...

É Obrigatório Conceder Alimentação Para a Empregada Doméstica? Confira Aqui as Regras e Situações!

Quem emprega deve conceder alimentação para a empregada doméstica em algumas situações, sem que aconteça qualquer tipo de desconto no salário.

 

 

Entender tudo o que a lei diz é muito importante para evitar qualquer tipo de problemas para o empregador.

Afinal, quando o tema é relação entre empregador e empregada doméstica, as discussões podem ir para o lado pessoal e gerar até processos.

Você sabe qual é a regra para conceder alimentação para a doméstica? Ou quais são as situações em que esse benefício vira um direito dela? Confira aqui essas respostas e conheça tudo sobre o assunto. Boa leitura!

Como funciona o horário de almoço no emprego doméstico?

De acordo com a Lei Complementar 150:

Art. 13. É obrigatória a concessão de intervalo para repouso ou alimentação pelo período de, no mínimo, 1 (uma) hora e, no máximo, 2 (duas) horas, admitindo-se, mediante prévio acordo escrito entre empregador e empregado, sua redução a 30 (trinta) minutos.

§ 1o Caso o empregado resida no local de trabalho, o período de intervalo poderá ser desmembrado em 2 (dois) períodos, desde que cada um deles tenha, no mínimo, 1 (uma) hora, até o limite de 4 (quatro) horas ao dia.

§ 2o Em caso de modificação do intervalo, na forma do § 1o, é obrigatória a sua anotação no registro diário de horário, vedada sua prenotação.

Do mesmo modo, não é possível incluir o horário de almoço entre as horas de trabalho. Entretanto, ele deve ser documentado pelo registro de ponto.

Além disso, a doméstica em jornada parcial de 6 horas pode tirar 15 minutos de almoço.

O empregador é obrigado a conceder alimentação para a empregada doméstica?

Não, de acordo com a legislação ele não é obrigado a conceder alimentação para a empregada.

Porém, é obrigação do empregador possibilitar o horário de almoço, visto que é um direito previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Agora, é obrigatório também que ele realize o pagamento de toda a sua alimentação caso ela faça uma viagem junto à família, além do adicional de viagem.

Como funciona o pagamento de alimentação em viagens?

É comum que a empregada acompanhe a família em viagens, como cuidadora de idosos ou babá, por exemplo.

Então, nessas situações, o empregador é responsável pelas despesas de transporte, estadia e alimentação.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Caso tenha concessão de alimentos, o valor pode ser descontado?

Não, o empregador não pode fazer desconto de vale-alimentação ou do valor gasto por conceder a alimentação para a doméstica.

De acordo com o artigo 18 da PEC:

É vedado ao empregador doméstico efetuar descontos no salário do empregado por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como por despesas com transporte, hospedagem e alimentação em caso de acompanhamento em viagem.

Existe multa para quem descontar gastos com a alimentação?

Sim, existe multa. O empregador que descontar gastos com a alimentação da empregada pode responder a processos trabalhistas, já que não está cumprindo a lei.

Então, qual o certo?

Essa é uma discussão longa e o bom senso sempre deve ser considerado. Portanto, é preciso um comum acordo entre as duas partes.

O que geralmente acontece é que a empregada leva a sua própria comida para consumo na casa. O seu almoço também pode ser feito com o da família. Agora, fornecer um local adequado para descanso e alimentação é sim uma responsabilidade de quem emprega.

Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e se cadastre na newsletter do Hora do Lar. Receba sempre informações mais importantes para o empregador que se preza.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.