...

Como Alterar Salário no eSocial Doméstico: passo a passo

Para alterar salário no eSocial Doméstico, acesse a plataforma e, em seguida, a aba de “Gestão de Trabalhadores”. Na opção de “Dados Contratuais”, clique para alterá-los e insira a data de início de vigência. Registre o novo valor e salve as mudanças.

O eSocial Doméstico faz parte do dia a dia de todos os empregadores. Afinal, a plataforma unifica todas as informações sobre a relação trabalhista. Por isso, é muito fundamental que o contratante registre todos os processos e dados no sistema, como férias e reajuste salarial.

Não obstante, alterar salário no eSocial Doméstico é obrigatório sempre que a remuneração da empregada sofrer mudanças e reajustes. A partir do novo valor registrado no sistema, calculam-se os tributos da Guia DAE corretamente, garantindo a consistência de dados e informações.

Nesse artigo, o Hora do Lar mostra um caminho simples, rápido e fácil no eSocial para você fazer toda a mudança de salário da sua doméstica. Boa leitura.

alterar salario no esocial domestico
Para alterar salário no eSocial Doméstico, basta acessar a Gestão de Trabalhadores e alterar os dados cadastrais, informando o novo valor e a data de início da vigência — Foto: Freepik.

Mudança de salário da empregada doméstica no eSocial

Todos os anos, o Governo Federal faz o reajuste no salário mínimo da doméstica. A quantia vale para todas as empregadas domésticas do país, exceto para aquelas que atuam nas regiões que definem valores próprios. Neste caso, o empregador deve se atentar ao salário mínimo regional.

Essas mudanças trazem algumas obrigações ao empregador doméstico, sendo uma das principais alterar salário no eSocial Doméstico. O reajuste do valor na plataforma deve ocorrer sempre que a remuneração da profissional sofrer alterações.

Vale ressaltar que a alteração não é automática pelo sistema. Assim, o empregador deve fazer as mudanças antes de encerrar a folha do mês, para que os cálculos automáticos da Guia DAE considerem a nova quantia.

A ação garante a legalidade da relação trabalhista, demonstrando ao Governo Federal a adequação aos conformes legais, e assertividade nos cálculos mensais.

Não sabe se precisa reajustar o salário de sua empregada? Confira os valores mínimos por estado para 2024:

Preciso reajustar o salário da empregada se ele for maior que o mínimo?

Caso sua empregada doméstica tenha um salário bruto registrado superior ao mínimo nacional, regional ou definido por piso salarial, o empregador pode optar ou não pela mudança.

Ou seja, se o salário da empregada já estiver acima dos valores mínimos legais, o empregador não precisa reajustá-lo. A mudança, então, fica a critério do contratante.

Saiba mais: Como e Quando Reajustar o Salário da Empregada Doméstica?

Como alterar salário no eSocial Doméstico

Para alterar salário no eSocial Doméstico:

  1. Faça login no site do eSocial Doméstico;
  2. Vá para o menu “Empregados” e clique em “Gestão de Empregados”;
  3. Selecione a empregada doméstica que receberá o reajuste e clique em “Dados contratuais”;
  4. Vá para a opção de “Alterar Dados Contratuais”;
  5. Informe a data de início da vigência (deve ser sempre o primeiro dia do mês da mudança);
  6. Insira o novo valor do salário;
  7. Clique em “Salvar” para registrar as alterações.

Reajuste de salário na CTPS da empregada

Após alterar salário no eSocial Doméstico, o empregador deve registrar as mudanças na carteira de trabalho da empregada. Para isso, solicite o documento da profissional e abra na seção “Alterações de salários”. Nela, preencha o novo valor da remuneração e o motivo da mudança.

Um detalhe importante, e pode auxiliar o empregador, é que o eSocial possui integração com a CTPS Digital. Então, uma vez registrada a alteração salarial no sistema do governo, ela também ocorre automaticamente na CTPS Digital.

Assim, cumprir esses procedimentos mantém todos os direitos do empregado em dia e assegura uma relação de trabalho harmoniosa, dentro de todos os parâmetros legais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, você precisa conferir este artigo exclusivo que o Hora do Lar preparou para você:

Gestão prática e segura da empregada doméstica

Acompanhar todas as mudanças e novidades do trabalho doméstico não é uma tarefa simples, sobretudo em meio à rotina corrida e agitada do empregador. Por isso, contar com uma ajuda especialista em emprego doméstico pode ser fundamental para evitar erros e inconsistências.

Então, conheça o Hora do Lar, a solução completa e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de suas empregadas domésticas. Há quase 10 anos, nós auxiliamos mais de 15.000 empregadores em todos os momentos da relação trabalhista, garantindo a praticidade, agilidade e segurança de todos os processos.

E tudo isso por meio de ferramentas e funcionalidades úteis à rotina do contratante, como:

  • Aplicativo para registro de ponto da empregada;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculos automáticos;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimentos anual;
  • Suporte multicanal especializado e muito mais.

Evite erros e inconsistências em sua gestão de empregada doméstica com o Hora do Lar. Então, cadastre-se agora mesmo!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.