...

Aviso Prévio Doméstica: Diferença entre Trabalhado e Indenizado

Entender qual a diferença de aviso prévio doméstica é fundamental em caso de rescisão contratual. No caso do indenizado, a empregada recebe o valor referente ao período de aviso prévio; já no trabalhado, ela presta serviços durante o tempo de aviso.

A rescisão do contrato de trabalho é um momento delicado tanto para o empregador quanto para o empregado. Afinal, são diversos detalhes a serem lembrados, obrigações e toda a instabilidade que o fim do vínculo empregatício traz.

Uma das primeiras atitudes que a parte que deseja rescindir o contrato deve ter é comunicar o aviso prévio à outra. Ou seja, é preciso informar a vontade de rescindir o contrato de trabalho.

Mas você sabia que existem dois tipos de aviso prévio doméstica? Você sabe qual a diferença de aviso prévio trabalhado e indenizado? Então, continue por aqui e descubra tudo. Boa leitura.

aviso previo domestica
Diferença entre aviso prévio trabalhado e indenizado para empregada doméstica – Foto: Freepik.

O que é o aviso prévio doméstica?

Aviso prévio é o nome dado ao informe escrito pelo empregador ou empregada à outra parte, caso um deles queira rescindir o contrato.

Assim, o aviso prévio pode ser feito por qualquer lado da relação empregatícia, em até 30 dias antes do prazo previsto para o fim do contrato.

Vale lembrar que, em motivos de rescisão por justa causa, o aviso prévio não é necessário.

Qual a diferença de aviso prévio trabalhado e indenizado?

Entender qual a diferença de aviso prévio trabalhado e indenizado é fundamental no momento de rescisão de contrato. Assim, tratam-se dos dois tipos de aviso prévio doméstica possíveis e diferentes.

O aviso prévio trabalhado é aquele no qual a doméstica continua prestando serviços por até 30 dias. Contudo, deve haver carga reduzida em 2 horas de sua jornada ou 7 dias seguidos de folga, caso a jornada não seja reduzida.

Dessa maneira, o aviso prévio doméstica trabalhado deve ser informado um dia antes de seu início. Além disso, o empregador deve comunicar a demissão da empregada doméstica um dia antes do término do aviso.

Já o aviso prévio doméstica indenizado é aquele no qual a doméstica não presta nenhum tipo de serviços, e recebe referente ao período do aviso. Este tipo pode ocorrer caso a empregada não queira prestar serviços, o que pode acarretar em descontos nas verbas rescisórias.

Como Funciona o Aviso Prévio doméstica?

O aviso prévio doméstica é sempre feito antes da rescisão do contrato em si, e ele varia de acordo com as seguinte situações:

Quando o Empregador rescinde o contrato

Se a demissão partir do empregador e ele optar pelo aviso prévio trabalhado, a empregada deve prestar serviços por mais 30 dias.

Contudo, o empregador deverá pagar o restante do aviso prévio caso a empregada doméstica tenha cumprido qualquer período maior de trabalho que 1 ano.

Então, se a empregada doméstica trabalhou mais de 1 ano, ela tem o período de 33 dias de aviso prévio. Assim, os primeiros 30 serão trabalhados, os 3 restantes serão indenizados.

Além disso, no aviso prévio trabalhado, a empregada pode trabalhar duas horas a menos por dia ou deixar de trabalhar sete dias corridos. Isso porque este tempo livre que a doméstica terá é compreendido como uma oportunidade para buscar uma nova ocupação.

Assim, a escolha de um ou outro depende de um comum acordo entre o empregador e a empregada.

Então, veja a tabela abaixo:

Tempo de ServiçoDias de Aviso Prévio
Até 1 ano30
1 ano até 1 ano e 11 meses33
2 anos até 2 anos e 11 meses36
3 anos até 3 anos e 11 meses39
4 anos até 4 anos e 11 meses42
5 anos até 5 anos e 11 meses45
6 anos até 6 anos e 11 meses48
7 anos até 7 anos e 11 meses51
8 anos até 8 anos e 11 meses54
9 anos até 9 anos e 11 meses57
10 anos até 10 anos e 11 meses60
11 anos até 11 anos e 11 meses63
12 anos até 12 anos e 11 meses66
13 anos até 13 anos e 11 meses69
14 anos até 14 anos e 11 meses72
15 anos até 15 anos e 11 meses75
16 anos até 16 anos e 11 meses78
17 anos até 17 anos e 11 meses81
18 anos até 18 anos e 11 meses84
19 anos até 19 anos e 11 meses87
20 anos ou a partir de 20 anos90

Quando o Empregado pede Demissão

Se o pedido de demissão for feito pela empregada, ela tem o dever de cumprir os 30 dias de aviso prévio.

Caso ela não pretenda trabalhar durante este período, o empregador tem o direito de descontar o valor proporcional do salário das verbas rescisórias.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quanto tempo dura o aviso prévio no emprego doméstico?

A quantidade de dias do aviso prévio do empregado doméstico varia conforme o tempo trabalhado. Contudo, o período mínimo de aviso é 30 dias (dias relativos a um ano de trabalho).

Vale a pena lembrar que o pagamento desses dias é feito na rescisão do empregado doméstico.

Como calcular a quantidade de dias do aviso prévio da empregada doméstica?

Empregados domésticos com até 12 meses de trabalho terão 30 dias de aviso. A partir daí, a empregada terá mais 3 dias de aviso prévio para cada ano adicional, até um limite de 60 dias.

Ou seja, o período do aviso prévio poderá se estender por até 90 dias, sendo 30 dias relativos ao primeiro ano e mais até 60 dias relativos às 2 décadas passadas.

Vale ressaltar que, em casos de demissão em período de experiência, não é preciso realizar ou cumprir o aviso prévio.

Como calcular as verbas rescisórias da empregada doméstica?

Com tantos detalhes e regras que o empregador deve lembrar, é comum se sentir confuso ou ter dificuldades. Mas, que tal contar com uma plataforma que faz o cálculo automático das verbas rescisórias no emprego doméstico?

Para isso, conte com o Hora do Lar.

O Hora do Lar disponibiliza todos os valores e verbas que devem ser pagas, bem como a folha de pagamento para que a empregada e o empregador possam assinar o recibo.

Além disso, para as empregadas que seguem com o contrato ativo, o HDL faz o cálculo automático de salário, horas extras e diversos outros encargos.

O Hora do Lar também possui aplicativos próprios para a melhor gestão da empregada doméstica – um para o empregador e um para a funcionária. Assim, você consegue realizar o registro de ponto da empregada e calcular todos os encargos necessários.

Conheça agora o Hora do Lar, e encontre o melhor plano para seu lar. Faça seu cadastro agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.