Para emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024, acesse o eSocial Doméstico e, na aba “Empregados”, acesse “Informe de Rendimentos”. Após selecionar o ano de referência, imprima o documento. O documento demonstra se há necessidade de DIRF, e deve ser entregue à empregada para declaração correta do IR.
A emissão do informe de rendimentos é uma das obrigações anuais do empregador doméstico. Como o próprio nome traz, trata-se de um documento que registra todos os pagamentos tributáveis pagos à empregada em um determinado período.
O informe é fundamental para 2 outras obrigações: a emissão da DIRF 2024 e para a declaração do Imposto de Renda — tanto do empregador quanto da profissional. A partir dos dados registrados no documento, é possível preencher ambas as obrigações de forma consistente e coerente.
Então, pensando em te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este conteúdo completo com o passo a passo para emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024. Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
- O que é o informe de rendimentos?
- Como emitir informe de rendimentos da doméstica 2024?
- Para que serve o informe de rendimentos da empregada doméstica?
- Preciso emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024?
- Prazo para emitir e entregar o informe de rendimentos da doméstica 2024
- Informe de rendimentos da doméstica com inconsistências
- Como emitir o informe de rendimentos da doméstica de forma simples?
O que é o informe de rendimentos?
O informe de rendimentos da empregada doméstica é um documento de natureza comprovatória que registra todos os rendimentos tributáveis pagos à profissional no ano anterior. Trata-se, em termos simples, de um registro de todos os salários que a empregada recebeu.
Ele é um dos documentos principais para o empregador emitir a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) com os valores corretos e consistentes. Depois, é preciso entregar o mesmo informe para a empregada doméstica, para que ela declare seu imposto de renda.
Então, para verificar se é preciso entregar a DIRF, o empregador deve emitir o informe de rendimentos da doméstica.
Como emitir informe de rendimentos da doméstica 2024?
O empregador deve emitir o informe de rendimentos pelo eSocial Doméstico, seguindo o passo a passo:
- Faça login no eSocial;
- Acesse o menu “Empregados”;
- Clique na opção “Informe de rendimentos”;
- Selecione o ano de referência;
- Clique em “Imprimir informe”.
Atenção: para emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024, todas as competências mensais de 2023 devem estar encerradas e pagas, incluindo a guia referente ao 13° salário.
Caso alguma ainda esteja em aberto, o empregador deve realizar seu devido fechamento para, então, prosseguir com a emissão do informe.
Para que serve o informe de rendimentos da empregada doméstica?
O informe de rendimentos comprova todos os pagamentos realizados para a empregada doméstica no curso de um determinado ano. Por isso, ele é fundamental para a emissão da DIRF e para a declaração do Imposto de Renda.
Trata-se de um apoio ao empregador, que ele deve entregar para a empregada. Afinal, com o informe, é possível emitir ambas as declarações com as quantias consistentes, a fim de evitar complicações com a Receita Federal por informações incompatíveis.
Leia também:
Preciso emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024?
O empregador apenas precisa emitir o informe de rendimentos da doméstica 2024 caso realize a emissão da DIRF e/ou a empregada tenha que declarar Imposto de Renda.
Ou seja, em termos gerais, o contratante deve emitir o informe de rendimentos caso tenha havido retenção de algum rendimento tributável na fonte ao longo de 2023.
A retenção na fonte, por sua vez, é comum em quantias remuneratórias superiores a R$ 2.112,00, conforme tabela vigente para 2024.
Prazo para emitir e entregar o informe de rendimentos da doméstica 2024
O prazo para o empregador emitir e entregar o informe de rendimentos da doméstica 2024 é as 23h59min do dia 29/02/2024 — data limite de emissão da DIRF.
Informe de rendimentos da doméstica com inconsistências
A emissão do informe de rendimentos da empregada doméstica com informações inconsistentes ou com desvios acarreta retenção na malha fina da Receita Federal.
Caso a situação não seja resolvida, a parte responsável fica passível de processo e acusação judicial por sonegação fiscal.
Você pode se interessar: Ações Trabalhistas no emprego doméstico: 5 principais causas.
Algumas situações de inconsistência para se atentar são:
Não entregar o informe
A não entrega do informe de rendimentos do empregador à sua empregada acarreta uma multa equivalente a R$ 41,43.
Falsificação de informações
Caso comprovado que alguma das informações presentes no informe de rendimentos seja falsa, ainda que o erro não seja proposital, a punição pode chegar a incidência de 300% sobre o valor falsificado.
Se, por sua vez, a empregada estiver ciente da falsificação e comprovar-se seu conhecimento, a penalidade também se estende a ela.
Pendência para retificação
Para casos em que a Receita Federal identificar pendências causadas por erros do contribuinte, é possível retificar as informações para garantir a regularização de dados. Ou seja, é possível corrigir as inconsistências por uma declaração de retificação dos dados.
A restituição será liberada quanto antes a correção ocorrer. Se o Imposto de Renda ainda precisar ser pago, atente-se à correção das informações no prazo estipulado, para evitar o pagamento de multas e juros.
Como emitir o informe de rendimentos da doméstica de forma simples?
O informe de rendimentos é apenas uma das responsabilidades do empregador doméstico, mas fundamental para o cumprimento coerente e correto de outros deveres. Por isso, é preciso atenção e cuidado durante o processo, para garantir que não existem inconsistências que o colocarão na malha fina da Receita Federal.
Mas como fazer isso?
Que tal contar com uma ajuda especializada em trabalho doméstico que te auxilia até mesmo na emissão do informe de rendimentos todos os anos?
Então conheça o Hora do Lar, a plataforma completa e inteligente para gestão de empregada doméstica. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, desde a admissão até a rescisão da profissional.
E tudo isso por meio de ferramentas e funcionalidades úteis ao seu dia a dia, que garantem sua segurança, praticidade e agilidade ao longo das etapas, como:
- Geração automática do informe de rendimentos anual;
- Aplicativo para registro de ponto da empregada doméstica;
- Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
- Cálculos automáticos;
- Integração com o eSocial Doméstico;
- Suporte multicanal especializado e muito mais.
Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e reduza até 98% dos erros e inconsistências em sua gestão. Cadastre-se agora e não perca mais tempo.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?