...

Valor de Hora Extra para Doméstica: veja as regras!

O valor de hora extra para doméstica é um acréscimo de, pelo menos, 50% sobre o valor/hora usual, para todas as atividades exercidas até às 22:00. Além disso, há os valores para as horas de trabalho em feriados e domingos (DSR), assim como para períodos noturnos (entre 22:00 e 05:00).

Ao longo de seu tempo de atividade, pode ser que os serviços da empregada doméstica sejam solicitados durante um tempo a mais. Assim, além de sua jornada usual, pode ser que elas realizem algumas horas a mais de trabalho.

Nestas situações, o empregador deve se atentar aos detalhes e remunerá-las de maneira correta. Por isso, é importante se atentar a cada caso.

Quer saber tudo o sobre o valor de hora extra para doméstica? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda com todos os detalhes. Continue conosco até o final e boa leitura.

valor de hora extra para domestica
Guia completo do valor da hora extra da empregada doméstica: como calcular, valores, controle de ponto e muito mais – Foto: Freepik.

Valor de hora extra para doméstica

As horas extras são todos os horários trabalhados pela empregada doméstica além de sua jornada usual. Ou seja, é o tempo a mais durante o qual ela exerce sua atividade.

Por isso, o empregador deve remunerar este tempo da maneira correta. Assim, para todas as horas extras exercidas até às 22:00, o adicional deve ser, no mínimo, 50% do valor de sua hora de trabalho usual.

Então para descobrir o valor de hora extra para doméstica, basta dividir seu salário/hora por 2 e somar a ele mesmo. A fórmula fica: [valor hora] / 2 + [valor hora]. Em 2023, o valor mínimo que uma empregada pode receber como remuneração pelas suas horas extras é de 5,92 + 2,96 = R$8,88.

Contudo, caso a funcionária cumpra horas extrajornada além das 22:00, ela se configura como hora extra noturna. Neste caso, além do adicional de 50%, deve-se adicionar 20% ao valor hora antes. Então, seguindo o mínimo nacional, a conta fica: 5,92 + 20% = 7,10 + 50% = R$10,65.

Além disso, caso a empregada trabalhe durante os dias de feriado ou em seu dia de DSR, o adicional é de 100% sobre o valor hora usual. Ou seja, ela ganha o dobro por este período.

Saiba mais: Horas Extras da Empregada Doméstica: Entenda tudo!

Quantas horas extras a empregada pode fazer?

Assim como a jornada de trabalho, existe um limite de horas extras que podem ser prestadas por um empregado doméstico. O artigo 59 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) deixa claro que é possível fazer apenas 2 horas extras diárias.

No entanto, o limite de horas extras muda quando se trata do contrato em jornada parcial. Neste modelo, a empregada pode cumprir 1 hora extra por dia. Afinal, leva-se em conta a carga horária de trabalho, que não pode ultrapassar a 25 horas semanais.

Quem não pode fazer horas extras?

Pode ser uma surpresa, mas não são todos os contratos estabelecidos com empregados domésticos que permitem as horas extras. Este é o caso da jornada de trabalho 12×36.

Este contrato funciona da seguinte forma: a empregada presta serviço durante 12 horas e têm as 36 seguintes de descanso. Desta forma, a lei proíbe que a doméstica fique mais de 12 horas na residência do empregador.

Como controlar as horas extras da doméstica?

O controle de ponto da empregada doméstica é obrigatório e previsto por lei, sendo de inteira responsabilidade do empregador. Assim, a Lei Complementar 150 diz:

É obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que idôneo. 

Desta forma, o empregador deve registrar e controlar os horários de entrada, saída e pausas para refeição, como também as horas extras e horas noturnas que a doméstica fizer durante o mês. Assim, com o total de horas trabalhadas pela empregada doméstica no mês, você consegue pagar os encargos da maneira correta e sem erros.

Por isso, mesmo que o registro possa ser feito de diversas maneiras pelo empregador, existem formas mais seguras, rápidas e práticas.

Controle automático de horas extras da doméstica

Contar com uma plataforma que te ajuda a registrar todos os horários da jornada de trabalho da doméstica é essencial. Assim, você se certifica de que tudo está nos conformes legais e evita erros e inconsistências.

E a melhor maneira de fazer tudo isso é com o Hora do Lar.

Nós somos uma plataforma especialista em emprego doméstico, pronta para te ajudar em todos os momentos, processos e etapas. Há mais de 5 anos, nós deixamos a rotina de gestão da empregada doméstica mais prática, rápida e automática, através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • 100% de integração com o eSocial Doméstico;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e junte-se a mais de 7500 empregadores domésticos todos os meses. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.