Com estas dicas de organização para casa, você evita o acúmulo de bagunças e sujeiras nos cômodos de sua residência. Afinal, ainda que seja uma tarefa complicada em meio à rotina corrida, manter o lar limpo e organizado reduz o estresse e aumenta a satisfação e o descanso nos ambientes.
A organização do lar é um hábito que, em meio à correria do dia a dia, se torna uma verdadeira dificuldade. Afinal, após a rotina cansativa, é comum que muitos priorizem o descanso ou outras atividades quando chegam em casa. Por isso, é comum se deparar com cômodos desorganizados ou sentir constantemente que os ambientes estão bagunçados.
Contudo, cômodos bagunçados e sujos impedem o descanso e a redução de estresse, colaborando para uma insatisfação ainda maior e o sentimento de desordem constante. Neste cenário, contar com algumas dicas de organização para casa pode ser a chave que você precisa para mudar tudo isso.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo especialmente para você. Continue conosco até o final e descubra as melhores práticas para manter seu lar limpo e organizado, mesmo com a rotina corrida. Boa leitura.
Acesso rápido
O que preciso para organizar minha casa?
Manter a casa constantemente organizada é um hábito. Por isso, é comum sentir uma certa dificuldade no começo, até se tornar uma ação regular e constante, parte da rotina.
O primeiro passo é a iniciativa e a insistência, mesmo nos dias em que a bagunça ou o cansaço parecerem excessivos. Afinal, a cada dia não organizado, mais sobrará para o próximo, o que pode levar à sobrecarga e ao desânimo na realização das tarefas.
Além disso, para a prática em si, você irá precisar de:
- Panos de limpeza — para chão e para móveis;
- Vassoura ou aspirador de pó;
- Rodo;
- Baldes;
- Esponjas;
- Escovas de limpeza;
- Luvas de limpeza;
- Produtos de limpeza:
- Desinfetantes;
- Água Sanitária;
- Limpadores de móveis;
- Sabão em pó e amaciante;
- Entre outros produtos e utensílios específicos.
Dicas para organização para casa
Mesmo com a rotina corrida, contar com dicas para organização para casa evita ambientes bagunçados, melhora a sensação em seu lar e reduz o estresse. Pensando nisso, preparamos as melhores práticas para você:
1. Guarde tudo o que usar, quando usar
Uma das pequenas ações do dia a dia, que possui um grande impacto na organização de seu lar, é a prática de guardar tudo o que você usar logo após a utilização.
Por exemplo, se você pegou um livro da estante para ler, devolva-o no lugar logo após terminar a leitura. Se pegou um caderno e uma caneta para fazer alguma anotação, guarde-os assim que usá-los.
Dessa maneira, você evita que os itens fiquem espalhados pela casa e fora de seus respectivos lugares, evitando a sensação de bagunça nos cômodos e oferecendo um sentimento de ordem. Este é um verdadeiro hábito, criado conforme você for fazendo e treinando.
2. Recolha a bagunça diária
Separe um momento do dia para organizar a bagunça da casa, como objetos pessoais espalhados e roupas sujas, usadas ou limpas. Aqui, você pode escolher o melhor momento para você, seja antes ou após o trabalho, no fim da noite ou em outro momento livre.
O importante é garantir que o máximo de itens estarão em seus devidos lugares, em vez de locais aleatórios da casa.
3. Cuidado com a poeira
A poeira é uma inimiga silenciosa, que ataca lugares sem que você sequer perceba. Por isso, o cuidado para espanar ou apenas passar um pano em alguns móveis durante a semana já é o suficiente para evitar o acúmulo de pó.
Além de conservar a qualidade dos móveis, retirar a poeira excessiva previne alergias e problemas respiratórios — ou seja, é uma prática de autocuidado. Por isso, não deixe a ação em segundo plano.
Não se trata de uma ação diária, de forma que você tem mais liberdade para encaixá-la no decorrer de sua semana.
4. Mantenha os cômodos arejados
Possibilitar a entrada e circulação de ar nos cômodos da casa evita odores e umidade em excesso, causando mofo em móveis e roupas.
Por isso, se você não se sentir seguro em deixar janelas abertas enquanto estiver fora de casa, procure deixar passagens de ar livre enquanto estiver na residência.
5. Faça um cronograma de organização
Para atividades que requerem um tempo e dedicação maior, a elaboração de um cronograma de organização é o ideal. Com uma checklist de atividades, você sabe o que e quando fazer, otimizando seu tempo e evitando esquecimentos ou atividades dobradas em um curto período.
Então, com um cronograma, você separa as tarefas que precisa fazer pelos dias da semana, facilitando a organização de cômodos e ambientes.
