterilização ou gravidez.

Quem paga este exame?

O pagamento do exame é de total responsabilidade do empregador, já que ele é quem está admitindo o trabalhador. Geralmente o valor do exame admissional é baixo e já existem clinicas que fazem o procedimento.

Exame demissional

Este exame ocorre quando ocorre o desligamento do trabalhador do seu cargo, tendo também a função de avaliar o estado de saúde do empregado naquele momento.

Fazer o exame demissional é importante por detalhar se o trabalhador sofreu algum dano a sua saúde em decorrência do desempenho da função.

Mais uma vez, quem arca com os valores do exame é o empregador, já que lhe cabe comprovar que o empregado estava apto ao trabalho, gozando de sua plena saúde física e psíquica no momento do desligamento.

É preciso fazer exame admissional e demissional de empregada doméstica?

Após essa longa explicação sobre o que é e como funcionam o exame admissional e demissional, é hora de desvendar se ambos devem ocorrer no emprego doméstico.

Segundo a Lei Complementar n°150, tanto o exame admissional e demissional de empregada doméstica são facultativos. Desta forma, o empregador pode ou não optar por fazer os exames.

Caso o empregador opte por fazer esses exames para precaução de possíveis riscos trabalhistas, pode realizar sem problema algum.

Entretanto, é importante seguir as regras para exame admissional e demissional de empregada doméstica. Assim, fazendo como a lei manda, o empregador também se protege de riscos trabalhistas.

Gestão da empregada doméstica

Conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.

Por isso, ao contratar nossa solução, você tem acesso a ferramentas e funcionalidades úteis para sua rotina de empregador, como:

  • Controle de ponto por aplicativo;
  • Geração de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculos automáticos de férias, 13º, rescisão e adicionais;
  • Geração de informe de rendimentos;
  • Total integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte especializado multicanal e muito mais;

Não perca mais tempo e confira agora a solução definitiva para empregadores domésticos com planos ideais para seu lar. 

Faça seu cadastro e não perca mais tempo. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em trabalho doméstico.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.