...

Importância do Registro de Ponto para Doméstica: qual é?

A importância do registro de ponto para doméstica inclui o cumprimento das determinações da Lei Complementar 150 e o controle das horas normais, extras e noturnas de trabalho. O controle de ponto comprova as horas trabalhadas e reduz as chances de ações trabalhistas.

Ao longo da relação trabalhista, o empregador doméstico se depara com diversas responsabilidades e obrigações. Grande parte delas estão dispostas pela Lei Complementar 150, conhecida como Lei das Domésticas, e ajudam o contratante a manter a prestação de serviços dentro da lei.

Uma delas, parte fundamental da rotina dos empregadores, é o registro de ponto da empregada doméstica. A ação prevista pela Lei traz diversas vantagens para os ambos os lados da relação, além de servir como comprovante em casos de eventuais ações trabalhistas.

Quer saber qual é a importância do registro de ponto para doméstica? Não se preocupe, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo para você. Continue conosco até o final e boa leitura.

importancia do registro de ponto para domestica
A importância do registro de ponto para doméstica inclui o cumprimento da legislação, segurança trabalhista para ambos os lados, comprovação e proteção contra ações trabalhistas — Foto: Freepik.

Registro de ponto da empregada doméstica

O registro de ponto da empregada doméstica é a ação de anotar suas horas de trabalho, considerando o horário de entrada, saída e pausas. Ele é previsto pela LCP 150 e pode ser realizado de 3 maneiras:

  • Manual: o empregador disponibiliza uma planilha ou tabela impressa para que apara a empregada anotar seus horários à mão;
  • Mecânico: o contratante conta com uma máquina que faz a anotação das horas mediante inserção do cartão de ponto;
  • Eletrônico: o registro é feito de forma digital, por meio de um software que armazena as informações em nuvem e calcula as horas de trabalho automaticamente. Além disso, o reconhecimento da profissional pode ser por fatores biométricos, como reconhecimento facial ou impressão digital, ou por códigos e chaves de acesso.

O empregador pode escolher o meio que melhor atende às suas necessidades, desde que se realize o registro efetivo dos horários.

Saiba mais: Controle de Ponto do Empregado Doméstico.

Importância do registro de ponto para doméstica

Muito mais do que apenas uma responsabilidade legal do empregador doméstico, o controle e registro de ponto é fundamental para uma boa relação trabalhista entre ele e sua empregada.

Afinal, a folha de ponto traz diversas vantagens para ambos:

Cumprimento da Lei

No emprego doméstico, o registro de ponto é previsto pelo Art. 12 da Lei Complementar 150, que rege a modalidade. Conforme o disposto:

Art. 12. É obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que idôneo. 

Portanto, a principal importância do registro de ponto da empregada é para manter a relação trabalhista dentro da Lei.

Segurança do empregador e da empregada

O registro de ponto confere uma maior segurança ao empregador e à empregada doméstica. Afinal, é a partir das anotações de horários que se certifica a existência de horas extras e noturnas, o pagamento dos devidos valores, bem como o respeito aos acordos contratuais.

Garantia dos direitos da empregada

O registro de ponto garante o respeito da jornada estabelecida em contrato, no momento da admissão da funcionária. Assim, o controle permite o cumprimento correto da carga horária diária, semanal e até mensal.

Além disso, é por meio dos horários registrados que o empregador verifica se houve horas extras ou noturnas, para as pagar da maneira correta.

Comprovante em casos de ações trabalhistas

O registro de ponto da empregada pode atuar como comprovantes judiciais para ações trabalhistas, contra ou a favor de um dos lados. Desse modo, uma folha de ponto assinada e reconhecida pelo contratante e pela profissional pode reduzir as chances de ações trabalhistas inadequadas.

Afinal, as anotações comprovam os horários de trabalho, dias de prestação de serviços, quantidade de horas extras e/ou noturnas exercidas, etc.

Folha de ponto da empregada doméstica

A folha de ponto é o documento que reúne os registros mensais de ponto da profissional, incluindo as folgas/descansos e compensações e demonstrando a jornada exercida pela doméstica.

Para que ele tenha plena validade, os dois lados da relação — empregador e empregada — devem assiná-lo.

Então, as informações que devem estar presentes na folha de ponto da doméstica são:

  • Horários de entrada;
  • Saída e retorno de intervalos;
  • Horários de encerramento do expediente;
  • Horas extras e noturnas.

Confira este conteúdo do Hora do Lar: Por que fazer o Controle de Ponto do Empregado Doméstico?

Qual o melhor jeito de registrar o ponto da empregada doméstica?

A importância do registro de ponto para doméstica vai além de apenas seguir a Lei. Tanto a empregada quanto o empregador se beneficiam com a ação, contribuindo para uma relação trabalhista melhor e mais saudável.

Mas qual a melhor maneira de registrar o ponto da empregada?

Conheça o Hora do Lar, a plataforma que você precisa para fazer uma gestão completa e eficiente da empregada doméstica. Desde a contratação e registro de ponto diário até a rescisão contratual, o HDL te ajuda em todos os processos. Afinal, nosso objetivo é deixar o trabalho doméstico mais prático e seguro para você.

O aplicativo Hora do Lar foi desenvolvido especialmente para a marcação de ponto da empregada. Basta a profissional baixar gratuitamente na Apple Store ou na Play Store e escanear o código QR sempre que quiser abrir ou fechar o ponto.

Além disso, há quase 10 anos, nós ajudamos mais e 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista. Para isso, oferecemos funcionalidades e ferramentas úteis para sua rotina de gestão, para além do registro de ponto, como:

  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos anual;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e realize o melhor gerenciamento de suas empregadas domésticas. Cadastre-se agora e tenha acesso a melhor plataforma de gestão de empregadas domésticas.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.