...

Fique por Dentro dos Valores da Guia DAE do eSocial Doméstico

A Guia DAE do eSocial Doméstico é composta por tributos que devem ser recolhidos pelo empregador no dia 7 de cada mês. A DAE é constituída basicamente por INSS e FGTS.

 

A implantação do eSocial Doméstico em outubro de 2015 foi um avanço para a relação empregatícia doméstica, afinal, este sistema unificou o recolhimento dos principais tributos como INSS, FGTS, seguro acidente de trabalho entre outros.

Contudo, a quantidade de tributos e as porcentagens que constam neste documento ainda geram certas dúvidas no empregador, afinal, na Guia DAE não fica nada claro, pois serve somente para o recolhimento dos valores ali presentes. Quer compreender de uma vez por todas os valores da DAE? Então fique por aqui e boa leitura!

Guia DAE do eSocial Doméstico

Quais são as mudanças implantadas pelo eSocial doméstico?

O eSocial é uma das mudanças que integra o projeto SPED, ele tem a finalidade de reduzir as burocracias do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. O programa foi criado pelo Decreto n.º 8.373/2014 e unifica as informações repassadas pelos empregadores quanto às remunerações.

Basicamente, é um incentivo à formalização da relação de trabalho entre empregadores e empregados, o que fornecerá direitos e regularidade nas contratações.

Como emitir a Guia DAE?

Para a emissão da Guia DAE, a relação empregatícia deve estar regularizada no sistema, ou seja, empregador e empregada doméstica precisam obrigatoriamente estar cadastrados no sistema. A emissão da DAE é feita da seguinte forma:

  • acessar o domínio oficial do eSocial;
  • digitar as informações devidas e efetuar o login;
  • selecionar a opção “Folha/Recebimentos e pagamentos”;
  • inserir o ano e o mês da apuração;
  • informar o salário bruto com os adicionais e descontos;
  • conferir se os dados estão corretos no cálculo automático exibido;
  • clicar na opção “emitir DAE”.

Por fim, basta efetuar o pagamento desse documento. Ele reúne, em uma única via, 15 obrigações das relações de trabalho, o que facilita o cumprimento da lei. Conforme a Lei Complementar n.º 150 de 2015, as seguintes obrigatoriedades serão recolhidas na Guia DAE:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quais os valores da Guia DAE do eSocial Doméstico?

  • FGTS — 8% extraído do salário do trabalhador;
  • FGTS — depósito compulsório de 3,2% do salário do trabalhador, referente à reserva indenizatória da perda de emprego;
  • GILRAT — seguro contra acidentes de trabalho — 0,8% do salário;
  • contribuição previdenciária — INSS patronal, paga pelo empregador — 8% do salário;
  • contribuição previdenciária — INSS, paga pelo trabalhador — entre 8% e 11% dependendo do valor do salário;
  • imposto de renda retido na fonte — IRRF — incide somente se o trabalhador recebe acima de R$ 1.903,98.

Os recolhimentos (salvo do IRRF) obrigatórios operam sob o regime de competência, ou seja, do mês em que o trabalho foi realizado. Já o recolhimento do IRPF funciona sob o regime de caixa, sendo assim só será considerado quando ocorre o pagamento.

Por exemplo, o empregador paga o funcionário no dia 05/10, o IRRF considerado será de outubro (mês recebido), enquanto os valores das outras obrigações (FGTS, INSS e seguro) serão de setembro (mês trabalhado).

Qual o prazo de pagamento da guia DAE do eSocial Doméstico?

A Guia DAE será paga no dia 7 de cada mês, porém, se esse dia cair no final de semana ou feriado, o prazo é antecipado para o dia útil anterior.No entanto, caso o empregador tenha atrasado o pagamento da guia, não é difícil emitir a DAE.

Basta efetuar o login no site do eSocial, selecionar a mesma opção “Folha/Recebimentos e pagamentos”, porém escolhendo o mês em atraso.

Ele estará marcado como “Encerrado”, o gestor deve clicar na opção “editar guia” no lado esquerdo e clicar em “Emitir DAE”. O sistema automaticamente emitirá uma nova guia com as multas e juros já calculados. A multa pelo atraso é de 0,33% ao dia, que se acumula até o limite máximo de 20% sobre o valor devido.

É importante ficar por dentro dos valores da eSocial doméstico, de como funcionam os cálculos, recolhimentos e a emissão da guia para evitar pagamentos de juros e outros problemas com o Fisco. Por isso, veja agora mesmo o nosso artigo que explica de forma detalhada sobre a emissão das guias DAE do eSocial!

Emissão da Guia DAE em um clique

Emitir a Guia DAE mensalmente é um dever do empregador, que deve ir até o site do eSocial para ter acesso ao documento. Mas graças as novas tecnologias já existem serviços de gerenciamento do empregado doméstico que emitem a DAE em apenas um clique.

Dentre tantos serviços disponíveis poucos fazem o processo completo para o empregador e emitem somente a Guia da competência atual.

Já as Plataformas Digitais mais avançadas geram a guia DAE da competência atual e das atrasadas, o empregador só precisa selecionar o período de recolhimento e pronto o documento vai estar em mãos em apenas um clique.

A mais sofisticada das plataformas para o gerenciamento do empregado doméstico é o Hora do Lar, nela o empregador tem amparo desde a etapa de cadastro, controle de ponto, entrega de documentos mensais e cálculos automáticos de férias, rescisão e salário tudo com toda facilidade, segurança e tecnologia que só o nosso serviço pode oferecer ao empregador.

Cadastre-se agora para otimizar seu tempo e automatizar processos na gestão de empregados domésticos.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Categorias

Mais recentes

Quer receber mais conteúdos como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail mensalmente, com as principais novidades do mercado sobre gestão de empregados domésticos.

© 2015-2024 Hora do Lar. CNPJ 21.011.165/0001-39.
Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pelo time HDL.
Política de Privacidade.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.