...

Ponto Facultativo para Empregada Doméstica: como funciona?

O ponto facultativo para empregada doméstica é a data na qual o empregador pode optar ou não pela prestação de serviços. Em geral, são datas comemorativas próximas a feriados, e o mais comum é que se cumpra meia jornada. Contudo, a decisão final fica à cargo do empregador.

Quando o empregador doméstico precisa planejar as folgas e feriados, é comum se questionar sobre como funciona o ponto facultativo e quais regras devem ser observadas para cumprir a legislação.

Devido às datas em que eles acontecem, muitas vezes surgem dúvidas sobre a necessidade de dispensar o trabalho ou de que modo é possível negociar a folga. Você sabe como fazer isso? Afinal, são questões que tem impacto direto na prestação de serviços da doméstica.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Fique conosco até o final e boa leitura.

ponto facultativo
Empregada doméstica tem direito ao ponto facultativo? – Foto: Freepik.

Pontos facultativos 2023 para empregadas domésticas

Os feriados da doméstica e os pontos facultativos marcam presença no calendário anual de ambas as partes. Em 2023, a lista de ponto facultativo para empregada doméstica é:

  • 20/02 (segunda-feira): Carnaval;
  • 21/02 (terça-feira): Carnaval;
  • 22/02 (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas;
  • 08/06 (quinta-feira): Corpus Christi.

Vale lembrar que a lista varia de acordo com a região. Afinal, as datas regionais e municipais englobam comemorações próprias e que afetam o calendário de feriados e pontos facultativos nacionais.

Quer saber mais sobre o Carnaval para empregada doméstica? Então você precisa conferir este artigo completo que o Hora do Lar preparou para você: Carnaval é Feriado para Empregada Doméstica? Confira detalhes!

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

Os feriados são datas estabelecidas por lei nas quais recomenda-se a não prestação de serviços da empregada doméstica. Se houver trabalho, o empregador deve remunerá-la em dobro (100% de adicional sobre a hora) ou compensar a folga em outro dia.

Já os pontos facultativos são datas nas quais a prestação de serivços é opcional, a partir do empregador. Ele define se haverá ou não trabalho nas datas de ponto facultativo.

Empregada doméstica tem direito ao ponto facultativo?

Sim, a empregada doméstica seguem as mesmas datas de ponto facultativo que os demais trabalhadores celetistas. Contudo, quem define a prestação ou não de serviço é o contratante.

Mediante conversa e negociações prévias, o empregador pode negociar a folga caso um dos lados queiras, combinando uma data para que o trabalhador compense os dias em que faltou.

Quais os direitos e deveres das partes?

Existem três situações que precisam de atenção para determinar quais são os direitos e deveres das partes: a dispensa do trabalho por iniciativa do empregador, a folga concedida mediante compensação e a falta injustificada.

Dispensa do trabalho

Se o empregador não precisar que o trabalhador compareça ao serviço, como nos casos de viagens e outros motivos que tornem o trabalho desnecessário na data, o empregado deve receber uma folga remunerada.

Como ele estava disponível para o trabalho, mas o patrão optou por conceder a folga, não é possível exigir que o dia seja compensado em outra data.

Concessão de folga com compensação

Caso o empregado queira folgar e peça a dispensa, o empregador pode negociar uma data para que ele compense o dia não trabalhado, sempre mediante acordo escrito para comprovar o que foi combinado. Vale lembrar que não é obrigatório conceder esse descanso.

Falta injustificada

Existem casos em que, mesmo sem ser dispensado, o empregado decide faltar ao serviço. Quando isso acontece, o empregador pode descontar o dia de falta do salário.

Gestão dos feriados e pontos facultativos no emprego doméstico

Se atentar a tantos detalhes e regras, sobretudo em meio a uma rotina corrida, pode trazer uma série de complicações e dificuldades para o empregador doméstico. Afinal, erros e inconsistências podem trazer ainda mais problemas e dores de cabeça.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente para te auxiliar nos mais diversos processos de gestão de domésticas: o Hora do Lar. Com uma plataforma completa, nós te ajudamos em todas as etapas, por meio de funcionalidades exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo de férias, 13° salário, rescisão e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimenos;
  • Suporte especializado multicanal;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e se junte a outros 1500 empregadores domésticos que contam com a melhor gestão. Faça seu cadastro agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.