);

O registro de ponto é uma obrigação no emprego doméstica, tanto que está previsto na Lei Complementar 150. Existem diversas maneiras de registrar, alguns preferem a folha de ponto para empregada doméstica outros aplicativos, mas qual destes métodos é o mais eficaz e traz mais benefícios para o empregador?

Neste artigo vamos explorar as duas formas de registro de ponto no emprego doméstico e qual pode trazer maior segurança não só para o empregador, mas também para a empregada doméstica, visto que, se as horas não forem atribuídas de forma correta pode haver consequências no salário. Entenda muito mais aqui!

Folha de Ponto para Empregada Doméstica

Folha de ponto para empregada doméstica

De modo simples a folha de ponto é um documento em papel, onde consta a jornada de trabalho da empregada doméstica, ou seja, entrada, saída e pausas para alimentação, além das horas extras que a trabalhadora vier a fazer ao longo do mês.

A responsável por preencher o documento é a doméstica, o empregador irá apenas supervisionar para garantir se a folha de ponto está sendo assinalada todos os dias, como o combinado na contratação e exigido na lei.

Logo no inicio da implantação da PEC das Domésticas, a folha de ponto era muito utilizada, afinal, estamos falando de 2015 onde serviços tecnológicos eram poucos explorados.

Mas com o decorrer no tempo viu-se que essa maneira de registro de ponto não é tão prática, visto que, pode haver rasuras no papel e o pior a perda de toda a jornada mensal de trabalho da doméstica, o que afeta o salário da doméstica, sendo que é quase impossível lembrar em que dia do mês foi feito horas extras.

Aplicativo para registro de ponto da empregada doméstica

O app do registro de ponto tem a mesma função da folha, só que de uma maneira muito mais digital. Isso porque, a doméstica registra o ponto e tem a opção via QRcode que é bem mais seguro. O próprio aplicativo emite avisos quando a doméstica esquece de bater o ponto em algum momento da jornada de trabalho.

Com essa ferramenta digital, o empregador não corre o perigo de perder o histórico de ponto da doméstica e muito menos as horas extras cumpridas ao longo do mês, isso porque, tudo fica armazenado na nuvem do aplicativo, onde é possível ver as horas dia a dia ou o total do mês em apenas um clique.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A melhor opção para o empregador

As novas tecnologias vieram para auxiliar o empregador no dia a dia e tornar mais simples a gestão de seus trabalhadores, apesar da folha de ponto para empregada doméstica ter sito uma ótima alternativa há um tempo atrás, hoje caiu em desuso, pelo grande acumulo de documentos e as inúmeras possibilidades de erro que pode causar.

Por isso, a utilização de aplicativos é a melhor opção para o empregador, além de ser uma opção mais simples e segura, tendo a possibilidade de utilizar outros serviços que dão maior segurança a relação trabalhista.

Que tal conhecer o aplicativo HDL?

Que tal um aplicativo que te ajuda com tudo isso e ainda te da suporte nos processos mais burocráticos? Contrate agora mesmo o Hora do Lar, faça seu cadastro e ganhe 30 dias grátis. Veja como fazer para descomplicar todas esses processos de contratação e se livrar de processos desnecessários.

[Modelo] Recibo de pagamento do empregado doméstico

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *