...

Controle de Ponto para Empregada Doméstica: Saiba tudo sobre!

Realizar o controle de ponto para empregada doméstica é um dos deveres do empregador, para ter registro de suas horas trabalhadas. Assim, é possível realizar todos os cálculos. Por isso, registrar o ponto da doméstica de forma automática se torna um grande aliado do empregador.

Com a PEC das Domésticas, em 2015, muito mudou no emprego doméstico. O que antes abria muita margem para o trabalho informal e com base na confiança, passou a ser regido por leis que preveem um maior controle e registro da empregada.

Um dos pontos que requer a atenção do empregador é o controle de ponto para empregada doméstica. Afinal, possuir uma folha de ponto mensal não apenas ajuda na hora de realizar os cálculos, mas também reduz o risco de ações trabalhistas!

Por isso, para que você não perca nenhum detalhe sobre o assunto, o Hora do Lar preparou este artigo! Fique conosco até o final e boa leitura!

controle de ponto para empregada domestica
Passo a passo de como fazer o controle de ponto da empregada doméstica de maneira prática, simples e automática – Foto: Freepik.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

É preciso fazer o controle de ponto para empregada doméstica?

O controle de ponto para empregada doméstica é um dos deveres do empregador e dos direitos da trabalhadora. Afinal, é preciso controlar quantas horas ela presta serviço diariamente, para garantir que ela não presta serviço de menos ou demais!

Além disso, o registro de ponto é previsto pelo Art. 12 da PEC das Domésticas, que diz:

Art. 12.  É obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que idôneo.

Assim, é possível saber se a empregada está realizando horas extras, se está tendo o tempo de sua pausa diária e se está cumprindo os horários estabelecidos no contrato! Dessa forma, torna-se mais fácil realizar o cálculo de todos os encargos mensais a serem pagos para a doméstica. 

O empregador pode utilizar qualquer meio para registrar o ponto, mas quem deve lançar as horas todos os dias é a empregada doméstica, sempre registrando os horários exatos para que não haja erros e complicações ao final do mês.

Além disso, você sabia que não registrar o ponto da empregada está entre os 3 maiores motivos que levam a ações trabalhistas? 

Por que fazer o controle de ponto para empregada doméstica?

Além de ser previsto em lei, o controle de ponto não é importante apenas para o empregador, mas também para sua empregada. 

Emitir a folha de ponto mensal, com todos os horários registrados pela doméstica, é essencial para que ambos tenham conhecimento e controle de todas as horas trabalhadas.

Segundo Alexandre Bessa, especialista em emprego doméstico: 

“O controle de ponto deve ter a principal atenção do empregador doméstico. É com este controle que o empregador confere a jornada de trabalho, quantidade de horas extras e demais adicionais para fazer o cálculo da folha de pagamento, que sempre deve ser coerente. E é também um grande respaldo, quando documentado e assinado pelo funcionário (com anuência do funcionário), porque ele soluciona quase 95% das dúvidas sobre pagamentos e, em casos mais avançados como ações trabalhistas, é o documento principal comprobatório para esclarecer sobre horas trabalhadas e pagamentos realizados.”

Então, fazer o controle e emitir a folha de ponto diminui o risco de ações trabalhistas no emprego doméstico. Isso porque ambos os lados reconhecem e concordam com as horas de trabalho registradas, que serão base para o valor recebido como salário pela empregada.

Assim, com o controle de ponto para empregada doméstica, a funcionária não corre o risco de trabalhar mais e não ter essas horas reconhecidas e o empregador não tem o risco de pagar mais por menos tempo de trabalho da doméstica!

Aqui, um grande aliado do empregador é o eSocial, que emite a folha de ponto e a folha de pagamento para que ambas as partes tenham conhecimento das horas e dos encargos pagos!

A empregada precisa assinar a folha de ponto?

Como vimos, a doméstica é a responsável pelo registro de suas horas todos os dias. Por isso, apresentar a ela a folha com todos os horários informados ao final do mês é garantir o reconhecimento de que todas as horas estão corretas para o cálculo do salário.

Para garantir de que tanto o empregador quanto a empregada reconheçam os horários informados, emitir duas vias e entregar uma delas à doméstica com a assinatura de ambos os lados é uma forma de evitar qualquer problema no futuro.

A prática não é prevista por lei. Ou seja, o empregador pode optar por fazê-la para não ter complicações posteriores e a empregada pode solicitar junto à folha de pagamento!

Quais informações devem estar no controle de ponto para empregada doméstica?

Para montar uma folha de ponto da forma correta, é preciso das seguintes informações no documento:

  • Horário de entrada;
  • Início da pausa do horário de almoço;
  • Retorno da pausa;
  • Horário de saída;
  • Horas extras – se a empregada trabalhar para além de sua jornada diária.

Como fazer o controle de ponto para empregada doméstica de forma automática?

Para evitar erros, a melhor forma de registrar e fazer o controle de ponto para a empregada doméstica é de forma automática, com o Hora do Lar.

Com o Hora do Lar, sua empregada consegue registrar o ponto diário na palma da mão – com um aplicativo feito especialmente para isso! Basta pedir para que ela faça o download do app Hora do Lar –  Funcionário e pronto! 

Assim, o empregador tem acesso online a todos os horários registrados pela funcionária pelo aplicativo Hora do Lar – Empregador. Dessa forma, é possível realizar o controle de ponto para empregada doméstica de forma simples, rápida e fácil!

E não se preocupe! O empregador não precisa se preocupar com nenhum cálculo. Com os horários registrados pela empregada, todos os cálculos mensais e anuais são feitos de forma automática!

Ainda, o empregador recebe a folha de ponto para download com todos os horários para imprimir pelo email ou através do aplicativo!

O HDL também transporta todos os dados registrados no sistema para a plataforma do eSocial. Assim, o Hora do Lar garante transparência perante o governo para todos os processos realizados.

O que é o horário britânico na folha de ponto da empregada doméstica?

Horário britânico na folha de ponto é quando a empregada registra que iniciou e terminou sua jornada de trabalho nos mesmos horários durante anos seguidos. Ou seja, o horário britânico nada mais é do que o registro de horas uniforme e sem variação de minutos ou horas.

Trata-se de um registro de ponto irregular e irreal, pois não retrata a realidade da empregada e de sua jornada diária. Isso porque esse tipo de anotação sugere que a doméstica chega e sai nos mesmos horários todos os dias.

Além disso, a lei considera esse tipo de registro inválido! Segundo a súmula 338 do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

III – Os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova, invertendo-se o ônus da prova, relativo às horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele não se desincumbir. (ex-OJ nº 306 da SBDI-1- DJ 11.08.2003)

Por isso, é preciso fazer o controle de ponto para empregada doméstica de forma real, a contar os minutos e as diferenças de horário diárias.

Exemplo de folha de ponto britânica

Para que você não cometa erros e sua folha de ponto não seja inválida, o Hora do Lar preparou um exemplo de registro desse tipo. Confira.

EntradaInício da pausa de refeiçãoTérmino da pausa de refeiçãoSaída
Segunda7:0013:0014:0017:00
Terça7:0013:0014:0017:00
Quarta7:0013:0014:0017:00
Quinta7:0013:0014:0017:00
Sexta7:0013:0014:0017:00

Exemplo de folha de ponto aceita pela lei

EntradaInício da pausa de refeiçãoTérmino da pausa de refeiçãoSaída
Segunda7:0213:0314:0017:02
Terça7:0413:0514:0117:05
Quarta7:0013:0214:0417:01
Quinta7:0513:0114:0317:03
Sexta7:0413:0014:0517:04

Como funciona a tolerância no controle de ponto para empregada doméstica?

A empregada doméstica nem sempre inicia ou finaliza suas atividades diárias em horas exatas ou “redondas”. Por isso, para evitar o registro de horas “quebradas”, os empregadores podem estabelecer minutos de tolerância para a funcionária.

Então, vamos imaginar que Clara é uma empregada doméstica que se desloca todos os dias para o trabalho de transporte público. Por isso, pode ser que ela acabe por chegar alguns minutos depois do horário combinado, sem que isso seja sua culpa. Neste caso, o empregador pode dar o período de tolerância e desconsiderar esse tempo de atraso.

Em geral, a tolerância é de 5 a 10 minutos, mas pode ser conversada entre ambas as partes para que nenhum dos dois saia prejudicado de alguma forma.

Hora do Lar para gestão da empregada doméstica

O Hora do Lar para gestão da empregada doméstica ajuda mais de 15 mil empregadores domésticos brasileiros todos os anos. A plataforma foi criada com o objetivo de deixar o emprego doméstico mais simples e fácil, ajudando os dois lados.

Por isso, além do registro e controle de ponto para empregada doméstica de forma automática, o Hora do Lar conta com outras funcionalidades para descomplicar cada vez mais essa modalidade, como:

  • Emissão da Guia DAE mensal;
  • Adiantamento de salário;
  • Cálculo de férias, 13° salário e rescisão;
  • Lançamento de férias;
  • Muito mais.

Ainda, todos os documentos são disponibilizados para você fazer o download em seu celular ou computador. Eles podem ser enviados para seu e-mail ou acessados de forma direta no sistema do HDL.

Além disso, ele é 100% integrado ao eSocial doméstico. Ou seja, todos os lançamentos que você fizer no sistema do Hora do Lar serão transportados e registrados de forma automática na plataforma do governo.

Venha conhecer o que mais o HDL pode fazer por você. Conheça os planos e encontre o melhor para você.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.