...

Desconto de Faltas no salário da empregada doméstica: confira!

Para fazer o desconto de faltas no salário da empregada doméstica, o empregador deve dividir o salário bruto por 30 (dias do mês). Depois, basta multiplicar pela quantidade de dias de falta da empregada. Este será o total de desconto.

Durante seu tempo de trabalho, pode ser que a empregada doméstica acabe por cometer algumas faltas injustificadas. Ou seja, ela deixa de comparecer ao trabalho sem algum motivo que justifique sua ausência.

Nestes casos, uma vez que a empregada não justificou a ausência, o empregador pode realizar os devidos descontos no salário da funcionária. Isto é, sempre de maneira proporcional à quantidade de faltas no mês.

Então, a fim de te ajudar a entender tudo sobre o desconto de faltas no salário da empregada doméstica, o Hora do Lar preparou este artigo completo. Fique conosco até o final e boa leitura.

desconto de faltas no salario da empregada domestica
Guia completo de como fazer o desconto de faltas no salário da empregada doméstica em 2023 – Foto: Freepik.

Faltas justificadas e faltas injustificadas

Existem dois tipos de falta no emprego doméstico: as justificadas e as injustificadas. As faltas injustificadas são aquelas em que o trabalhador não apresenta um documento que comprova o motivo de ausência ao empregador.

Entretanto, a Lei determina quais são as faltas em que o empregador não pode descontar do salário da empregada – as faltas justificadas. São elas:

  • Em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
  • Em virtude de casamento;
  • Em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana;
  • Em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
  • Até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva;
  • No período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar;
  • Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior;
  • Pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo;
  • Pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

Desconto do DSR

Em caso de faltas injustificadas, a empregada, além do dia de trabalho, perde o direito ao descanso semanal remunerado (DSR) da semana em que cometeu as faltas. Essa regra é prevista no decreto nº 27.048 de 12 de agosto de 1949, que determina:

Perderá a remuneração do dia de repouso o trabalhador que, sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar, não tiver trabalhado durante a semana, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho. 

Contudo, o empregador pode descontar apenas um DSR por semana. Ou seja, por mais que a empregada tenha cometido 2 ou mais faltas injustificadas no período, ela não perderá os próximos DSR aos quais tem direito.

Desconto de faltas nas férias da empregada doméstica

A depender do número de faltas injustificadas que a empregada cometer durante seu período aquisitivo, elas terão impacto direto na quantidade dias de férias que ela terá direito.

Dessa forma, quanto mais vezes a empregada faltar, menor será seu tempo de férias remuneradas. Confira a tabela proporcional entre faltas e férias:

FaltasDias de férias
até 5 30 dias de férias
6 a 14 24 dias de férias
15 a 23 18 dias de férias
24 a 32 12 dias de férias

Calcular o desconto de faltas no salário da empregada doméstica

Para calcular o desconto de faltas no salário da doméstica, o empregador deve usar a fórmula: (salário mensal / 30) x quantidade de faltas.

O primeiro passo é descobrir quanto vale o dia de trabalho da empregada doméstica. Depois, multiplica-se o valor pela quantidade de dias de falta da empregada. Então, que tal um exemplo prático?

Suponhamos uma empregada doméstica que recebe o salário mínimo nacional de 2023 como salário. Neste caso, a conta fica: 1302 ÷ 30 = R$ 43,40. Esse é valor do desconto aplicado no salário para um dia de falta não justificada.

Caso a empregada tenha cometido 3 faltas injustificadas no mês, basta multiplicar os valores. Então: 43,40 x 3 = R$130,20.

Como automatizar os cálculos?

O cálculo do desconto de faltas no salário da empregada doméstica é apenas um entre diversos que o empregador faz, que constituem sua rotina. Afinal, esta e outras diversas responsabilidades da gestão do empregado doméstico tornam essa tarefa muitas vezes complexa para o empregador.

Pensando nisso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores.

A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico, gera cálculos automáticos de recibos de pagamentos, férias, rescisão, possui controle de ponto eletrônico via aplicativo para domésticos, suporte humanizado e mais.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.