);

Para fazer o cadastro da empregada doméstica no sistema no eSocial é exigido uma série dos documentos, como, por exemplo, RG, CPF, número da CPTS, etc.

 

Com a fixação da PEC das Domésticas em 2015 o empregado doméstico passou a ter acesso a diversos direitos trabalhistas e consequentemente o empregador adquiriu algumas responsabilidades.

Principalmente o registro formal na carteira de trabalho e também o cadastro no sistema do eSocial doméstico. Entretanto, para cumprir essa obrigação é importante saber quais são os documentos para cadastrar empregada doméstica no eSocial.

E é justamente o que você encontra neste artigo a lista completa com os documentos que devem ser exigidos da empregada para realizar o cadastro no Simples Doméstico.

Documentos Para Cadastrar Empregada Doméstica no eSocial

eSocial domestico

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, é um projeto do Governo Federal que vai unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores (como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros), gerido pela CAIXA, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.

Fonte: eSocial

Guia DAE

o eSocial doméstico também é responsável pela emissão do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico ou somente Guia DAE, como é comumente conhecida. Neste documento estão presentes diversos encargos trabalhistas dentre eles estão INSS, FGTS, Seguro contra acidente de trabalho entre outros.

O recolhimento da Guia DAE ocorre mensalmente, mais precisamente no dia 7, e é de responsabilidade única do empregador. A partir do cadastro no eSocial a emissão da Guia é obrigatória e cada vez que não houver pagamento será adicionado uma multa a guia daquela competência.

Documentos para cadastro do empregador no eSocial domestico

Antes de fazer o cadastro do empregado no eSocial, deve ser feito o cadastramento do empregador doméstico no sistema, somente a partir desse ponto será possível seguir o próximo passo. No sistema do eSocial será solicitado ao empregador os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Recibo de entrega das duas últimas declarações do Imposto de Renda;
  • Título de eleitor.

Ao preencher data de nascimento e CPF o próprio sistema do eSocial verifica se existe o recibo das últimas 2 declarações, caso o resultado seja negativo o empregador deverá preencher o número do titulo de eleitor.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Documentos para cadastrar empregada domestica no eSocial

Finalizada está etapa agora é hora de iniciar o cadastro da empregada doméstica. Para que o a inscrição ocorra deve ser solicitado uma série de documentos para cadastrar empregada doméstica no eSocial. Basicamente, os documentos são:

  • CPF.
  • Data de nascimento.
  • Data de admissão.
  • País de nascimento.
  • Número do NIS (NIT/PIS/PASEP).
  • Raça/cor.
  • Escolaridade.
  • Número, série e UF da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
  • Se o trabalhador recebe aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
  • Endereço de residência do trabalhador.
  • Tipo de contrato (indeterminado ou determinado).
  • Cargo.
  • Salário e periodicidade de pagamento (por hora, dia, semana, quinzena ou mês).
  • Jornada contratual.

Coletas essas informações basta preenche-las nos campos indicados e o cadastramento no sistema do eSocial doméstico foi realizado com sucesso.

Além do cadastramento o empregador também tem outras obrigações ao contratar uma empregada doméstica como, por exemplo, o recolhimento da Guia DAE, assinatura de carteira e contrato de trabalho. Cumprindo corretamente todos esses pontos, a relação de trabalho estará 100% na lei.

Simplificando o eSocial

Com a evolução da tecnologia surgiram plataformas especializadas em gerenciar as demandas relacionadas ao emprego doméstico para facilitar a vida dos empregadores.

Com o Hora do Lar, sua relação com o eSocial será muito melhor! Nossa plataforma é totalmente integrada com o eSocial, armazenamos todos seus recibos e guais. Além disso, após seu cadastro no eSocial, basta você importar seus dados para nossa plataforma que ela já está pronta para funcionar!

Uma das plataformas mais sofisticadas e que torna o processo mais automatizado, o Hora do Lar oferece desde a etapa de cadastro, controle de ponto, entrega de documentos mensais e mesmo a regeração de guias DAE do eSocial não pagas no vencimento, um processo bastante prático e rápido, facilitando e tornando tudo mais seguro para o empregador doméstico.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *