);

O calendário do empregador é recheado de responsabilidades, desde o recolhimento da DAE até o pagamento do salário para a trabalhadora. Dentre tantas tarefas do cotidiano, ainda sim, é comum se pegar em situações inusitadas para tentar entender se sábado é dia útil para pagamento de salário da doméstica.

Pode até parecer uma pergunta simples, mas é muito importante, afinal, caso o sábado seja válido para pagamento e o empregador não o fizer, pode ser considerado atraso de salário o que pode envolver alguns riscos ao empregador. Fique com a gente até o final veja a data certa de pagamento. Boa leitura!

Sábado é Dia Útil para Pagamento de Salário da Doméstica

Sábado é Dia Útil para Pagamento de Salário da Doméstica?

Sim, sábado é dia útil para pagamento de salário da doméstica, é isso que prevê a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os únicos dias que não são válidos para pagamento são domingos e feriados, inclusive os municipais.

Caso o empregador faça o pagamento por meio de deposito bancário e a data coincida com o sábado, a dica é antecipar o pagamento da doméstica em um dia. Quanto a isso não existe problemas, além de deixar o pagamento em dia a doméstica recebe na data correta.

Qual a data de pagamento prevista em lei para doméstica?

Se engana quem acha que a CLT não prevê uma data de pagamento para os trabalhadores, segundo o que consta na lei o salário deve ser pago até o 5° dia útil do mês subsequente ao vencido.

Contudo, está data de pagamento é uma sugestão ao empregador, que pode facilmente ser alterada para outra, desde que conste no contrato de trabalho.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que considerar no pagamento da doméstica?

Quando falamos em pagamento, muitas vezes, só levamos em consideração o salário bruto registrado em carteira e achamos que é aquilo que deve ser pago para a doméstica, mas na verdade não é bem assim.

É necessário levar em consideração diversos fatores por exemplo faltas do mês, horas extras, adicional noturno, desconto do INSS (Guia DAE), total da carga horária entre outros, para chegar no valor do pagamento da doméstica.

Para o empregador ter mais segurança no pagamento, o correto e o que a lei manda é fazer o controle de ponto da doméstica, assim os cálculos de horas extras, adicional noturno e faltas ficam bem mais simples de serem feitos.

Que tal reinventar a gestão doméstica?

Convenhamos, fazer a gestão doméstica é algo que exige muito do empregador, entender de assuntos contábeis ou até mesmo jurídicos, não é algo tão animador se você não leva jeito para isso.

A melhor solução para isso, é deixar nas mãos da tecnologia a função de ajudar na gestão doméstica. Com a plataforma e aplicativo Hora do Lar, o empregador controlada desde as horas trabalhadas no mês até a emissão dos documentos mensais em um só clique.

Se você curte tecnologia e uma gestão inovadora, experimente por 30 dias gratuitos a plataforma e app HDL e surpreenda-se com as facilidades.

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *