...

Capacitação dos Empregados Domésticos: veja a importância!

A capacitação dos empregados domésticos ajuda na adaptação de ambos os lados, o que melhora cada vez mais a relação trabalhista. Além disso, capacitar seus profissionais traz cada vez mais vantages para ambos os lados, como maior segurança, economia, satisfação e motivação.

Capacitação profissional é o nome dado ao grupo de cursos e treinamentos oferecidos pelo contratante que ajudam os trabalhadores a desenvolver cada vez mais as suas habilidades profissionais. Assim, o foco pode ser tanto técnico quanto profissional.

Por isso, a capacitação ddos empregados domésticos é uma prática amplamente utilizada para que os profissionais da área se desenvolvam, além de trazer diversas vantagens para o contratante. Afinal, ao oferecer um treinamento adequado, você assegura a qualidade do trabalho.

Quer saber como fazer e como investir na capacitação dos empregados domésticos? Não se preocupe, o Hora do Lar te ajuda com todos os detalhes. Continue conosco até o final e boa leitura.

capacitacao dos empregados domesticos
Como capacitar empregadas domésticas em 2023: benefícios, vantagens e muito mais – Foto: Freepik.

Capacitação dos empregados domésticos

A capacitação dos empregados domésticos pode ocorrer de diversas formas, com diversos focos. O empregador pode oferecer treinamento, cusos, palestras e outros eventos para garantir que o profissional se torne cada vez mais apto e especializado.

Além disso, capacitar seus trabalhadores domésticos traz diversas vantagens para ambos os lados – contratante e funcionário. Por isso, o Hora do Lar preparou como afeta os dois lados:

O lado do empregador

Estragos com vidros riscados, roupas queimadas ou manchadas, móveis danificados são avarias que doem no bolso do empregador doméstico. O caso fica ainda pior quando a falta de capacitação acontece no âmbito dos cuidadores de idosos, babás ou seguranças, no qual os danos podem ser irreparáveis.

Trocar de profissional nem sempre é a melhor solução, afinal, não sai nem um pouco barato fazer uma rescisão de contrato. Além disso, o tempo de adaptação de um novo funcionário ao ambiente de trabalho, muitas vezes, é longo. Tudo isso, torna esse processo muito desgastante.

Se você encontrou o profissional correto, teve empatia por ele, sentiu segurança mas percebe que ele não tem a qualificação que você precisa em determinadas tarefas, a solução é investir em capacitação.

A capacitação dos empregados domésticos é um investimento que vale a pena a longo prazo. Nos primeiros meses, já é possível perceber uma melhoria significativa na qualidade dos serviços, e o investimento logo se reverte em economias (energia elétrica, água, produtos de limpeza, conservação de alimentos, entre outros) e redução de prejuízos.

No caso de babás e cuidadores de idosos, áreas nas quais o desafio é encontrar pessoas confiáveis, o treinamento é fundamental. Claro, no caso desse funcionário ainda não o ter.

Você pode se interessar:

O lado do empregado

Se o empregado busca excelência em determinado serviço ou se pretende ser multifuncional (característica cada vez mais exigida pelo mercado em geral, não só o doméstico), a melhor forma de alcançar tudo isso é a partir da capacitação.

Diversos profissionais buscam treinamento como forma de recolocação no mercado e de conquista de melhores salários. Aqueles que têm a preocupação de conhecer novas técnicas de aprimoramento de suas atividades têm melhores oportunidades.

Limpeza, manutenção de ambientes, organização, processo de lavanderia, jardinagem, etiqueta, cuidado com imagem pessoal são apenas algumas das aulas possíveis, e as possibilidades são diversas.

Autoconhecimento é a palavra-chave para investir na área que fará o profissional desempenhar com excelência suas melhores habilidades, ser mais feliz e, portanto, mais produtivo.

A relação empregado e empregador

Um lar em harmonia começa pelo respeito entre as pessoas que o habitam e frequentam. Por isso, se o ambiente de trabalho é sua casa, a base de todas as relações precisa ser saudável.

Como em qualquer relação trabalhista, o funcionário se sente cada vez mais motivado e engajado ao ser incentivado e valorizado pelo empregador, em conhecimentos e habilidades específicas. O trabalhador motivado é importante para que a relação trabalhista seja boa e duradoura.

O entra e sai de funcionários pode fragilizar a segurança da residência, impactar em altos custos para o empregador e também gerar um desgaste muito grande. Além disso, em um dia-a-dia corrido, o que puder ser feito em prol de tempo livre é sempre algo precioso.

Cursos de capacitação de empregados domésticos

No Brasil, nem sempre encontra-se cursos acessíveis de capacitação dos empregados domésticos. No entanto, o cenário é um mercado no qual profissionais qualificados são cada vez mais disputados, além de mais caros que a média.

Porém, se você planeja qualificar um profissional de confiança, uma opção com excelente custo-benefício é, por exemplo, a Benfatto Organiza. A empresa tem tradição na área e é referência no ramo. Inclusive, os cursos são totalmente personalizados e definidos a partir de uma entrevista com o próprio empregador.

O cliente ainda conta com um seguro demissão. Em outras palavras, um bom desconto no treinamento de novos funcionários caso empregados já treinados peçam demissão.

Para os profissionais que buscam melhorar seus serviços, mas não dispõem de recursos financeiros, a Casa Bombril é uma opção. Nela, é disponibilizado algumas aulas gratuitas. São cursos de 48 horas, divididas em 5 módulos e as turmas são montadas de acordo com a demanda.

Gestão de empregados domésticos com o Hora do Lar

Capacitar seus empregados domésticos é apenas um dos processos dentro do trabalho doméstico. Afinal, treinar e oferecer cursos não são as únicas tarefas do empregador, que se depara com uma série de responsabilidades e deveres todos os meses.

Por isso, há quase 10 anos, o Hora do Lar é a plataforma completa e inteligente para gestão de empregados domésticos. Nosso objetivo é deixar toda a sua rotina de gerenciamento mais rápida, prática e automática, através de funcionalidades únicas e exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • 100% de integração do eSocial Doméstico;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Cálculo automático de encargos e adicionais;
  • Geração do informe de rendimentos;
  • Suporte multicanal especializado;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e junte-se a mais de 15.000 empregadores domésticos que contam conosco todos os meses. Cadastre-se agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.