6. Crie o hábito de arrumar a cama diariamente
O hábito de arrumar a cama ao acordar já ajuda, e muito, na organização da casa, principalmente por oferecer a sensação de ordem visual. Além disso, colocando como uma tarefa diária, você tem uma “missão cumprida” logo cedo, criando uma sensação positiva.
7. Recorra à ajuda de caixas organizadoras
A bagunça está excessiva, mas você sente que não tem onde ou como organizar os itens? Neste caso, as caixas organizadoras podem ser a solução.
Elas possuem diferentes tamanhos, a depender dos itens que você deseja guardar. Então, basta separar por categorias e dispor de caixas organizadoras para dar um ar de organização aos ambientes.
8. Não acumule louça
A louça suja contribui muito para a sensação de desorganização e sujeira. Por isso, evite acumular pratos, copos, panelas e outros utensílios sujos na pia.
Para você não acumular e se deparar com uma pilha excessiva de louças sujas a cada dia, uma boa prática é lavar, secar e guardar os itens assim que os utilizar. Dessa maneira, você não os deixa no escorredor ou na pia, além de não arriscar precisar de algo, mas estar para lavar.
Além disso, vale ressaltar que a louça suja cria odores desagradáveis e pode atrair animais peçonhentos pelo acúmulo de restos de comida. Portanto, é um bom cuidado a se ter no dia a dia.
9. Separe a organização por cômodos
Para uma organização mais assertiva e profunda, você pode separar as tarefas por cômodos. Essa dica funciona bem junto ao cronograma, de modo que você elenca as tarefas conforme os ambientes da casa, evitando esquecimentos e garantindo que todos os cômodos estarão limpos e arrumados.
Aqui vão algumas ideias:
- Sala de estar ou de TV:
- Limpar os móveis da sala;
- Organizar livros;
- Limpar decorações e quadros;
- Limpar vidros e janelas.
- Cozinha:
- Lavar, secar e guardar a louça diária;
- Manter a pia, balcões e armários organizados e limpos;
- Separe utensílios por categoria;
- Recorra ao uso de potes, organizadores e separadores;
- Deixe as frutas na fruteira;
- Limpe o fogão e evite deixar panelas sobre ele.
- Quartos:
- Deixe janelas abertas para arejar o ambiente;
- Arrume a cama diariamente;
- Não deixe objetos pessoais espalhados sobre a cama, cômodas ou outros;
- Mantenha o guarda-roupa organizado;
- Organize as roupas limpas, usadas e sujas, bem como os sapatos;
- Mantenha os móveis limpos;
- Organize itens como maquiagens, produtos, joias, entre outros.
- Banheiro:
- Organize os produtos e itens de higiene mais usados;
- Recorra a ganhos para pendurar acessórios e toalhas;
- Organize produtos de banho;
- Separe produtos de higiene dos de beleza;
- Guarde as escovas de dente;
- Mantenha toalhas estendidas para secarem;
- Esvazie o lixo regularmente.
10. Conte com a ajuda de uma empregada doméstica
Limpezas mais pesadas, que demandam mais tempo e esforço, são necessárias para manter sua casa sempre limpa e organizada. Contudo, na correria do dia a dia, nem sempre você terá o tempo e a disposição de arcar com estas tarefas mais exaustivas.
Para tanto, a contratação de uma empregada doméstica como faxineira pode ser a solução que você precisa para garantir a limpeza de seu lar. A profissional exerce as tarefas e funções que você solicitar, desde que siga o cargo registrado na admissão.
Saiba mais:
- Como encontrar uma Empregada Doméstica Adequada? Dicas.
- Quais Serviços são Considerados Domésticos? Lista completa.
- Como Contratar uma Empregada Doméstica? Veja Aqui.
Como o Hora do Lar pode te ajudar?
A admissão de uma empregada doméstica é a principal solução encontrada pelas famílias para manter sua residência limpa e organizada. Contudo, a contratação da profissional requer cuidado e atenção, sobretudo aos procedimentos de gestão de responsabilidade do contratante.
Então, que tal contar com uma ajuda especializada?
Para isso, desenvolvemos o Hora do Lar, um sistema de gerenciamento de empregados domésticos que automatiza processos para empregadores. A ferramenta é integrada ao eSocial Doméstico e faz:
- Cálculos de recibos de pagamentos como salário, férias, 13º, horas extras, adicional noturno e rescisão.
- Controle da jornada de trabalho, por meio do aplicativo para registro de ponto para domésticos.
- Emissão de guia DAE e envio de lembretes sobre obrigações mensais e anuais via e-mail e push mobile.
- Geração de documentos, como contrato de trabalho, experiência, acordos e mais.
- Prestação de suporte multicanal via e-mail, chat ou WhatsApp.
Para automatizar processos rotineiros, ganhar tempo e reduzir riscos de ações trabalhistas, conheça nossos planos e cadastre-se agora para começar.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?