...

Qual a Diferença entre Desvio e Acúmulo de Função no Emprego Doméstico?

Entender os conceitos e a diferença entre desvio a acúmulo de função no emprego doméstico pode livrar o empregador de problemas sérios com a legislação.

No momento de contratar alguém para ajudar com os afazeres domésticos, é muito comum pensarmos no geral e querer contratar alguém que limpe a casa, consiga cuidar das roupas e, quando necessário, prepare as refeições também. Contudo, atenção com essa situação.

Há diferença entre desvio a acúmulo de função no emprego doméstico e as duas precisam ser evitadas. Como fazer isso? Continue lendo e veja a maneira mais segura de evitar processos trabalhistas. Boa leitura!

diferença entre desvio e acúmulo de função no emprego doméstico

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Existe diferença entre desvio e acúmulo de função no emprego doméstico?

Sim, no geral, a diferença entre um e outro já está no próprio nome: desvio e acúmulo. No primeiro caso, a pessoa contratada não desempenha a função esperada, é como querer que uma empregada doméstica, ao invés de limpar a casa, tome conta de uma criança. Isso configura desvio de função.

Já no segundo caso, o acúmulo de função é quando, ao contratar uma empregada para cuidar da limpeza da casa, o empregador exige que ela faça serviços adicionais, tais como como cuidar da roupa, preparar as refeições da família e cuidar do bebê. O acúmulo de função gera ônus ao empregador em caso de processo trabalhista.

O que a lei diz sobre o assunto?

A Reforma Trabalhista, CLT ou a própria Lei Complementar 150, não são específicas sobre a diferença entre desvio e acúmulo de função no emprego doméstico. Ou seja, os processos trabalhistas sobre o assunto são decididos por jurisprudência. Cabe interpretação de cada situação.

No entanto, é comum que no caso de acúmulo ou desvio de função o empregador deva pagar, além do salário da doméstica, 20% do salário correspondente a outra função exercida. Contudo, multas e outros pagamentos podem ser cobrados.

Como evitar o acúmulo ou desvio de função?

O importante para nós do HDL, além de informar corretamente sobre os perigos de uma gestão incorreta, é mostrar como evitar todos esses problemas e todas as dores de cabeça que podem vir junto.

Então, para evitar acúmulo ou desvio de função, ou qualquer alegação desse tipo, é importante redigir um contrato de trabalho com todas as funções especificadas. Além de, é claro, fazer o registro conforme a nomenclatura correta. Se você precisa de uma empregada para cuidar de criança, pode contratar diretamente uma babá e não uma empregada doméstica.

O contrato de trabalho é o documento principal no qual a empregada doméstica assinará a ciência das funções, e claro que o empregador também precisa sempre gerir corretamente e acompanhar se o contrato está sendo respeitado.

Quer ajuda na gestão dos empregados domésticos?

Hora do Lar é um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:

  • Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
  • Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
  • Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
  • Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
  • Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.

Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planoscadastre-se agora para começar.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.