...

Ponto Facultativo para Empregada Doméstica: como funciona?

O ponto facultativo para empregada doméstica é a data na qual o empregador pode optar ou não pela prestação de serviços. Em geral, são datas comemorativas próximas a feriados, e o mais comum é que se cumpra meia jornada. Contudo, a decisão final fica à cargo do empregador.

Quando o empregador doméstico precisa planejar as folgas e feriados, é comum se questionar sobre como funciona o ponto facultativo e quais regras devem ser observadas para cumprir a legislação.

Devido às datas em que eles acontecem, muitas vezes surgem dúvidas sobre a necessidade de dispensar o trabalho ou de que modo é possível negociar a folga. Você sabe como fazer isso? Afinal, são questões que tem impacto direto na prestação de serviços da doméstica.

Para te ajudar com todos os detalhes, o Hora do Lar preparou este artigo completo para você. Fique conosco até o final e boa leitura.

ponto facultativo
Empregada doméstica tem direito ao ponto facultativo? – Foto: Freepik.

Pontos facultativos 2023 para empregadas domésticas

Os feriados da doméstica e os pontos facultativos marcam presença no calendário anual de ambas as partes. Em 2023, a lista de ponto facultativo para empregada doméstica é:

  • 20/02 (segunda-feira): Carnaval;
  • 21/02 (terça-feira): Carnaval;
  • 22/02 (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas;
  • 08/06 (quinta-feira): Corpus Christi.

Vale lembrar que a lista varia de acordo com a região. Afinal, as datas regionais e municipais englobam comemorações próprias e que afetam o calendário de feriados e pontos facultativos nacionais.

Quer saber mais sobre o Carnaval para empregada doméstica? Então você precisa conferir este artigo completo que o Hora do Lar preparou para você: Carnaval é Feriado para Empregada Doméstica? Confira detalhes!

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

Os feriados são datas estabelecidas por lei nas quais recomenda-se a não prestação de serviços da empregada doméstica. Se houver trabalho, o empregador deve remunerá-la em dobro (100% de adicional sobre a hora) ou compensar a folga em outro dia.

Já os pontos facultativos são datas nas quais a prestação de serivços é opcional, a partir do empregador. Ele define se haverá ou não trabalho nas datas de ponto facultativo.

Empregada doméstica tem direito ao ponto facultativo?

Sim, a empregada doméstica seguem as mesmas datas de ponto facultativo que os demais trabalhadores celetistas. Contudo, quem define a prestação ou não de serviço é o contratante.

Mediante conversa e negociações prévias, o empregador pode negociar a folga caso um dos lados queiras, combinando uma data para que o trabalhador compense os dias em que faltou.

Quais os direitos e deveres das partes?

Existem três situações que precisam de atenção para determinar quais são os direitos e deveres das partes: a dispensa do trabalho por iniciativa do empregador, a folga concedida mediante compensação e a falta injustificada.

Dispensa do trabalho

Se o empregador não precisar que o trabalhador compareça ao serviço, como nos casos de viagens e outros motivos que tornem o trabalho desnecessário na data, o empregado deve receber uma folga remunerada.

Como ele estava disponível para o trabalho, mas o patrão optou por conceder a folga, não é possível exigir que o dia seja compensado em outra data.

Concessão de folga com compensação

Caso o empregado queira folgar e peça a dispensa, o empregador pode negociar uma data para que ele compense o dia não trabalhado, sempre mediante acordo escrito para comprovar o que foi combinado. Vale lembrar que não é obrigatório conceder esse descanso.

Falta injustificada

Existem casos em que, mesmo sem ser dispensado, o empregado decide faltar ao serviço. Quando isso acontece, o empregador pode descontar o dia de falta do salário.

Gestão dos feriados e pontos facultativos no emprego doméstico

Se atentar a tantos detalhes e regras, sobretudo em meio a uma rotina corrida, pode trazer uma série de complicações e dificuldades para o empregador doméstico. Afinal, erros e inconsistências podem trazer ainda mais problemas e dores de cabeça.

Por isso, há mais de 5 anos, existe uma solução completa e inteligente para te auxiliar nos mais diversos processos de gestão de domésticas: o Hora do Lar. Com uma plataforma completa, nós te ajudamos em todas as etapas, por meio de funcionalidades exclusivas como:

  • Controle de ponto;
  • Integração com o eSocial Doméstico;
  • Cálculo de férias, 13° salário, rescisão e adicionais;
  • Emissão de guias e comprovantes de pagamento;
  • Geração do informe de rendimenos;
  • Suporte especializado multicanal;
  • Muito mais.

Descubra tudo o que o Hora do Lar pode fazer por você e se junte a outros 1500 empregadores domésticos que contam com a melhor gestão. Faça seu cadastro agora e aproveite!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.