...

Inserir Redução de Jornada e Salário da Doméstica no Meu INSS!

Quando ainda possuía validade, o empregador tinha a responsabilidade de inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS. Para isso, ele deveria fazer login no “Meu INSS” e clicar em “Benefício Emergencial”, para se identificar como empregador e preencher dados sobre a funcionária. Vale lembrar que a ação não é mais possível.

Hoje em dia, o Governo Federal possui muitas plataformas e sistemas com o objetivo de simplificar a rotina de empregadores e trabalhadores, além de facilitar e legitimar as relações trabalhistas. Por isso, sempre que houver alguma alteração contratual, deve-se registrar as mudanças nelas.

Sobretudo durante a pandemia do coronavírus, as plataformas tornaram-se a forma mais segura de organizar a burocracia que envolvia a manutenção de contratos das empregadas domésticas. Afinal, os sites governamentais protegiam os dados da população e agilizavam processos que antes duravam semanas.

Para te ajudar, o Hora do Lar preparou este passo a passo completo para inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS. Fique conosco até o final e descubra todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!

inserir reducao de jornada e salario da domestica no meu inss
Guia completo de como inserir a redução de jornada e salário da empregada doméstica no Meu INSS – Foto: Freepik.

Como funcionava a redução de jornada?

Em abril de 2021, foi publicada a Medida Provisória (MP) 1.045, que trouxe implicações importantes sobre a redução de jornada e salário. A MP visava garantir os empregos formais durante a pandemia do Covid-19.

Segundo a MP, a redução de salário apenas era possível e previsa junto à redução de jornada. Ou seja, o empregador apenas poderia diminuir o salário da empregada doméstica se reduzisse sua carga horária de trabalho de forma proporcionnal.

Assim, a jornada de trabalho era reduzida e, por isso, a empregada doméstica recebia uma menor remuneração.

A redução de jornada e salário eram previstas nos valores de 25%, 50% ou 75%. Além disso, o valor/hora da empregada deveria continuar o mesmo. Ou seja, a quantidade de horas trabalhadas poderia ser diminuída, mas não o valor ganho por hora.

Você pode se interessar: Suspensão de Contrato da Doméstica em 2021 na MP 1.045

Piso de redução

Para garantir estabilidade financeira para a empregada doméstica, o salário resultante da redução não poderia ser menor do que um salário mínimo que, em 2021, era de R$1.100,00.

Acordo temporário

A redução de jornada e salário deveria ser obrigatoriamente provisória. A situação tinha um prazo máximo de 120 dias após aceita pela empregada doméstica. O empregador não tinha a possibilidade de prorrogar e aumentar o prazo.

Possibilidade de recusa

A proposta deveria ser apresentada com as datas de início e conclusão estabelecidas, assim como o valor de jornada e salário que serão diminuídos.

Caso os termos não sejam do interesse da empregada doméstica, ela tinha o direito de recusar o acordo em até 2 dias após a proposta oficial. Nesse caso, o empregador ainda teria a possibilidade de reformulação.

Como inserir redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS

Para inserir a redução de jornada e salário da doméstica no Meu INSS, o empregador deveria acessar o Portal de Serviços com seu login único e seguir os seguintes passos:

  1. Fazer login no Meu INSS;
  2. Clicar em “Benefício emergencial”;
  3. Selecionar “Empregador doméstico”;
  4. Inserir dados da empregada doméstica;
  5. Preencher as informações referentes à redução;
  6. Salvar alterações.

Além disso, os dados necessários para o cadastro da redução de salário e jornada da empregada doméstica são:

  • Dados pessoais da empregada doméstica;
  • Data de admissão;
  • Tipo de acordo (redução de jornada ou suspensão de contrato);
  • Datas de início e término do acordo;
  • Percentual de redução (25%, 50% ou 75%);
  • Dias de duração da redução da jornada e salário;
  • Dados bancários da empregada doméstica;
  • Valor dos três últimos salários.

Importância de cadastrar virtualmente

Ao oficializar o acordo, o empregador garantia à empregada doméstica o acesso ao Benefício Emergencial. Isso porque o governo previa o pagamento da diferença salarial para a trabalhadora em caso de redução nos termos da MP 1045.

Em um momento tão difícil e de instabilidade, era importante garantir ao máximo a estabilidade das empregadas em seus trabalhos formais. O valor da redução pode fazer muita diferença para algumas famílias, por isso é importante que tenham acesso ao complemento governamental.

O Hora do Lar pode te ajudar

Ficar atento às mudanças e novidades do trabalho doméstico não é uma tarefa simples, mas essencial para os empregadores que atuam na área. Afinal, é preciso se atentar às mudanças e garantir a legalidade da relação trabalhista.

Mas e se você pudesse contar com uma plataforma que te ajudasse a ficar por dentro de todos os processos, novidades e mudanças do emprego doméstico?

Há quase 10 anos, o Hora do Lar atua como solução completa e inteligente. Nós ajudamos mais de 15.000 empregadores a realizar a melhor gestão de funcionárias, através de funcionalidades exclusivas e únicas como:

  • Controle de ponto;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo automático de férias, rescisão e outros encargos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamentos;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Confira tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e deixe toda a sua rotina mais prática, simples e automática. Então, cadastre-se agora!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.