...

Inserir Redução de Jornada e Salário da Doméstica no Meu INSS!

Quando ainda possuía validade, o empregador tinha a responsabilidade de inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS. Para isso, ele deveria fazer login no “Meu INSS” e clicar em “Benefício Emergencial”, para se identificar como empregador e preencher dados sobre a funcionária. Vale lembrar que a ação não é mais possível.

Hoje em dia, o Governo Federal possui muitas plataformas e sistemas com o objetivo de simplificar a rotina de empregadores e trabalhadores, além de facilitar e legitimar as relações trabalhistas. Por isso, sempre que houver alguma alteração contratual, deve-se registrar as mudanças nelas.

Sobretudo durante a pandemia do coronavírus, as plataformas tornaram-se a forma mais segura de organizar a burocracia que envolvia a manutenção de contratos das empregadas domésticas. Afinal, os sites governamentais protegiam os dados da população e agilizavam processos que antes duravam semanas.

Para te ajudar, o Hora do Lar preparou este passo a passo completo para inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS. Fique conosco até o final e descubra todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!

inserir reducao de jornada e salario da domestica no meu inss
Guia completo de como inserir a redução de jornada e salário da empregada doméstica no Meu INSS – Foto: Freepik.

Como funcionava a redução de jornada?

Em abril de 2021, foi publicada a Medida Provisória (MP) 1.045, que trouxe implicações importantes sobre a redução de jornada e salário. A MP visava garantir os empregos formais durante a pandemia do Covid-19.

Segundo a MP, a redução de salário apenas era possível e previsa junto à redução de jornada. Ou seja, o empregador apenas poderia diminuir o salário da empregada doméstica se reduzisse sua carga horária de trabalho de forma proporcionnal.

Assim, a jornada de trabalho era reduzida e, por isso, a empregada doméstica recebia uma menor remuneração.

A redução de jornada e salário eram previstas nos valores de 25%, 50% ou 75%. Além disso, o valor/hora da empregada deveria continuar o mesmo. Ou seja, a quantidade de horas trabalhadas poderia ser diminuída, mas não o valor ganho por hora.

Você pode se interessar: Suspensão de Contrato da Doméstica em 2021 na MP 1.045

Piso de redução

Para garantir estabilidade financeira para a empregada doméstica, o salário resultante da redução não poderia ser menor do que um salário mínimo que, em 2021, era de R$1.100,00.

Acordo temporário

A redução de jornada e salário deveria ser obrigatoriamente provisória. A situação tinha um prazo máximo de 120 dias após aceita pela empregada doméstica. O empregador não tinha a possibilidade de prorrogar e aumentar o prazo.

Possibilidade de recusa

A proposta deveria ser apresentada com as datas de início e conclusão estabelecidas, assim como o valor de jornada e salário que serão diminuídos.

Caso os termos não sejam do interesse da empregada doméstica, ela tinha o direito de recusar o acordo em até 2 dias após a proposta oficial. Nesse caso, o empregador ainda teria a possibilidade de reformulação.

Como inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS

Para inserir a redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS, o empregador deveria acessar o Portal de Serviços com seu login único e seguir os seguintes passos:

  1. Fazer login no Meu INSS;
  2. Clicar em “Benefício emergencial”;
  3. Selecionar “Empregador doméstico”;
  4. Inserir dados da empregada doméstica;
  5. Preencher as informações referentes à redução;
  6. Salvar alterações.

Além disso, os dados necessários para o cadastro da redução de salário e jornada da empregada doméstica são:

  • Dados pessoais da empregada doméstica;
  • Data de admissão;
  • Tipo de acordo (redução de jornada ou suspensão de contrato);
  • Datas de início e término do acordo;
  • Percentual de redução (25%, 50% ou 75%);
  • Dias de duração da redução da jornada e salário;
  • Dados bancários da empregada doméstica;
  • Valor dos três últimos salários.

Importância de cadastrar virtualmente

Ao oficializar o acordo, o empregador garantia à empregada doméstica o acesso ao Benefício Emergencial. Isso porque o governo previa o pagamento da diferença salarial para a trabalhadora em caso de redução nos termos da MP 1045.

Em um momento tão difícil e de instabilidade, era importante garantir ao máximo a estabilidade das empregadas em seus trabalhos formais. O valor da redução pode fazer muita diferença para algumas famílias, por isso é importante que tenham acesso ao complemento governamental.

O Hora do Lar pode te ajudar

Ficar atento às mudanças e novidades do trabalho doméstico não é uma tarefa simples, mas essencial para os empregadores que atuam na área. Afinal, é preciso se atentar às mudanças e garantir a legalidade da relação trabalhista.

Mas e se você pudesse contar com uma plataforma que te ajudasse a ficar por dentro de todos os processos, novidades e mudanças do emprego doméstico?

Há quase 10 anos, o Hora do Lar atua como solução completa e inteligente. Nós ajudamos mais de 15.000 empregadores a realizar a melhor gestão de funcionárias, através de funcionalidades exclusivas e únicas como:

  • Controle de ponto;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de férias, rescisão e outros encargos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamentos;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Confira tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe toda a sua rotina mais prática, simples e automática. Então, cadastre-se agora e ganhe 30 dias de teste grátis.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.