...

Folha de Ponto para Empregada Doméstica, O Que é e Para que Serve?

O registro de ponto é uma obrigação no emprego doméstica, tanto que está previsto na Lei Complementar 150. Existem diversas maneiras de registrar, alguns preferem a folha de ponto para empregada doméstica outros aplicativos, mas qual destes métodos é o mais eficaz e traz mais benefícios para o empregador?

Neste artigo vamos explorar as duas formas de registro de ponto no emprego doméstico e qual pode trazer maior segurança não só para o empregador, mas também para a empregada doméstica, visto que, se as horas não forem atribuídas de forma correta pode haver consequências no salário. Entenda muito mais aqui!

Folha de Ponto para Empregada Doméstica

Folha de ponto para empregada doméstica

De modo simples a folha de ponto é um documento em papel, onde consta a jornada de trabalho da empregada doméstica, ou seja, entrada, saída e pausas para alimentação, além das horas extras que a trabalhadora vier a fazer ao longo do mês.

A responsável por preencher o documento é a doméstica, o empregador irá apenas supervisionar para garantir se a folha de ponto está sendo assinalada todos os dias, como o combinado na contratação e exigido na lei.

Logo no inicio da implantação da PEC das Domésticas, a folha de ponto era muito utilizada, afinal, estamos falando de 2015 onde serviços tecnológicos eram poucos explorados.

Mas com o decorrer no tempo viu-se que essa maneira de registro de ponto não é tão prática, visto que, pode haver rasuras no papel e o pior a perda de toda a jornada mensal de trabalho da doméstica, o que afeta o salário da doméstica, sendo que é quase impossível lembrar em que dia do mês foi feito horas extras.

 

Aplicativo para registro de ponto da empregada doméstica

O app do registro de ponto tem a mesma função da folha, só que de uma maneira muito mais digital. Isso porque, a doméstica registra o ponto e tem a opção via QRcode que é bem mais seguro. O próprio aplicativo emite avisos quando a doméstica esquece de bater o ponto em algum momento da jornada de trabalho.

Com essa ferramenta digital, o empregador não corre o perigo de perder o histórico de ponto da doméstica e muito menos as horas extras cumpridas ao longo do mês, isso porque, tudo fica armazenado na nuvem do aplicativo, onde é possível ver as horas dia a dia ou o total do mês em apenas um clique.

A melhor opção para o empregador

As novas tecnologias vieram para auxiliar o empregador no dia a dia e tornar mais simples a gestão de seus trabalhadores, apesar da folha de ponto para empregada doméstica ter sido uma ótima alternativa há um tempo atrás, hoje caiu em desuso, pelo grande acumulo de documentos e as inúmeras possibilidades de erro que pode causar.

Por isso, a utilização de aplicativos é a melhor opção para o empregador, além de ser uma opção mais simples e segura, tendo a possibilidade de utilizar outros serviços que dão maior segurança a relação trabalhista.

Que tal conhecer o aplicativo HDL?

O Hora do Lar é a solução completa e inteligente que você precisa para fazer a melhor gestão de suas empregadas domésticas. Com um aplicativo intuitivo e gratuito, você torna sua rotina de gerenciamento muito mais prática, segura e ágil.

Seja um empregador digital, torne a gestão doméstica simples e muito mais tecnológica com todas as funcionalidades do Hora do Lar. Encontre o melhor plano para seu lar e, se ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas, à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Cadastre-se agora e não perca mais tempo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.