Alterar Salário no eSocial Doméstico: Guia completo!

O empregador deve alterar salário no eSocial Doméstico sempre que o valor da remuneração sofrer mudança. Basta fazer login na plataforma e encontrar a opção “reajustar salário” nos dados contratuais do trabalhador.

O eSocial Doméstico faz parte do dia a dia de todos os empregadores. Afinal, é uma plataforma que unifica todas as informações sobre a relação trabalhista. Por isso, é muito importante que o empregador registre todos os processos no sistema, como férias e reajuste salarial.

Alterar salário no eSocial Doméstico é uma das etapas fundamentais sempre que a remuneração da empregada sofrer mudanças. A partir disso, a Guia DAE vai ser recolhida sem nenhum erro de valor.

Nesse artigo, o Hora do Lar mostra um caminho simples, rápido e fácil no eSocial para você fazer toda a mudança de salário da sua doméstica. Boa leitura.

alterar salario no esocial domestico
Passo a passo completo para alterar o salário da empregada doméstica no eSocial Doméstico – Foto: Freepik.

Mudança de salário da empregada doméstica no eSocial

Todos os anos, o Governo Federal faz o reajuste no salário mínimo da doméstica. Este valor vale para todas as empregadas domésticas do país, menos para aquelas que atuam nos estados que definem valores próprios. Neste caso, o empregador deve se atentar ao salário mínimo regional.

Essas mudanças trazem algumas obrigações ao empregador doméstico. Afinal, ele deve alterar salário no eSocial Doméstico sempre que ocorrer um reajuste na remuração da funcionária.

Vale ressaltar que a alteração não é automática pelo sistema. Assim, o empregador deve fazer as mudanças antes de encerrar a folha do mês.

Então, alterar salário no eSocial Doméstico é de extrema importância. Isso porque a Guia DAE dos meses seguintes serão calculadas com base nos novos valores que o empregador informou ao sistema.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Alterar salário no eSocial Doméstico passo a passo

Confira abaixo todo o passo a passo para alterar salário no eSocial Doméstico:

  1. Faça login no site oficial do eSocial Doméstico;
  2. Vá para o menu “Empregados” e clique em “Gestão de Empregados”;
  3. Escolha um empregado doméstico e clique em “Dados contratuais”;
  4. Selecione a opção de “Reajustar salário”;
  5. Insira o novo valor do salário e a data do inpicio, que deve ser sempre o primeiro do dia do mês da mudança;
  6. Clique em “Confirmar”.

Pronto, você já conseguiu alterar salário no eSocial Doméstico.

Reajuste de salário na CTPS da empregada

Depois de alterar salário no eSocial Doméstico, o empregador deve realizar as devidas mudanças na carteira de trabalho física da empregada, caso ela ainda a utilize.

A mudança é feita na seção “Alterações de salários”, na qual o empregador precisa informar o novo valor e o motivo da mudança.

Um detalhe importante e que pode ajudar o empregador é que o eSocial possui intergração com a CTPS Digital. Então, uma vez registrada a alteração salarial no sistema do governo, ela também é feita de forma automática na CTPS Digital.

Assim, cumprir esses procedimentos mantém todos os direitos do empregado em dia e assegura uma relação de trabalho harmoniosa, dentro de todos os parâmetros legais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, você precisa conferir este artigo exclusivo que o Hora do Lar preparou para você: Atualizar Carteira de Trabalho da Empregada Doméstica: Veja!

Emissão da Guia DAE na palma da sua mão

Emitir a Guia DAE a cada mês é um dever do empregador, que deve ir até o site do eSocial para ter acesso ao documento. Mas, graças as novas tecnologias, já existem serviços de gerenciamento do empregado doméstico que emitem a DAE em apenas um clique.

Dentre tantos serviços disponíveis, poucos fazem o processo completo para o empregador e emitem somente a Guia da competência atual.

Já as plataformas digitais mais avançadas geram a Guia DAE da competência atual e das atrasadas. O empregador só precisa selecionar o período de recolhimento e pronto. O documento vai estar em mãos em apenas um clique.

A mais sofisticada das plataformas para o gerenciamento do empregado doméstico é o Hora do Lar. Nela, o empregador tem amparo desde a etapa de cadastro, controle de ponto, entrega de documentos mensais e cálculos automáticos de férias, rescisão e salário.

Tudo com a facilidade, segurança e tecnologia que só o HDL pode oferecer ao empregador.

Coloque mais comodidade na gestão do seu empregado. Então, conheça a Plataforma Hora do Lar e veja como deixar sua rotina mais fácil, rápida e automática. Faça seu cadastro agora e ganhe um período exclusivo de teste grátis.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.