...

Como alterar salário no eSocial Doméstico? Passo a passo

Para alterar salário no eSocial Doméstico, acesse o sistema e selecione a empregada em “Gestão de Trabalhadores”. Em seguida, na opção de “Dados Contratuais”, informe a data de início da vigência e o novo valor, e salve as mudanças. Outra possibilidade é com o assistente virtual: no próprio chat, basta enviar “reajustar salário” para iniciar o processo.

O eSocial Doméstico é parte fundamental da rotina dos empregadores domésticos. A plataforma unifica as informações sobre a relação trabalhista e, por isso, é preciso registrar todos os processos e eventos no sistema, como férias e reajuste salarial.

Não obstante, alterar salário no eSocial Doméstico é obrigatório sempre que a remuneração da empregada sofrer mudanças e reajustes. A partir do novo valor registrado no sistema, calculam-se os tributos mensais da Guia DAE corretamente, garantindo a consistência dos valores recolhidos.

Para te ajudar, preparamos este passo a passo completo para alterar salário no eSocial Doméstico. Continue conosco até o final e boa leitura.

alterar salario no esocial domestico
Você pode solicitar ao Assistente Virtual para alterar salário no eSocial Doméstico, enviando “reajustar salário” no chat da plataforma – Foto: Freepik.

Quando mudar o salário da empregada doméstica no eSocial?

Anualmente, o Governo Federal reajusta o salário mínimo da doméstica, válido para todas as unidades federativas e profissionais brasileiras. Contudo, cinco estados — SP, RJ, SC, PR e RS — adotam quantias mínimas próprias de salário mínimo regional.

Essas mudanças trazem algumas obrigações ao empregador doméstico, sendo uma das principais alterar salário no eSocial Doméstico. O reajuste deve ocorrer sempre que o salário registrado da profissional sofrer alterações, independente do motivo.

Vale ressaltar que a mudança não é automática pelo sistema. Por isso, você deve fazer as mudanças antes de encerrar a folha do mês, para que os cálculos automáticos da Guia DAE considerem a nova quantia.

A ação garante a legalidade da relação trabalhista, demonstrando ao Governo Federal a adequação aos conformes legais e assertividade nos cálculos mensais.

Não sabe se precisa reajustar o salário de sua empregada? Confira os valores mínimos por estado para 2025:

Preciso reajustar o salário da empregada se ele for maior que o mínimo?

Caso sua empregada doméstica tenha um salário registrado superior ao mínimo nacional, regional ou definido por piso salarial, o reajuste é opcional ao empregador.

Ou seja, se o salário da empregada já estiver acima dos valores mínimos legais, a mudança não é obrigatória, ficando a critério do contratante.

Saiba mais: Como e Quando Reajustar o Salário da Empregada Doméstica?

Como alterar salário no eSocial Doméstico

A mudança de salário no eSocial Doméstico é obrigatória sempre que o salário da profissional sofrer alterações.

Então, o passo a passo para alterar salário no eSocial Doméstico:

  1. Faça login no eSocial Doméstico;
  2. Vá para o menu “Empregados” e clique em “Gestão de Empregados”;
  3. Selecione a empregada doméstica;
  4. Clique em “Dados contratuais”;
  5. Vá para “Alterar Dados Contratuais”;
  6. Informe a data de início da vigência (primeiro dia do mês da mudança);
  7. Insira o novo valor do salário;
  8. Clique em “Salvar”.

Outra opção é pelo Assistente de reajuste salarial. No menu “Acesso Rápido”, procure pelo ícone do Assistente Virtual no canto inferior da página. Ao abrir o chat, solicite “reajustar salário” e faça o processo pela própria conversa.

Além disso, o reajuste pode ser feito via aplicativo do eSocial Doméstico, pela funcionalidade de reajuste. O download é gratuito para sistemas Android e iOS, com login a partir dos seus dados gov.br cadastrados.

Reajuste de salário na CTPS da empregada

Após alterar salário no eSocial Doméstico, o empregador deve registrar as mudanças na Carteira de Trabalho da empregada.

Um detalhe importante, e pode auxiliar o empregador, é que o eSocial possui integração com a CTPS Digital. Então, uma vez registrada a alteração salarial no sistema do governo, as novas informações são automaticamente transportadas para o documento digital da profissional.

Mas, se a empregada ainda portar a Carteira de Trabalho física e solicitar o registro das alterações nela, basta preencher o novo valor e o motivo da mudança na seção “Alterações de salários”.

Assim, cumprir esses procedimentos mantém todos os direitos do empregado em dia e assegura uma relação de trabalho harmoniosa, dentro de todos os parâmetros legais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, você precisa conferir este artigo exclusivo que preparamos para você:

Gestão prática e segura da empregada doméstica

Acompanhar todas as mudanças e novidades do trabalho doméstico não é uma tarefa simples, sobretudo em meio à rotina corrida e agitada do empregador. Por isso, contar com uma ajuda especialista em emprego doméstico pode ser fundamental para evitar erros e inconsistências.

Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. 

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2018- Hora do Lar. Todos os direitos reservados. CNPJ 21.011.165/0001-39.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.