...

Duplicidade no CNIS Preocupa Empregadores: Veja!

Empregadores e empregados domésticos têm relatado problemas de duplicidade no CNIS de trabalhadores vinculados a pessoas físicas. Sobretudo nos processos de rescisão, há relatos de funcionários que aparecem com 2 número de PIS, ou que o saque do FGTS não é encontrado.

Nos últimos tempos, diversos usuários estão relatando uma série de problemas na plataforma do eSocial, o que tem dificultado o lançamento de informações e processos no sistema.

Dentre os principais problemas, o que mais chama a atenção é a duplicidade – ou seja, exibição duplicada – dos vínculos de trabalho no extrato do CNIS, Meu INSS e na Carteira de Trabalho Digital. 

O Governo Federal ainda não resolveu o problema, o que ainda prejudica diversos empregados e empregadores domésticos. A instabilidade da plataforma afeta diretamente o emprego doméstico.

Quer saber como resolver a duplicidade no CNIS e todos os outros problemas do sistema? O Hora do Lar te ajuda. Fique conosco até o final e boa leitura.

duplicidade no cnis
Problema com duplicidade do CNIS – Foto: Freepik.

Problemas no eSocial

Não é a primeira vez que empregados e empregadores relatam dificuldades com eSocial Doméstico. A plataforma tem apresentado uma série de instabilidades ao longo do ano, o que traz dificuldades para todos que precisam utilizar o sistema.

Tudo isso causa insegurança aos usuários, já que é preciso fazer o registro de uma série de processos e informações do emprego doméstico – como o lançamento de férias e o pagamento de encargos e tributos.

O principal erro relatado nos últimos tempos acontece no Extrato CNIS. O serviço deixou de agrupar os contratos registrados no eSocial, que eram vinculados à matrícula CEI do empregador e informados via GFIP. Isso resulta na exibição duplicada no extrato CNIS, Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital.

Ou seja, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – detectou que o extrato do CNIS não está mais juntando os contratos informados no eSocial. Essa não ligação tem causado a duplicação de informações.

Por conta dessa dobra de informações, o término de contrato informado ao eSocial não reflete mais no contrato vinculado à matrícula CEI. Isso faz com que o processo não funcione, o que deixa o contrato em aberto. 

Com o contrato não finalizado, o empregado não consegue o acesso pleno ao seguro-desemprego após a rescisão. 

Em outras palavras, a duplicidade no CNIS de trabalhadores vinculados à pessoa física traz problemas não apenas aos empregadores domésticos, mas aos empregados também!

Então, tome cuidado! Caso for finalizar um contrato de trabalho, certifique-se de que o erro de duplicação de informações não o deixe em aberto.

Como resolver o problema da duplicidade no CNIS de trabalhadores vinculados à pessoa física?

Em caso de duplicidade no CNIS de trabalhadores vinculados à pessoa física, você pode recorrer aos seguintes meios de solução:

  • Ligar no 135 ou ir no meu inss e fazer esta unificação;
  • Registrar as mudanças feitas no nome quando correr casamento, divórcio ou qualquer outra informação que altere os dados do trabalhador;
  • Lembrar que o eSocial só pede o CPF, então, para qualquer mudança nos dados referente a ele, o empregador não tem atuação direta.

Além disso, para reconhecer o direito ao Seguro Desemprego, o trabalhador deve cadastrar o recurso no próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br. Neste caso, é preciso esclarecer o vínculo em duplicidade e que já foi encerrado.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Gestão de contrato doméstico

Com tantas dificuldades e instabilidades, fica ainda mais difícil ser empregador doméstico. Afinal, além de todas as obrigações às quais é preciso lembrar, você ainda se depara com problemas e erros.

Então, para evitar tudo isso, conte com uma plataforma que te ajuda a fazer a melhor gestão do emprego doméstico – o Hora do Lar.

O Hora do Lar possui um sistema 100% integrado ao eSocial. Por isso, todas as informações lançadas e registradas na plataforma do HDL são transportadas para o eSocial!

Assim, você garante a transparência e legalidade de todos os processos!

Além disso, o HDL possui diversas outras funcionalidades, como:

  • Aplicativo para registro de ponto da empregada;
  • Cálculo automático de salário, férias, 13° e afins;
  • Emissão da folha de pagamento;
  • Muito mais!

Descubra o que mais o Hora do Lar pode fazer por você, e faça a melhor gestão do emprego doméstico em seu lar. Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail toda
2ª feira e participe da comunidade do Hora do Lar!

© 2015-2023 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feito com ❤ pelo time HDL.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.